PORTUGUÊS
Semana 1
3º ANO DO MÉDIO
Olá, queridos e queridas! Muitos de vocês já me conheciam como
professora de inglês, outros talvez não. Este ano trabalharemos com português.
Estejam preparados para muitas mudanças. Porém, o caderno continua sendo
obrigatório e VALE NOTA #ficaadica
A seguir, deixo uma atividade de revisão sobre classes gramaticais. Não
lembra? Ótima oportunidade para dar uma estudadinha.
Vocês podem acessar os seguinte sites para relembrar:
SE (Djavan)
Você disse que não sabe se não
Mas também não tem certeza que sim
Quer saber?
Quando é assim, deixa vir do coração
Você sabe que eu só penso em você
Você diz que vive pensando em mim
Pode ser, se é assim
Você tem que largar a mão do não
Soltar essa louca, arder de paixão
Não há como doer pra decidir
Só dizer sim ou não
Mas você adora um se
Eu levo a sério, mas você disfarça
Você me diz à beça e eu nessa de horror
E me remete ao frio que vem lá do sul
Insiste em zero a zero e eu quero um a
um
Sei lá o que te dá, não quer meu calor
São Jorge, por favor, me empresta o
dragão
Mais fácil aprender japonês em braile
Do que você decidir se dá ou não
A partir da leitura da letra da música
de Djavan, analise a classe gramatical de algumas palavras:
1. No primeiro
trecho “Você disse que não sabe se não (...)”, a palavra destacada é, de acordo
com a morfologia:
a) conjunção integrante.
b) conjunção coordenada.
c) conjunção subordinada.
d) pronome relativo.
e) pronome de tratamento.
2. No
primeiro trecho “Mas você adora um se”, a palavra destacada é, de acordo com o
contexto:
a) um adjetivo.
b) um advérbio.
c) palavra substantivada.
d) palavra derivada de adjetivo.
e) um verbo.
3. As palavras
em destaque no trecho, “Eu levo a sério, mas você
disfarça”, são respectivamente:
a) conjunção e preposição.
b) duas conjunções.
c) duas preposições.
d) artigo definido e conjunção.
e) preposição e conjunção.
4. As palavras
do trecho “Mais fácil aprender japonês em braile” são, na ordem em que
aparecem:
a) advérbio – adjetivo – substantivo –
verbo – preposição - substantivo.
b) advérbio – adjetivo – preposição –
verbo – preposição - substantivo.
c) conjunção – adjetivo – substantivo –
verbo – preposição - substantivo.
d) advérbio – adjetivo – verbo –
substantivo – preposição - substantivo.
e) advérbio – verbo – substantivo –
verbo – preposição - conjunção.
AVALIAÇÃO:
Pais
e Alunos,
As
atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno às
aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário