terça-feira, 28 de abril de 2020

LITERATURA - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO (mês de abril)




E.E.E.M. DR OSCAR TOLLENS

LITERATURA

1º ANO ENSINO MÉDIO – MANHÃ E NOITE

AULAS DE 06 DE ABRIL ATÉ 30 DE ABRIL DE 2020

PROFESSORAS LUCIANE TOMÉ, REJANE PIEDADE, MARGARIDA KROEFF, BIANCA DAMACENA


QUERIDAS ALUNAS E QUERIDOS ALUNOS, SEGUEM TRÊS ATIVIDADES DE LITERATURA QUE CORRESPONDEM ÀS AULAS DE 06 DE ABRIL DE 2020 ATÉ 30 DE ABRIL DE 2020. ESSAS ATIVIDADES DEVEM SER COLADAS OU COPIADAS NO CADERNO PARA SEREM AVALIADAS PELAS PROFESSORAS NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS.


ATIVIDADE 1
Na atividade 1, você deve fazer uma leitura atenta das explicações sobre os elementos estruturais do POEMA.  Você já estudou estes conteúdos nas aulas de Português e isso vai facilitar a realização das atividades propostas. A atividade 1 é só para ler e compreender o conteúdo.
Gênero textual poema
POEMA é um texto geralmente organizado em VERSOS e ESTROFES.  VERSO é cada linha escrita do poema. Cada conjunto de versos é chamado de ESTROFE.
Alguns recursos costumam ser empregados na construção de um poema. São eles ritmo, rima, sonoridade, musicalidade e expressividade por meio da escolha de palavras.
RITMO é a sucessão de sons que se repetem regularmente, com acentos fortes e fracos.
RIMA é a repetição de sons semelhantes no final das palavras ou no final de dois ou mais versos.
SONORIDADE é a qualidade do que sonoro, que se destaca pelo som, agradável ou não.
Uma das características da poesia contemporânea (atual) é o uso de VERSOS BRANCOS (sem rimas) e VERSOS LIVRES (sem métrica)
A voz que fala no poema é chamada de EU LÍRICO ou EU POÉTICO. O eu lírico ou poético é uma criação do autor do poema, mas não deve ser confundido com ele.

Exemplo dos recursos usados em um poema
A felicidade bate à sua porta
Sebastião Nunes
Todo mundo é feliz
nos anúncios de cigarro.
Todo mundo é feliz
nos anúncios de bebida.
Todo mundo é feliz
nos anúncios de carro.
Todo mundo é feliz
nos anúncios de tudo.

A melhor garota propaganda
Da publicidade
É a felicidade.
O texto acima “A felicidade bate à sua porta”, de Sebastião Nunes, é exemplo de um poema formado por 11 versos distribuídos em 2 estrofes. Esse poema contém rimas, são elas: carro/ cigarro, publicidade/ felicidade. O ritmo e a sonoridade também são recursos empregados nesse poema por meio da repetição das expressões “Todo mundo é feliz” e “nos anúncios”. O tema (assunto) abordado no poema é a promessa da felicidade presente nos anúncios publicitários, que tentam convencer o consumidor de que comprar traz felicidade. Essa afirmação tem um tom irônico no poema, em que o autor satiriza a linguagem publicitária, pois o eu poético tem a intenção de negar a promessa de felicidade anunciada no título do poema. Uma das funções desse poema é convencer o leitor dos aspectos negativos da publicidade. No poema, a compra e o consumo de produtos como carro, bebida e cigarro representam a felicidade.



ATIVIDADE 2
Na atividade 2, você deve ler o poema Drumundana, de Alice Ruiz, e responder às questões de análise e interpretação sobre esse poema, consultando as explicações que estão na atividade 1.
DRUMUNDANA
Alice Ruiz

e agora maria?
o amor acabou
a filha casou
o filho mudou
teu homem foi pra vida
que tudo cria
a fantasia
que você sonhou
apagou
à luz do dia


e agora maria?
vai com as outras
vai viver
com hipocondria

1.       Marque a única alternativa correta. No poema “Drumundana”, o que a voz do eu lírico representa?
(A) Representa a voz de quem defende a autonomia feminina.
(B) Representa a opressão ao universo masculino.
(C) Representa a voz de quem defende a autonomia masculina.
(D) Representa a voz de quem oprime as mulheres.

2.        Marque a única alternativa correta. No poema “Drumundana”, a quem o eu lírico se dirige? Quem esse interlocutor representa?
(A) Dirige-se à uma figura feminina, a filha que casou, que representa a mulher dedicada à vida profissional.
(B) Dirige-se a uma figura masculina, o filho que mudou, que representa o homem dedicado à família.
(C) Dirige-se a uma figura feminina, Maria (“maria”), que representa a mulher dedicada à família.
(D) Dirige-se a uma figura masculina, o homem dedicado à vida profissional.


3.        Qual a diferença entre a trajetória do homem e da mulher, de acordo com o poema “Drumundana”?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.        Explique com suas palavras os versos a seguir, isto é, qual é a sua interpretação desses versos?
e agora maria?
vai com as outras
vai viver
com hipocondria
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.       Quais são os temas (assuntos) abordados no poema? Justifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.       Quantos versos e quantas estrofes há no poema? Quais as rimas presentes no poema?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




ATIVIDADE 3
LEIA COM ATENÇÃO A EXPLICAÇÃO SOBRE SENTIDO REFERENCIAL E SENTIDO FIGURADO E DEPOIS RESOLVA A ATIVIDADE.

SENTIDO REFERENCIAL E SENTIDO FIGURADO
Faz parte da natureza da linguagem ser polissêmica, ou seja, ser capaz de produzir sentidos múltiplos. Chamamos de sentido REFERENCIAL, DENOTATIVO ou LITERAL, o sentido mais comumente atribuído às palavras e de sentido FIGURADO ou CONOTATIVO, o novo sentido criado em um contexto específico.
Exemplo:
Jasmim é uma flor muito perfumada. FLOR = SENTIDO REFERENCIAL
Minha filha é uma flor.                           FLOR = SENTIDO FIGURADO

a)       Observe o significado das palavras sublinhadas no contexto do poema abaixo. Elas estão sendo usadas com sentido referencial ou sentido figurado? Explique sua resposta.

O casaco

Um homem estava anoitecido.
Se sentia um trapo social.
Igual se, por fora, usasse um casaco rasgado
E sujo.
Tentou sair da angústia
Isto ser:
Ele queria jogar o casaco rasgado e sujo no lixo.
Ele queria amanhecer.
Manoel de Barros
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)      Marque a alternativa em que a sequência de palavras substitui, com sentido REFERENCIAL (literal, real), as palavras ANOITECIDO, TRAPO, CASACO RASGADO E SUJO e AMANHECER, respectivamente, no poema “O casaco”.

(A) ALEGRE, AMADO, AMOR, FICAR TRISTE.
(B) FELIZ, VALORIZADO, ENTUSIASMO, FICAR INFELIZ.
(C) INFELIZ, DESPREZADO, SOFRIMENTO, FICAR FELIZ.
(D) INFELIZ, VALORIZADO, ENTUSIASMO, FICAR INFELIZ.


 


AVALIAÇÃO

Pais e alunos, as atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário