ESCOLA
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PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________
Leia:
O trabalho e o meio ambiente
Quando
pensamos em trabalho, logo nos vem a ideia de nosso esforço para realizá-lo ou
do tempo que vamos gastar executando essa atividade. O que revela uma visão um
tanto egoísta, pois nos viramos sempre para nós mesmos; se envolver dinheiro ou
nota, aí sim que o eu mesmo fala mais
alto. Antes de continuarmos esse “papo”, vamos tentar definir o que é trabalho.
Trabalho
pode ser entendido como o resultado de uma ação sobre o meio, que o modifica de
forma a trazer algum tipo de benefício para quem executa essa ação.
Veja
que nessa conceituação aparecem os termos ação, meio, modificação e benefício.
As preocupações humanas: esforço, tempo e valorização não entram nesse
conceito, não por não serem importantes, mas porque o sentido da palavra é mais
amplo e abrangente e não visa só a nosso “umbigo”. A visão humana atual do que
é o trabalho tem contribuído para uma postura individual, em que o que
interessa é o benefício próprio, sendo ignoradas as modificações impostas ao
meio.
Em
um trabalho, estão sempre envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima, as
ferramentas, o produto e os resíduos. Esse trabalho pode ser algo muito
complexo como a produção de um automóvel numa linha de montagem ou até a
execução de uma atividade proposta de matemática: nesse caso, a mão de obra é o
aluno, a matéria-prima é seu conhecimento, as ferramentas são lápis, borracha,
papel, etc., o produto é o próprio trabalho e os resíduos são as raspas de
borracha, as tiras de madeira do lápis apontado, as unhas roídas, etc.
Veja
que nos preocupamos, antes de realizar o trabalho, basicamente, com as longas
horas “perdidas” para executá-lo e com o esforço mental e físico para sua
realização. Após a execução, simplesmente, ficamos preocupados com a entrega e
a valorização (nota dada ao produto de nosso
esforço).
Marcelo Nunes Mestriner. Trabalho e consumo. São Paulo: Ícone, 2000, p.27-8.
Questão 1 – Na
construção do texto, o autor não:
a) critica a visão humana relativa ao trabalho.
b) compara as atividades realizadas por um profissional e as atividades
realizadas por um aluno.
c) conceitua o “trabalho” de forma abrangente.
d) apresenta sugestões para uma mudança de postura no trabalho.
Questão 2 – Registra-se
o diálogo direto com os leitores na seguinte passagem:
a) “Trabalho pode ser
entendido como o resultado de uma ação sobre o meio [...]”
b) “A visão humana atual
do que é o trabalho tem contribuído para uma postura individual [...]”
c) “Em um trabalho,
estão sempre envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima [...]”
d) “Veja que nos
preocupamos, antes de realizar o trabalho, basicamente, com as longas [...]”
Questão 3 – “[...] não visa só a nosso “umbigo”. O termo grifado foi colocado entre
aspas porque:
a) consiste em uma metáfora.
b) é uma citação de autoria
alheia.
c) sinaliza uma forma
gramaticalmente incorreta.
d) apresenta duplo sentido.
Questão 4 – “[...] sendo
ignoradas as modificações [...]”. Essa palavra poderia ser substituída
por:
a) equivocadas
b) menosprezadas
c) efêmeras
d) privilegiadas
Questão 5 – No
segmento “Esse trabalho pode
ser algo muito complexo como a produção de um automóvel numa linha de
montagem [...]”, o conectivo destacado introduz uma:
a) comparação
b) observação
c) exemplificação
d) conclusão
Questão 6 – Em todas
as alternativas, o pronome sublinhado retoma o “trabalho”, exceto em:
a) “[...] logo nos vem a ideia
de nosso esforço para realizá-lo [...]”
b) “[...] que o modifica
de forma a trazer algum tipo de benefício [...]”
c) “[...] em que o que
interessa é o benefício próprio [...]”
d) “[...] com as longas horas
“perdidas” para executá-lo [...]”
Questão 7 – No
trecho “[...] não por não serem importantes, mas porque o sentido da
palavra é mais amplo e abrangente e não visa só a nosso “umbigo”., o termo
grifado estabelece a ideia de:
a) adição
b) oposição
c) causa
d) explicação
AVALIAÇÃO:
Pais e Alunos,
As atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno às aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.