1º
ANO- ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA
MATEMÁTICA
REVISÃO DE EQUAÇÕES
DE 1 E 2 GRAU
EXEMPLOS DE RESOLUÇÃO NAS EQUAÇÕES DE 1º GRAU.
1) 3x – 4 = 2x + 8
3x- 2x = 8 + 4
x = 12
2) 7x – 2 + 4 = 10 + 5x
7x – 5x = 10 + 2 – 4
7x – 5x= 10 + 2 – 4
2x = 8
x = 8 : 2
x= 4
3) 4(x + 3) =1
4x + 12 = 1
4x = 1 – 12
x = -11 : 4
4) 5(2x -4) = 7 ( x + 1) – 3
10x – 20 = 7x + 7 -3
10x – 7x = 7 -3 + 20
3x = 24
x = 24 : 3
x = 8
3x- 2x = 8 + 4
x = 12
2) 7x – 2 + 4 = 10 + 5x
7x – 5x = 10 + 2 – 4
7x – 5x= 10 + 2 – 4
2x = 8
x = 8 : 2
x= 4
3) 4(x + 3) =1
4x + 12 = 1
4x = 1 – 12
x = -11 : 4
4) 5(2x -4) = 7 ( x + 1) – 3
10x – 20 = 7x + 7 -3
10x – 7x = 7 -3 + 20
3x = 24
x = 24 : 3
x = 8
EXEMPLO RESOLUÇÃO EQUAÇÃO DE 2º GRAU
Para resolver uma equação completa, a ideia é que comecemos a resolver
pelo discriminante, e assim podemos resolver em dois passos a equação:
●
Primeiro passo é encontrar o valor do
discriminante: Δ = b² – 4ac
●
Então o segundo passo só deve ser resolvido se o
valor de discriminante for maior ou igual a zero. Caso seja, usamos a
expressão:
Se o valor do discriminante for negativo, não ha como realizar o segundo
passo levando em consideração o conjunto dos números reais. Portanto, a equação
não possui uma solução real.
Vamos ver um exemplo:
Encontre a solução para a seguinte equação: x² – 5x + 6 = 0.
Resposta:
Observe que temos uma equação do segundo grau completa. Primeiro vamos
encontrar os coeficientes da equação, isto é, os valores de a, b e c.
●
x² – 5x + 6 = 0
o
a = 1
o
b = –5
o
c = 6
Vamos executar os passo para resolver essa equação:
Primeiro passo: (Δ = b² – 4ac)
●
Δ = (-5)² – 4.1.6 = 25 – 24 = 1 (Δ > 0)
Como delta é maior que zero, vamos realizar o segundo passo.
Segundo passo:
Temos que substituir na expressão acima os valores para os
coeficientes a, b, e o resultado do cálculo do
descriminante Δ. Logo,
Agora temos que analisar em relação aos sinais de mais (+) e de menos
(-). Para o sinal de mais vamos chamar a expressão de x1 e para o sinal de menos vamos chamar de x2.
Para x1 temos:
Para x2 temos:
Agora é com
você
01- Determine os valores de X:
a) X + 1 = 10
b) 2X – 4 = 3 – 6X
c) 2X + 10 = 20
d) 2(X + 1)= X + 10
02- Um avião percorre 2 700 km em quatro horas. Em uma hora
e 20 minutos de voo, quanto percorrerá?
03- O triplo da
altura de Joana e mais 15cm dá 441cm. Qual a altura de Joana?
04- Somando-se 489 à metade de um número, obtemos o dobro
dele. Qual é esse número?
05- Um número mais a sua metade é igual a 150. Qual é esse
número?
EQUAÇÕES DO 2º GRAU
1)Quais das equações
abaixo são do 2º grau?
( ) x – 5x + 6 = 0
( ) 2x³ - 8x² - 2 = 0
( ) x² - 7x + 10 = 0
( ) 4x² - 1 = 0
( ) 0x² + 4x – 3 = 0
( ) x² - 7x
2) Classifique as equações do 2º grau em completas ou
incompletas e determine os coeficientes a, b, c. Em seguida calcule as suas
raízes:
a) x² - 7x + 10 = 0
b) 4x² - 4x +1 = 0
c) –x² - 7x = 0
d) x² - 16 = 0
e) x² + 0x + 0 = 0
3) O triplo do quadrado do número de filhos de Pedro é igual
a 63 menos 12 vezes o número de filhos. Quantos filhos Pedro tem?
4) Uma tela retangular com área de 9600cm2 tem de largura
uma vez e meia a sua altura. Quais são as dimensões desta tela?
5) O quadrado da minha idade menos a idade que eu tinha 20
anos atrás e igual a 2000. Quantos anos eu tenho agora?
6) Comprei 4 lanches a um certo valor unitário. De outro
tipo de lanche, com o mesmo preço unitário, a quantidade comprada foi igual ao
valor unitário de cada lanche. Paguei com duas notas de cem reais e recebi R$
8,00 de troco. Qual o preço unitário de cada produto?
7) O produto da idade de Pedro pela idade de Paulo é igual a
374. Pedro é 5 anos mais velho que Paulo. Quantos anos tem cada um deles?
8) Há dois números cujo triplo do quadrado é a igual 15
vezes estes números. Quais números são estes?
9) Quais são as raízes da equação x2 - 14x + 48 = 0?
10) O dobro do quadrado da nota final de Pedrinho é zero.
Qual é a sua nota final?
11) Solucione a equação biquadrada: -x 4 + 113x2 - 3136 = 0.
12)
Encontre as raízes da equação biquadrada: x4 - 20x2 - 576 = 0.ndo-se 489 à
metade de um número, obtemos o dobro dele. Qual é esse número?
AVALIAÇÃO:
Pais e Alunos,
As atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para
que no retorno às aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o
material enviado.
Oq eu não faria pelas as aulas normais agora 🤦🏻♂️
ResponderExcluirIsso aqui é a msm coisa q caiu no 9°
ResponderExcluirQ merda em kkkk