sexta-feira, 17 de abril de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 2° Ano do Ensino Médio


ATIVIDADE DE COMPREENSÃO DE TEXTO
Como são feitos os dicionários?
1.O primeiro passo é preparar um grande inventário de palavras, usando como 2.material obras literárias, jornais, revistas, bulas de remédio, manuais técnicos e 3.praticamente tudo relacionado à língua corrente. É claro que o levantamento não 4.começa do zero, pois dicionários antigos também são utilizados para abastecer o 5.gigantesco arquivo. Milhões de palavras que aparecem nesse material são então 6.cadastradas com a ajuda de um leitor óptico, um tipo de scanner, que passa esses 7.dados para a memória de um computador. Novamente com o auxílio da 8.informática, o passo seguinte é cruzar as vezes que cada vocábulo surge, 9.descobrindo quais são os mais frequentes na língua e que efetivamente serão 10.publicados.
11.“Uma língua tem milhões de palavras, das quais apenas uma parte fará parte do 12.dicionário”, diz o lexicógrafo (autor de dicionários) Mauro de Salles Villar, diretor 13.do Instituto Antônio Houaiss, entidade responsável por um dos principais 14.dicionários da língua portuguesa, o Houaiss, que possui quase 230 mil verbetes. 15.Após serem definidas as palavras que entrarão na obra, é hora de preparar o texto 16.dos seus significados, além de pesquisar outras informações que podem 17.complementar os verbetes, como a origem do vocábulo e a data em que ele 18.passou a ser usado na língua. Todo esse trabalho pode levar anos ou até décadas 19.e, invariavelmente, envolve uma grande equipe de pesquisadores. O dicionário 20.Houaiss levou 15 anos para ser feito, contando com mais de 200 colaboradores e 21.lexicógrafos do Brasil e de outros países de língua portuguesa.
(adaptado de http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/como-sao-feitos-os-dicionarios/)

1. Em relação à criação de um dicionário, podemos dizer que, segundo o texto:
a) é necessário ignorar os dicionários anteriores para realizar um bom trabalho.
b) não é preciso o auxílio da tecnologia para a pesquisa de palavras.
c) um dicionário, após ser concluído, deve ter pelo menos 230 mil verbetes.
d) um lexicógrafo não deve pesquisar palavras de outros dicionários.
e) um dicionário pode demorar muito tempo para ser terminado.
2. Analise as alternativas abaixo:
I – apenas uma parte da língua é dicionarizada.
II – o lexicógrafo Mauro de Salles Villar fez um dicionário sozinho.
III – o dicionário Houaiss tem exatamente 230 mil verbetes.

As alternativas que não condizem com as informações do texto são:
a) I.
b) II.
c) I e II.
d) II e III.
e) I, II e III.

3. Em relação ao primeiro parágrafo do texto, podemos dizer que:
a) faz um resgate histórico sobre criação de dicionários.
b) aborda o benefício da tecnologia para pesquisa de novas palavras.
c) apresenta etapas, em amplos traços, da criação de um dicionário.
d) valoriza as palavras mais utilizadas no meio jornalístico.
e) um dicionário prescinde de publicação das palavras mais frequentes.

4. Em relação ao primeiro parágrafo do texto, podemos dizer que:
a) faz um resgate histórico sobre criação de dicionários.
b) aborda o benefício da tecnologia para pesquisa de novas palavras.
c) apresenta etapas, em amplos traços, da criação de um dicionário.
d) valoriza as palavras mais utilizadas no meio jornalístico.
e) um dicionário prescinde de publicação das palavras mais frequentes.

5. Analise as alternativas a seguir:
I – inventário (linha 1)
II – corrente (linha 3)
III – zero (linha 4)
Se fizéssemos um verbete de dicionário para essas palavras, no contexto em que aparecem, quais significados textuais possíveis teríamos?
(      )  algo ou alguém que vem em primeiro lugar.
(      )  descrição detalhada de algo.
(      )  algo que flui e é aceito por muitos.





COMPLETE COM POR QUE, POR QUÊ, PORQUE ou PORQUÊ:

1. Amigos, vocês discutiram               

2. Helinton foi aprovado, entretanto não sabe o                      

3. Márcia viajou,                  foi chamada para um trabalho na Inglaterra.

4. Não sabemos o                da sua reclamação.

5. Andar dois quilômetros a pé,                ?

6.                   não vai à festa de casamento? 

7.                    são difíceis essas questões?

8. Não saí do ônibus,                 estava longe da minha casa.

9. Jean não foi ao baile,                 estava cansado.

10. Quero saber                   não comeu o pedaço do bolo. 

11.                     há tantos políticos corruptos no Brasil?

12. Continuo muito feliz,                    estou com ótimas notas na escola!
RESPONDA ÀS QUESTÕES NO ESTILO DE VESTIBULARES E CONCURSOS

1. Marque a alternativa que contenha o uso correto da grafia dos porquês:
I. Não entendemos _______ ela berrou tão alto.
II. É admirável o ideal _____ você luta.
III. ________ existe o horário de verão?
a) por que –  por que –  por que
b) por que – porque –  por que
c) porque –  por que –  por que
d) porque –  porque – porque
e) por quê –  por quê –  por quê

2. Analise as alternativas:
I. Por quê ainda o filme não começou?
II. Porque as pessoas precisam se expor nas redes sociais?
III. Fizeram o contrato, porque queriam garantir que o serviço fosse feito.
De todas as frases acima, podemos concluir que:
a) as três trazem o uso incorreto do uso dos porquês.
b) somente a alternativa III traz o uso correto dos porquês.
c) as duas primeiras frases trazem o uso correto do uso dos porquês.
d) a frase II traz o uso correto do uso dos porquês.
e) as frases I e III trazem o uso incorreto dos porquês.

3. Leia a frase a seguir:
“Não se sabe ___________os professores estão naquela reunião.” A frase que completa de forma correta a frase é:
a) pôr que.
b) porquê.
c) por que
d) por quê.
e) porquê.

4. Invente uma frase com o uso do porquê exigido:
a) POR QUE: ____________________________________________________
b)PORQUE:______________________________________________________
c) POR QUÊ:_____________________________________________________
 


Atividade de fixação dos Porquês

1)    Complete com (porque, por que, porquê ou por quê) de acordo com o que se pede:

a)    Quero saber _______________ você está assim. (pergunta indireta)
b)    Foi aprovado e não sabe _____________________. (por qual motivo)
c)    ______________ está tão feliz. ( pergunta direta)
d)    Vitória não foi a festa ______________________ não tem vestido. (explicação)
e)    Ignoram o __________________ da sua escolha. (o motivo = substantivo)
f)     São difíceis os caminhos _________________ caminhei. (pelos quais)
g)    Não veio a faculdade _________________ carona? ( pergunta propondo resposta)
h)    Não viajou, _______________não tinha dinheiro. (pois) ( explicação)
i)     _______________ as pessoas vivem brigando? (pergunta direta)
j)     Não viajou _____________? (frase interrogativa)
k)    Ele viajou _____________ foi chamado para uma festa. (uma vez que)
l)     Ela deve estar na escola ______________ está no horário. (resposta)
m)  A mãe quer um ____________ de tanto choro. (substantivo)
n)    Ana não veio a aula ______________ não tem caderno. (pois)
o)    Muitos reclamaram, mas não havia ________________. (por qual motivo)


2)    Complete as frases abaixo com porque, por que, porquê ou por quê:

a)    _________________ ninguém ri agora?
b)    Vitor não aprendeu, _______________?
c)    Afastei-me ______________ ninguém queria ouvir.
d)    O bebê está assustado, _____________ ?
e)    Eis o motivo _____________ venci.
f)     Creio que vou acertar _____________ estudei muito.
g)    _____________ as crianças gritam tanto?
h)    A professora quer saber _____________ eu faltei.
i)     João, _______________ você está triste?
j)     Qual é o ________________ do seu alegria?
k)    Eu já contei as dificuldades ________________ passei?
l)     Pedro vai trabalhar, _____________ precisa.
m)  _______________ vocês estão tão distantes?
n)    Vocês tem muita pressa _______________?
o)    Não há _____________ chorar. A vida é bela.
p)    Você vai ter que me dar alguns ________________!
q)    Vocês vão viajar _____________ tiraram boas notas.
r)     Ele não veio, ______________ choveu muito.
s)    Não vejo _____________ mudar.
 



AVALIAÇÃO

Pais e alunos, as atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário