E.E.E.M. DR OSCAR TOLLENS
LITERATURA
1º ANO ENSINO MÉDIO – MANHÃ E NOITE
AULAS DE 06 DE ABRIL ATÉ 30 DE ABRIL DE 2020
PROFESSORAS LUCIANE TOMÉ, REJANE PIEDADE, MARGARIDA KROEFF, BIANCA
DAMACENA
QUERIDAS ALUNAS E QUERIDOS
ALUNOS, SEGUEM TRÊS ATIVIDADES DE LITERATURA QUE CORRESPONDEM ÀS AULAS DE 06 DE
ABRIL DE 2020 ATÉ 30 DE ABRIL DE 2020. ESSAS ATIVIDADES DEVEM SER COLADAS OU
COPIADAS NO CADERNO PARA SEREM AVALIADAS PELAS PROFESSORAS NO RETORNO ÀS AULAS
PRESENCIAIS.
ATIVIDADE 1
Na atividade 1, você deve fazer
uma leitura atenta das explicações sobre os elementos estruturais do
POEMA. Você já estudou estes conteúdos
nas aulas de Português e isso vai facilitar a realização das atividades
propostas. A atividade 1 é só para ler e compreender o conteúdo.
Gênero textual poema
POEMA é um texto geralmente organizado em VERSOS e
ESTROFES. VERSO é cada linha escrita do
poema. Cada conjunto de versos é chamado de ESTROFE.
Alguns recursos costumam ser empregados na
construção de um poema. São eles ritmo, rima, sonoridade, musicalidade e
expressividade por meio da escolha de palavras.
RITMO é a sucessão de sons que se repetem
regularmente, com acentos fortes e fracos.
RIMA é a repetição de sons semelhantes no final das
palavras ou no final de dois ou mais versos.
SONORIDADE é a qualidade do que sonoro, que se
destaca pelo som, agradável ou não.
Uma das características da poesia contemporânea
(atual) é o uso de VERSOS BRANCOS (sem rimas) e VERSOS LIVRES (sem métrica)
A voz que fala no poema é chamada de EU LÍRICO ou
EU POÉTICO. O eu lírico ou poético é uma criação do autor do poema, mas não
deve ser confundido com ele.
Exemplo dos recursos usados em um poema
A felicidade bate à
sua porta
Sebastião Nunes
Todo mundo é feliz
nos anúncios de cigarro.
Todo mundo é feliz
nos anúncios de bebida.
Todo mundo é feliz
nos anúncios de carro.
Todo mundo é feliz
nos anúncios de tudo.
A melhor garota propaganda
Da publicidade
É a felicidade.
O texto acima “A felicidade bate
à sua porta”, de Sebastião Nunes, é exemplo de um poema formado por 11 versos
distribuídos em 2 estrofes. Esse poema contém rimas, são elas: carro/ cigarro,
publicidade/ felicidade. O ritmo e a sonoridade também são recursos empregados
nesse poema por meio da repetição das expressões “Todo mundo é feliz” e “nos
anúncios”. O tema (assunto) abordado no poema é a promessa da felicidade
presente nos anúncios publicitários, que tentam convencer o consumidor de que
comprar traz felicidade. Essa afirmação tem um tom irônico no poema, em que o
autor satiriza a linguagem publicitária, pois o eu poético tem a intenção de
negar a promessa de felicidade anunciada no título do poema. Uma das funções
desse poema é convencer o leitor dos aspectos negativos da publicidade. No
poema, a compra e o consumo de produtos como carro, bebida e cigarro
representam a felicidade.
ATIVIDADE 2
Na atividade 2, você deve ler o
poema Drumundana, de Alice Ruiz, e
responder às questões de análise e interpretação sobre esse poema, consultando
as explicações que estão na atividade 1.
DRUMUNDANA
Alice Ruiz
e agora maria?
o amor acabou
a filha casou
o filho mudou
teu homem foi pra vida
que tudo cria
a fantasia
que você sonhou
apagou
à luz do dia
e agora maria?
vai com as outras
vai viver
com hipocondria
1.
Marque a única alternativa correta. No poema
“Drumundana”, o que a voz do eu lírico representa?
(A) Representa a voz de quem defende a
autonomia feminina.
(B)
Representa a opressão ao universo masculino.
(C)
Representa a voz de quem defende a autonomia masculina.
(D)
Representa a voz de quem oprime as mulheres.
2.
Marque a única alternativa correta. No poema
“Drumundana”, a quem o eu lírico se dirige? Quem esse interlocutor representa?
(A)
Dirige-se à uma figura feminina, a filha que casou, que representa a mulher
dedicada à vida profissional.
(B)
Dirige-se a uma figura masculina, o filho que mudou, que representa o homem
dedicado à família.
(C)
Dirige-se a uma figura feminina, Maria (“maria”), que representa a mulher
dedicada à família.
(D)
Dirige-se a uma figura masculina, o homem dedicado à vida profissional.
3.
Qual
a diferença entre a trajetória do homem e da mulher, de acordo com o poema
“Drumundana”?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
Explique
com suas palavras os versos a seguir, isto é, qual é a sua interpretação desses
versos?
e agora maria?
vai com as outras
vai viver
com hipocondria
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.
Quais são os temas (assuntos) abordados no
poema? Justifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.
Quantos versos e quantas estrofes há no
poema? Quais as rimas presentes no poema?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 3
LEIA COM ATENÇÃO A EXPLICAÇÃO SOBRE SENTIDO
REFERENCIAL E SENTIDO FIGURADO E DEPOIS RESOLVA A ATIVIDADE.
SENTIDO REFERENCIAL E SENTIDO FIGURADO
Faz parte da natureza da linguagem ser
polissêmica, ou seja, ser capaz de produzir sentidos múltiplos. Chamamos de
sentido REFERENCIAL, DENOTATIVO ou LITERAL, o sentido mais comumente atribuído
às palavras e de sentido FIGURADO ou CONOTATIVO, o novo sentido criado em um
contexto específico.
Exemplo:
Jasmim é uma flor muito perfumada.
FLOR = SENTIDO REFERENCIAL
Minha filha é uma flor. FLOR = SENTIDO
FIGURADO
a) Observe
o significado das palavras sublinhadas no contexto do poema abaixo. Elas estão
sendo usadas com sentido referencial ou sentido figurado? Explique sua
resposta.
O casaco
Um homem estava anoitecido.
Se sentia um trapo social.
Igual se, por fora, usasse um casaco rasgado
E sujo.
Tentou sair da angústia
Isto ser:
Ele queria jogar o casaco rasgado e sujo no lixo.
Ele queria amanhecer.
Manoel de Barros
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Marque
a alternativa em que a sequência de palavras substitui, com sentido REFERENCIAL
(literal, real), as palavras ANOITECIDO, TRAPO, CASACO RASGADO E SUJO e
AMANHECER, respectivamente, no poema “O casaco”.
(A) ALEGRE, AMADO, AMOR, FICAR TRISTE.
(B) FELIZ, VALORIZADO, ENTUSIASMO, FICAR INFELIZ.
(C) INFELIZ, DESPREZADO, SOFRIMENTO, FICAR FELIZ.
(D) INFELIZ, VALORIZADO, ENTUSIASMO, FICAR INFELIZ.
AVALIAÇÃO
Pais e alunos, as atividades deverão estar coladas ou
escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar
a avaliação de todo o material enviado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário