ATIVIDADE
DE COMPREENSÃO DE TEXTO
Como
são feitos os dicionários?
1.O primeiro passo é preparar um
grande inventário de palavras, usando como 2.material obras literárias,
jornais, revistas, bulas de remédio, manuais técnicos e 3.praticamente tudo
relacionado à língua corrente. É claro que o levantamento não 4.começa do zero,
pois dicionários antigos também são utilizados para abastecer o 5.gigantesco
arquivo. Milhões de palavras que aparecem nesse material são então 6.cadastradas
com a ajuda de um leitor óptico, um tipo de scanner, que passa esses 7.dados
para a memória de um computador. Novamente com o auxílio da 8.informática, o
passo seguinte é cruzar as vezes que cada vocábulo surge, 9.descobrindo quais
são os mais frequentes na língua e que efetivamente serão 10.publicados.
11.“Uma língua tem milhões de
palavras, das quais apenas uma parte fará parte do 12.dicionário”, diz o
lexicógrafo (autor de dicionários) Mauro de Salles Villar, diretor 13.do
Instituto Antônio Houaiss, entidade responsável por um dos principais 14.dicionários
da língua portuguesa, o Houaiss, que possui quase 230 mil verbetes. 15.Após
serem definidas as palavras que entrarão na obra, é hora de preparar o texto 16.dos
seus significados, além de pesquisar outras informações que podem 17.complementar
os verbetes, como a origem do vocábulo e a data em que ele 18.passou a ser
usado na língua. Todo esse trabalho pode levar anos ou até décadas 19.e,
invariavelmente, envolve uma grande equipe de pesquisadores. O dicionário 20.Houaiss
levou 15 anos para ser feito, contando com mais de 200 colaboradores e 21.lexicógrafos
do Brasil e de outros países de língua portuguesa.
(adaptado de
http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/como-sao-feitos-os-dicionarios/)
1. Em relação à
criação de um dicionário, podemos dizer que, segundo o texto:
a) é necessário ignorar os
dicionários anteriores para realizar um bom trabalho.
b) não é preciso o auxílio da
tecnologia para a pesquisa de palavras.
c) um dicionário, após ser
concluído, deve ter pelo menos 230 mil verbetes.
d) um lexicógrafo não deve pesquisar
palavras de outros dicionários.
e) um dicionário pode demorar muito
tempo para ser terminado.
2. Analise as
alternativas abaixo:
I – apenas uma parte da língua é
dicionarizada.
II – o lexicógrafo Mauro de Salles
Villar fez um dicionário sozinho.
III – o dicionário Houaiss tem
exatamente 230 mil verbetes.
As alternativas que não condizem com as informações do
texto são:
a) I.
b) II.
c) I e II.
d) II e III.
e) I, II e III.
3. Em relação ao
primeiro parágrafo do texto, podemos dizer que:
a) faz um resgate histórico sobre
criação de dicionários.
b) aborda o benefício da tecnologia
para pesquisa de novas palavras.
c) apresenta etapas, em amplos
traços, da criação de um dicionário.
d) valoriza as palavras mais
utilizadas no meio jornalístico.
e) um dicionário prescinde de
publicação das palavras mais frequentes.
4. Em relação ao
primeiro parágrafo do texto, podemos dizer que:
a) faz um resgate histórico sobre
criação de dicionários.
b) aborda o benefício da tecnologia
para pesquisa de novas palavras.
c) apresenta etapas, em amplos
traços, da criação de um dicionário.
d) valoriza as palavras mais
utilizadas no meio jornalístico.
e) um dicionário prescinde de
publicação das palavras mais frequentes.
5. Analise as
alternativas a seguir:
I – inventário (linha 1)
II – corrente (linha 3)
III – zero (linha 4)
Se fizéssemos um verbete de dicionário para essas
palavras, no contexto em que aparecem, quais significados textuais possíveis
teríamos?
( ) algo ou alguém que vem em primeiro lugar.
( ) descrição detalhada de algo.
( ) algo
que flui e é aceito por muitos.
COMPLETE COM POR QUE, POR QUÊ, PORQUE ou PORQUÊ:
1. Amigos, vocês discutiram ?
2. Helinton foi aprovado,
entretanto não sabe o .
3. Márcia viajou, foi chamada para um trabalho
na Inglaterra.
4. Não sabemos o da sua reclamação.
5. Andar dois
quilômetros a pé, ?
6. não vai à festa de casamento?
7. são difíceis essas questões?
8. Não saí do
ônibus, estava longe
da minha casa.
9. Jean não foi ao
baile, estava cansado.
10. Quero saber não comeu o pedaço do bolo.
11. há tantos políticos
corruptos no Brasil?
12. Continuo muito
feliz, estou com
ótimas notas na escola!
RESPONDA ÀS
QUESTÕES NO ESTILO DE VESTIBULARES E CONCURSOS
1.
Marque a alternativa que contenha o uso correto da grafia
dos porquês:
I.
Não entendemos _______ ela berrou tão alto.
II.
É admirável o ideal _____ você luta.
III.
________ existe o horário de verão?
a) por que – por que – por que
b) por que – porque – por que
c) porque – por que – por que
d) porque – porque – porque
e) por quê – por quê – por quê
2.
Analise as alternativas:
I.
Por quê ainda o filme não começou?
II.
Porque as pessoas precisam se expor nas redes sociais?
III.
Fizeram o contrato, porque queriam garantir que o serviço
fosse feito.
De todas as frases acima,
podemos concluir que:
a) as três trazem o uso
incorreto do uso dos porquês.
b) somente a alternativa III
traz o uso correto dos porquês.
c) as duas primeiras frases
trazem o uso correto do uso dos porquês.
d) a frase II traz o uso
correto do uso dos porquês.
e) as frases I e III trazem
o uso incorreto dos porquês.
3. Leia
a frase a seguir:
“Não
se sabe ___________os professores estão naquela reunião.” A frase que completa
de forma correta a frase é:
a)
pôr que.
b)
porquê.
c)
por que
d)
por quê.
e)
porquê.
4. Invente
uma frase com o uso do porquê exigido:
a)
POR QUE:
____________________________________________________
b)PORQUE:______________________________________________________
c)
POR QUÊ:_____________________________________________________
Atividade de fixação dos
Porquês
1)
Complete com (porque, por
que, porquê ou por quê) de acordo com o que se pede:
a) Quero saber _______________
você está assim. (pergunta indireta)
b) Foi aprovado e não sabe
_____________________. (por qual motivo)
c) ______________ está tão
feliz. ( pergunta direta)
d) Vitória não foi a festa
______________________ não tem vestido. (explicação)
e) Ignoram o __________________
da sua escolha. (o motivo = substantivo)
f) São difíceis os caminhos
_________________ caminhei. (pelos quais)
g) Não veio a faculdade _________________
carona? ( pergunta propondo resposta)
h) Não viajou,
_______________não tinha dinheiro. (pois) ( explicação)
i) _______________ as pessoas
vivem brigando? (pergunta direta)
j) Não viajou _____________?
(frase interrogativa)
k) Ele viajou _____________ foi
chamado para uma festa. (uma vez que)
l) Ela deve estar na escola
______________ está no horário. (resposta)
m) A mãe quer um ____________
de tanto choro. (substantivo)
n) Ana não veio a aula
______________ não tem caderno. (pois)
o) Muitos reclamaram, mas não
havia ________________. (por qual motivo)
2)
Complete as frases abaixo
com porque, por que, porquê ou por quê:
a) _________________ ninguém ri
agora?
b) Vitor não aprendeu,
_______________?
c) Afastei-me ______________
ninguém queria ouvir.
d) O bebê está assustado, _____________
?
e) Eis o motivo _____________
venci.
f) Creio que vou acertar
_____________ estudei muito.
g) _____________ as crianças
gritam tanto?
h) A professora quer saber
_____________ eu faltei.
i) João, _______________ você
está triste?
j) Qual é o ________________ do
seu alegria?
k) Eu já contei as dificuldades
________________ passei?
l) Pedro vai trabalhar,
_____________ precisa.
m) _______________ vocês estão
tão distantes?
n) Vocês tem muita pressa
_______________?
o) Não há _____________ chorar.
A vida é bela.
p) Você vai ter que me dar
alguns ________________!
q) Vocês vão viajar
_____________ tiraram boas notas.
r) Ele não veio, ______________
choveu muito.
s) Não vejo _____________
mudar.
AVALIAÇÃO
Pais e alunos, as atividades deverão estar coladas ou
escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar
a avaliação de todo o material enviado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário