quinta-feira, 30 de abril de 2020

Turmas 31 e 32

Turmas 31 e 32

profªs Margarete e Maynê 

Olá alunos e alunas!


Nesse vídeo vamos relembrar as famílias silábicas. Após assistirem o vídeo formem 1 palavra para cada silaba.




Aprenderemos um pouco de números ordinais.


 
No seu caderno escrevam por extenso  os números ordinais do 1º ao 20º.

Turmas 31 e 32


Turmas 31 e 32 profªs Margarete e Maynê 


Olá alunos queridos!
Trouxemos novidades para alegras ainda mais nossas aulas. Nesse vídeo aqui em baixo tem alguns recursos.
  • Vocês terão que escolher um dos recursos e confeccioná-lo. Quando  nos encontrarmos novamente  brincaremos de aprender todos juntos.




Beijos a todos e se cuidem💖

Turmas 21 e 22

Turmas 21 e 22 

Profªs Margarete e Maynê 



Olá alunos e alunas! já conhecemos o alfabeto, agora vamos dividi-lo em duas partes VOGAIS e CONSOANTES. 









 Nesse vídeo aprenderemos sobres as silabas. Assistam com atenção e copiem em seu caderno as palavras que aparecem no vídeo.  






Turmas 41 e 42

Disciplinas de Religião e Português

Vamos ler!!

DIA DA PIRAMBÓIA


DESAFIO: Use menos plástico. Seu comprometimento no dia de hoje é usar menos coisas com plástico, se possível. Converse com seus pais, irmãos, cuidadores Ou com quem fizer as compras da sua casa. Comente com eles que quanto menos coisas com plástico forem compradas, melhor para o mundo inteiro! Se vocês conseguirem trocar algum item da lista de super mercado de plástico por papel, já será um grande ganho!

Observação 1: A piramboia é um peixe pulmonado ósseo encontrado na Amazônia, em lugares pantanosos que secam nos períodos das baixas dos rios. E nesse período, abandonam a respiração branquial, se enterram na lama e respiram através da bexiga natatória, funcionando como pulmão.

Observação 2: O plástico mal descartado e processado tem um grande impacto negativo na saúde das águas do nosso planeta, prejudicando os animais que lá moram.

Observação 3: Assim como a piramboia, somos também capazes de nos adaptar ao novo. Somos resilientes. Basta termos ciência de importância de mudar determinados hábitos para conseguirmos a transformação que desejamos para nossa vida e nosso planeta!

Atributos trabalhados: responsabilidade social, saúde, resiliencia.

Atividades:

1) Agora vamos pesquisar e anotar no caderno o significado das palavras RESPONSABILIDADE - SAÚDE - RESILIENCIA.

2) Agora vamos contar quantos plásticos temos em casa. Faça o desenho dos seguintes objetos: sacola plástica - garrafa pet - potes. Depois procure em casa quantos tem, escreva a quantidade ao lado do desenho. Some todas as quantidades. Vocês se surpreenderam? Tem bastante ou pouco plástico?



Turmas 21 e 22





QUÍMICA-3ºANO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DOUTOR OSCAR TOLLENS
Área: Ciências da Natureza e suas TecnologiasComponente Curricular: Química
Profa. : Deise Amorim       Atividades domiciliares 4 e 5        
Trimestre: 1º           3o ano

Queridos alunos!
Agora começamos a entrar no conteúdo de química orgânica, comhistórico, conceitos e todo o necessário para começarmos a montar as cadeias de carbono e posteriormente classificá-las e nomeá-las. copiem(ou imprimam e colem) no caderno com o capricho de sempre e resolvam as questões ao final!

Química Orgânica


1-    Introdução
A Química Orgânica é a parte da química que estuda os compostos do carbono. Os compostos orgânicos são muito comuns e importantes para nós. Exemplos:
-          Álcool comum (C2H6O) à Existe em bebidas e é muito usado na indústria
-          Vinagre (C2H4O2) à Tempero
-          Açúcar comum (C12H22O11)
-          Gasolina (C8H18)

2-   Histórico
Os compostos e reações orgânicas são utilizados pelo homem há muito tempo. Como exemplos temos a queima da madeira (combustão orgânica), feita pelo homem pré-histórico.
         Os alquimistas do séc. XVI, procurando o ‘elixir da longa vida’ obtiveram muitos extratos vegetais. A partir daí, as técnicas de extrair (retirar compostos já prontos) de vegetais e animais foram sendo aperfeiçoadas. Como exemplo temos a glicerina (C3H8O3), extraída das gorduras animais. Por isso, em 1777 Bergman definiu a Química Orgânica como sendo a química dos compostos existentes nos organismos vivos, vegetais e animais. Na mesma época, Lavoisier conseguiu analisar vários compostos e constatou que todos continham o elemento química carbono.
         Em 1807 o químico sueco Berzelius defendeu a idéia de que as substâncias extraídas de organismos vivos (ditas substâncias orgânicas) não podiam ser produzidas em laboratório, pois só os seres vivos possuíam uma força vital capaz de sintetiza-las (produzi-las). Essa idéia ficou conhecida como a Teoria da Força Vital.
         Em 1828, o químico alemão Friedrich Wöhler, após inúmeras tentativas, preparou a substância uréia (que é um composto orgânico existente na urina dos animais), sem a intervenção de qualquer força vital: isso foi possível pelo aquecimento do composto mineral cianato de amônio:


Essa operação é conhecida como Síntese de Wöhler, e tem importância histórica muito grande, pois foi a partir dela que os cientistas abandonaram a teoria da força vital e começaram a preparar os compostos orgânicos em laboratório.
         Atualmente a Química Orgânica se dispõe da seguinte maneira:
-          Compostos orgânicos naturais à São aqueles encontrados na natureza,, como os provenientes do petróleo (metano, propano) ou dos vegetais (clorofila, sacarose, celulose...).
-          Compostos orgânicos sintéticos à São aqueles produzidos pelo homem, como plásticos, medicamentos, corantes, tecidos, etc.

Para ter idéia da importância dos compostos orgânicos, bem como da síntese de Wöhler para a nossa vida, basta ver o crescimento do número de compostos conhecidos em 1880 (aproximadamente 12.000) e hoje (mais de 10.000.000).


3-    Tipos de Ligações

As ligações existentes nos compostos orgânicos podem ser:


Tudo vai depender da valência dos elementos químicos ligantes.

4-    Valências dos elementos químicos
Segundo a Teoria do Octeto, estudada no 1º ano, os elementos se ligam, buscando a estabilidade, que ocorre com 8 elétrons na última camada (com exceção daqueles que só possuem a camada K, como o hidrogênio, esses se completam com 2 elétrons). Agora veremos as ligações possíveis de serem feitas com os principais elementos utilizados nas cadeias carbônicas:
·         Carbono: É tetravalente (realiza 4 ligações)


·         Hidrogênio: É monovalente (realiza 1 ligação)


·         Oxigênio: É divalente (realiza 2 ligações)

·         Enxofre: É divalente

·         Nitrogênio: É trivalente (realiza 3 ligações)

·         Halogênios (F, Cl, Br, I): São monovalentes



Exemplos de atividade:

Complete as cadeias carbônicas abaixo com o número de hidrogênios que está faltando:


OBS1:lembre que cada carbono faz 4 ligações no total, e cada hidrogênio faz 1 ligação apenas. Então, se o carbono já possui uma ligação dupla, coloca-se mais duas ligações simples com hidrogênio, completando as 4 ligações.
OBS2: O hidrogênio pode ser colocado para cima ou par baixo do carbono.


OBS: Lembre que o nitrogênio faz apenas 3 ligações. Como já tem duas ligações simples (uma com cada carbono da volta), faz apenas mais 1 ligação com hidrogênio.





Atividades das semanas 4 e 5
Agora responda as questões sobre os conteúdos trabalhados

1. Assinale a alternativa incorreta.
a) Os compostos orgânicos podem ser encontrados na natureza ou produzidos artificialmente.
b) A química orgânica é a química dos compostos de carbono.
c) Plásticos, corantes e medicamentos são exemplos de compostos orgânicos produzidos pelo homem.
d) Compostos orgânicos são substâncias pertencentes exclusivamente aos organismos vivos.
e) Atualmente existem cerca de 10 milhões de compostos orgânicos conhecidos.

2. Em 1828, Wohler, aquecendo cianato de amônio, obteve a uréia segundo o esquema abaixo:

Qual a importância que essa reação teve?



3. O que diz a ‘Teoria da foça vital’?





4. Complete as cadeias abaixo com os átomos de hidrogênio que estão faltando:


História - 9º ano ensino fundamental

E E E M DR OSCAR TOLENS
PLANEJAMENTO DE ENSINO A DISTÂNCIA
9° Ano
DISCIPLINA DE HISTÓRIA
ENSINO FUNDAMENTAL
Turno Manhã
professor Ricardo
Aula 6
Data: 30/04/2020

O PERÍODO ENTRE GUERRA
Este conteudo tem duas partes, a primeira parte que camos ver hoje aborda o periodo entre guerras na Europa, enquanto que a segunda parte abordará o Período entre guerras na crise da bolsa de valores de Nova York em 1929.

Primeira Parte

O SURGIMENTO DO TOTALITARISMO NA EUROPA

No início da década de 1920 a Europa passava por uma crise pós guerra e assistia a ideologia comunista da URSS chegar ao continente, devido à Revolução Russa.
Por isso a Europa assistia dois ditadores assumirem o poder:
 ● O austríaco Adolf Hitler ( 1889 1945 ) na Alemanha.
 ● E na Itália Benito Mussolini ( 1883 1945 ).

ORIGEM DO TERMO NAZISMO E FASCISMO

Hitler nasceu na Áustria mas foi soldado na 1GM pela Alemanha. Em 1919 entrou para o Partido do Trabalhador Alemão, em 1921 já era chefe do partido e alterou seu nome de forma que a sigla do partido era "NAZI".
Durante toda década de 1920 ele executou seu plano de lavagem cerebral e colocou vários nazistas na política.
Em 1932 o parlamento alemão foi incendiado em Berlim, os comunistas são acusados e Hitler solicita mais poder político, para enfrentar o perigo comunista. Assim ele se torna ditador na Alemanha Nazista a partir de 1933.

Mussolini foi expulso bem jovem, do partido socialista italiano. Ainda bem jovem resolveu montar o seu próprio partido, e o chamou de "Fasci di Combatirriento".
Aos poucos Mussolini coloca vários fascistas na política e com uma ação denominada Marcha Sobre Roma, ele se torna Ditador na Itália a partir de 1924, quando é escolhido por seus deputados, para ser o Duce, que significa dirigente.

Conceito de Totalitarismo

É um sistema político que visa a obediência do cidadão ao Estado, foi o responsável por muitas perseguições políticas, torturas e mortes na Europa. Pois ao implantar o totalitarismo Hitler formou campos de concentração, mas ninguém conseguia denunciar. Hitler colocava nestes campos, prisioneiros de origem judaica, capturados em vários países pela Europa.
Estes prisioneiros, trabalhavam de graça para um empresário que utilizava essa mão de obra para produzir e assim pagava impostos à Hitler, que desta forma levantou a economia alemã, e saiu da crise do pós guerra.

Foram realizadas na Alemanha Nazista em 1936 as olimpíadas, e nesse evento, ocorreu um fato que mostrou ao mundo a maior fraqueza de Hitler. Ao se negar a entregar uma medalha de ouro a um corredor negro dos EUA, vencedor de um prova olímpica ele mostrou sua face racista.

O Exército Nazista apoiou a tomada do poder do general Francisco Franco na Espanha, numa guerra civil que arrasou com a aquele país entre os anos de 1936 e 1939.

No final da 1GM a penalização da Alemanha foi forte. Agora no período entre guerras Hitler quebrou todas as penalizações:
• Rearmou o país;
• Formou um exército muito forte;
Assim Hitler tornou-se salvador da Alemanha, e as pessoas passaram e ter que dizer de forma obrigadas, a saudação "HAIL HITLER", (salvação vem de Hitler) em, escolas, fábricas, e todos os lugares.

Sugestões de filmes sobre esse conteúdo: para quem conseguir ver:
* O Grande Ditador
* Por que os sinos dobram
* Morrer em Madri
* Ana e os Lobos
* Os últimos dias de Mussolini
* Minha Luta
* Rosa Luxemburgo
* Lili Marlene
* Olga
* Guernica Documentário



Tem um vídeo que vou colocar sobre o período também para ilustrar um pouco mais esse assunto:

Boa atividade.
Fique em casa.

QUÍMICA-2º ANO DO MÉDIO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DOUTOR OSCAR TOLLENS
Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Componente Curricular: Química
Profa. : Deise Amorim       Atividades domiciliares 3, 4 e 5
                                         Trimestre: 1º                       2o ano



Queridos alunos!

Agora começamos a entrar no conteúdo de balanceamento das equações químicas, muito importante para seguirmos adiante para os cálculos químicos. copiem (ou imprimam e colem) no caderno com o capricho de sempre e resolvam as questões ao final!

Balanceamento de equações químicas
            Balancear uma equação química é igualar o número total de átomos do 1º e 2º membros da equação (reagentes e produtos). Lembrando:
REAGENTES    PRODUTOS
            Considere o exemplo:
H2 + N2→ NH3

Observando-se essa equação, verifica-se que do lado dos reagentes temos 2 hidrogênios e 2 nitrogênios, enquanto que no lado dos produtos temos 1nitrogênio e 3hidrogênios. Ou seja, a equação não está balanceada, pois não contém o mesmo número de hidrogênios e nitrogênios dos dois lados da equação! Para balanceá-la, usaremos o Método das Tentativas.
Para balancear, utilizaremos algumas regrinhas:
1º ) Escolher o elemento que aparece apenas 1 vez em cada lado da equação
2º ) Dentre os escolhidos, preferir aquele que possuir maior índice (em qualquer um dos lados)
3º ) Escolhido o elemento, transpor seu índice maior para o outro lado da equação, usando-o como coeficiente. Fazer o mesmo com o índice do outro lado.
Obs:



4º ) Conferir o número de átomos de cada elemento, e se preciso balancear o resto por ’tentativa’.
Exemplo:
3 H2 + N2→2 NH3

Dica de vídeo-aula onde o professor ensina do mesmo jeitinho:



Atividade das semanas 3, 4 e 5
Balanceie as equações abaixo:




  

QUÍMICA-1ºANO DO MÉDIO


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DOUTOR OSCAR TOLLENS

Área: Ciências da Natureza e suas TecnologiasComponente 
Curricular: Química    
Profa. : Deise Amorim       Atividades domiciliares 4 e 5        
Trimestre: 1º           1o ano           
Caixa de texto: Queridos alunos, a partir desse momento começaremos a estudar os Modelos Atômicos e a estrutura do átomo, para melhor compreendê-lo. Copiem (ou imprimam e colem) no caderno com todo o capricho de sempre e resolvam as questões ao final! 








O Estudo do Átomo

- Introdução
            Toda a química baseia-se no comportamento do átomo. Novas experiências são realizadas frequentemente com o objetivo de entender melhor a estrutura interna da matéria.
            Conhecendo o átomo e suas propriedades, podemos compreender mais detalhadamente os mecanismos das reações químicas, prever resultados e, desta forma, fabricar milhares de produtos para vários usos.
            A palavra átomo já era usada na Grécia há cerca de 2 mil anos. Demócrito já acreditava que os materiais fossem formados por partículas minúsculas.No entanto, o 1º modelo científico do átomo surgiu em 1803, com o químico John Dalton.
            São conhecidos cerca de 118 elementos químicos, cujos átomos formam toda e qualquer espécie de matéria.

- Evolução no conceito de átomo
Sec. IV A.C. - Democrito e Leucipo
Alguns séculos antes de Cristo, dois filósofos gregos, Demócrito e Leucipo, lançaram a ideia de que a matéria seria formada por partículas muito pequenas, chamadas de átomos. Assim, segundo eles, se fossemos dividindo um pedaço de carvão em partes cada vez menores, chegaríamos em uma partícula de carvão que não mais poderia ser dividida. Esta partícula seria o átomo, portanto, indivisível. Somente no final do século passado, experiências mostraram que o átomo era formado por partículas ainda menores, chamadas de prótons, nêutrons e elétrons.

1803 – Dalton
A primeira teoria sobre o modelo atômico com bases cientificas foi apresentada por Dalton e constava de:
a) Toda matéria é constituída por átomos
b) Os átomos são indivisíveis, maciços e esféricos.
c) Os átomos de um mesmo elemento são todos iguais em tamanho, forma e massa.
d) Toda transformação química consiste na união ou separação de átomos.
            Seu modelo ficou conhecido como “Bola de Bilhar”.

1898 - Thomson
O físico Thomson propôs que o átomo seria uma esfera formada por uma capa positiva na qual estavam incrustados os elétrons como passas em um pudim. Segundo ele, o átomo teria em seu interior os prótons e os elétrons, e o conjunto seria totalmente neutro. Esse modelo ficou conhecido como “ pudim de passas.”




1911 - Rutherford
O fisico Ernest Rutherford propôs um novo modelo atômico. Ele bombardeou uma fina lâmina de ouro com partículas "alfa" (que eram positivas) e verificou  que:
a) muitas partículas atravessavam a lâmina de ouro sem sofrerem desvio (mostrando que o átomo possuía muitos espaços vazios);
b)outras partículas batiam na lâmina e desviavam (mostrando a existência dos elétrons);
c) algumas partículas retornavam do centro da lâmina (mostrando a existência do núcleo).
Segundo ele, o átomo então apresentaria duas regiões: o núcleo e a eletrosfera.Os elétrons girariam em torno do núcleo, onde encontrariam-se os prótons.
Seu modelo de átomo era considerado semelhante ao ‘sistema solar’.



1913 - Bohr

O físico Niels Bohr, completou o modelo de Rutherford, explicando porque os átomos girando em torno do núcleo não perdem energia, que os faria cair no núcleo. Assim temos:
a) O elétron se movimenta em orbita circular em estado normal, com energia fixa e não irradia energia.
b) Um elétron absorve energia pulando de uma orbita para outra de maior energia.
c) O elétron tende a voltar a sua orbita original, irradiando a energia recebida.

Os modelos atômicos foram se aperfeiçoando até chegar ao atual, onde na eletrosfera, os elétrons gravitam em camadas conhecidas pelas letras K, L, M, N, O, P, Q.



Cada camada suporta um número máximo de elétrons:

Camada
Nº máximo de elétrons
K
2
L
8
M
18
N
32
O
32
P
18
Q
2




Atividades das semanas 4 e 5

1. Relacione as características atômicas com os cientistas que as propôs:
I. Dalton                    (   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
II. Thomson              (   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
III. Rutherford                       (   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”

2. O primeiro modelo científico para o átomo foi proposto por Dalton em 1808. Este modelo foi comparado a:
a)      Uma bola de tênis;
b)      Uma bola de futebol;
c)       Uma bola de pingue-pongue;
d)      Uma bola de bilhar;
e)      Uma bexiga cheia de ar.

3. Associe as afirmações a seus respectivos responsáveis:
I- O átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas (1897).
II- O átomo é uma esfera maciça (1808).
III- O átomo é formado por duas regiões denominadas núcleo e eletrosfera (1911).

a) I - Dalton, II - Rutherford, III - Thomson.
b) I - Thomson, II - Dalton, III - Rutherford.
c) I - Dalton, II - Thomson, III - Rutherford.
d) I - Rutherford, II - Thomson, III - Dalton.
e) I - Thomson, II - Rutherford, III - Dalton.