quarta-feira, 8 de abril de 2020

GEOGRAFIA E SOCIOLOGIA - Ensino Médio 1º, 2º e 3º anos

Geografia e Sociologia 

Professores: Daniel e Elenice


Atividade: globalização e regionalização econômica





1.Dê uma definição para globalização.

2. Justifique a expressão globalização de ideias.

3. Explique as principais características da DIT (Divisão Internacional do Trabalho) da nova ordem mundial. 

4. Explique e expressão “globalização regionalizada”.

5. Descreva aspectos do seu cotidiano em que você pode percebe a globalização.













Globalização aumenta desigualdade, diz ONU


A globalização aumentou a diferença entre países ricos e pobres no mundo, aponta estudo da ONU (Organização das Nações Unidas), divulgado ontem, após dois anos de pesquisas. O levantamento "A Fair Globalization" ("Uma Globalização Justa") foi realizado em parceria com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) e conduzido por 26 pessoas, incluindo políticos, economistas, representantes de empresas, sindicatos e da sociedade civil. [...]
            [...] O relatório diz que a pobreza (quem vive com US$ 1 ou menos por dia) cresceu em praticamente todo o mundo, notoriamente na América Latina, na Europa Oriental e na África.
            O documento ressalta que o funcionamento da economia mundial esconde desequilíbrios persistentes. "Existe uma inquietação crescente acerca do rumo que está tomando a globalização. Suas vantagens estão fora do alcance de muitos, enquanto os riscos de sua aplicação são reais. A corrupção aumentou. O terrorismo mundial ameaça as sociedades abertas. O futuro dos mercados está cada vez mais incerto. A governança global está em crise."
            Entre os números apresentados estão os seguintes: 185 milhões de pessoas estão desempregadas no planeta (6,2% da força de trabalho), um recorde; a diferença entre países ricos e pobres aumentou desde o começo dos anos 90, com um grupo minoritário de nações (que representa 14% da população mundial) dominando metade do comércio mundial. No começo dos anos 60, a renda per capita nas nações mais pobres era de US$ 212, enquanto nos países mais ricos era de US$ 11.417; em 2002, essas cifras passaram a US$ 267 (+26%) e US$ 32.339 (+183,3%), respectivamente.
"Vista pelos olhos da vasta maioria dos homens e mulheres, a globalização não atendeu às suas simples aspirações por empregos decentes e um futuro melhor para seus filhos", diz o relatório.
A comissão que preparou o relatório propõe uma série de medidas para melhorar a governança, tornar mais justo o comércio internacional, promover normas fundamentais de trabalho e um nível mínimo de proteção ao trabalhador. Para que as ações saíam do papel, conclama a participação de organismos internacionais, como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial.
No relatório, outras críticas são contempladas: 1) o comércio mundial deve reduzir as barreiras que impedem o acesso de produtos competitivos oriundos de países em desenvolvimento; 2) os Investimentos Diretos Estrangeiros precisam de nova regulamentação, para que se destinem ao setor produtivo; 3) o sistema financeiro internacional deveria prestar um apoio mais decisivo ao crescimento global sustentado.
Folha de São Paulo, 25 de fev. 2004. Disponível em: < http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=sl31>. Acesso em: 06 abril. 2020.



Responda as questões:

1. Segundo o relatório da ONU sobre a globalização, a pobreza no mundo aumentou ou diminuiu?

2. E o desemprego como ficou?

3. Segundo a ONU que medidas são necessárias para diminuir as desigualdades causadas pela globalização?

4. Para a grande maioria dos homens e mulheres do planeta, a globalização representa uma vantagem ou uma desvantagem? Por que?







Blocos Econômicos


Com o fenômeno da globalização, o mercado internacional tornou-se bastante competitivo, diante disso, somente os mais fortes prevalecem. O que acontece é uma disputa por mercados em âmbito global. Muitos países, com o intuito de se fortalecer economicamente, unem-se para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo. Essa união denomina-se blocos econômicos – os quais estreitaram as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países que os compõem. Atualmente existem muitos blocos econômicos, formados há décadas como a União Europeia, o Mercosul, o NAFTA, Pacto Andino, Apec, etc. Tais blocos têm se fortalecido cada vez mais, e chegam até a se relacionar entre si. Com isso, cada país, ao se tornar integrante de um bloco econômico, obtém mais força nas relações comerciais internacionais.
Conclui-se que o instituir de um bloco econômico apresenta pontos positivos e negativos. Como princípio geral, um bloco, dependendo de seu grau de integração, tende a fortalecer os países membros desse mesmo bloco, pois a limitação de fatores de produção de um dos países membros pode ser complementada pela abundância encontrada no outro país parceiro. Além disso, possibilita a circulação de mercadorias, pessoas, à redução de tarifas, entre outras vantagens.
Como fatore negativo fica evidente a perda de soberania do país que não fizer parte de um determinado grupo, sendo capaz de ser excluído do concorrente mercado econômico-financeiro que se apresenta hoje no mundo aumentando assim o desnível entre as economias e sociedades.


Um pouco dos blocos econômicos: < disponível em: <http://escolavicentepallotti.blogspot.com/2013/08/blocos-economicos-texto-e-atividades-9.html >. Acesso em: 06, abril. 2020.
 
  


Responda as questões:

1. Explique os motivos que levaram os países a formarem os Blocos Econômicos atuais.

2.  A formação desses blocos gera vantagens ou desvantagens? Explique.




AVALIAÇÃO

Pais e alunos, as atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.
 


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