domingo, 29 de março de 2020

PORTUGUÊS- Semana 1- 3º ANO DO MÉDIO - Manhã e Noite


PORTUGUÊS
Semana 1
3º ANO DO MÉDIO

Olá, queridos e queridas! Muitos de vocês já me conheciam como professora de inglês, outros talvez não. Este ano trabalharemos com português. Estejam preparados para muitas mudanças. Porém, o caderno continua sendo obrigatório e VALE NOTA #ficaadica
A seguir, deixo uma atividade de revisão sobre classes gramaticais. Não lembra? Ótima oportunidade para dar uma estudadinha.
Vocês podem acessar os seguinte sites para relembrar:






SE (Djavan)


Você disse que não sabe se não
Mas também não tem certeza que sim
Quer saber?
Quando é assim, deixa vir do coração


Você sabe que eu só penso em você
Você diz que vive pensando em mim
Pode ser, se é assim
Você tem que largar a mão do não
Soltar essa louca, arder de paixão
Não há como doer pra decidir
Só dizer sim ou não
Mas você adora um se


Eu levo a sério, mas você disfarça
Você me diz à beça e eu nessa de horror
E me remete ao frio que vem lá do sul
Insiste em zero a zero e eu quero um a um


Sei lá o que te dá, não quer meu calor
São Jorge, por favor, me empresta o dragão
Mais fácil aprender japonês em braile
Do que você decidir se dá ou não



A partir da leitura da letra da música de Djavan, analise a classe gramatical de algumas palavras: 
1. No primeiro trecho “Você disse que não sabe se não (...)”, a palavra destacada é, de acordo com a morfologia:
a) conjunção integrante.
b) conjunção coordenada.
c) conjunção subordinada.
d) pronome relativo.
e) pronome de tratamento.


2.  No primeiro trecho “Mas você adora um se”, a palavra destacada é, de acordo com o contexto:
a) um adjetivo.
b) um advérbio.
c) palavra substantivada.
d) palavra derivada de adjetivo.
e) um verbo.


3. As palavras em destaque no trecho,Eu levo a sério, mas você disfarça”, são respectivamente:
a) conjunção e preposição.
b) duas conjunções.
c) duas preposições.
d) artigo definido e conjunção.
e) preposição e conjunção.




4. As palavras do trecho Mais fácil aprender japonês em braile” são, na ordem em que aparecem:
a) advérbio – adjetivo – substantivo – verbo – preposição - substantivo.
b) advérbio – adjetivo – preposição – verbo – preposição - substantivo.
c) conjunção – adjetivo – substantivo – verbo – preposição - substantivo.
d) advérbio – adjetivo – verbo – substantivo – preposição - substantivo.
e) advérbio – verbo – substantivo – verbo – preposição - conjunção.

AVALIAÇÃO:

Pais e Alunos,
As atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno às aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário