quarta-feira, 15 de abril de 2020

PORTUGUÊS-1º ANO DO MÉDIO-MANHÃ E NOITE


E.E.E.M. DR OSCAR TOLLENS
PORTUGUÊS – 1º ANO ENSINO MÉDIO – MANHÃ E NOITE
AULAS DE 06 DE ABRIL ATÉ 30 DE ABRIL DE 2020
PROFESSORAS LUCIANE TOMÉ, REJANE PIEDADE, MARGARIDA KROEFF

QUERIDAS ALUNAS E QUERIDOS ALUNOS, SEGUEM QUATRO ATIVIDADES DE PORTUGUÊS QUE CORRESPONDEM ÀS AULAS DE 06 DE ABRIL DE 2020 ATÉ 30 DE ABRIL DE 2020. ESSAS ATIVIDADES DEVEM SER COLADAS OU COPIADAS NO CADERNO PARA SEREM AVALIADAS PELAS PROFESSORAS NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS.

ATIVIDADE 1


Na atividade 1, você deve fazer a leitura atenta do texto explicativo a seguir para compreender o que é LINGUAGEM e INTERAÇÃO. Apenas fazer a leitura do texto abaixo.
LINGUAGEM E INTERAÇÃO
É próprio dos seres humanos viver em sociedade. Nascemos, crescemos, estudamos, trabalhamos, temos lazer, consumimos produtos, usamos serviços, produzimos arte, enfim, vivenciamos as diferentes dimensões a nossa existência na convivência com outras pessoas, participando de grupos variados.
Em cada uma dessas dimensões, cumprimos diferentes papéis: de filha, de irmão, de mãe, de aluna, de colega, de amigo, de namorada, de professor, de chefe, de funcionário, de consumidor, de paciente, de especialista, de produtor, de artista, de espectador. Todos esses papéis só existem graças às relações que estabelecemos uns com os outros. Assim, a interação é uma marca da nossa condição humana.
Também é uma característica dos seres humanos a capacidade de simbolizar, de criar relações entre elementos distintos, tomando um deles como uma representação do outro. Essas representações podem ir desde um simples aceno de mão indicando uma saudação como “oi” ou “tchau”, por exemplo, até uma representação mais complexa, como a de uma personagem em uma obra ficcional que simboliza as mazelas ou privilégios de todo um grupo social.
Nas diferentes situações de interação, os seres humanos fazem uso de sistemas organizados de representações. Em uma apresentação de música, por exemplo, os artistas e a plateia interagem por meio da linguagem musical, composta de representações como as notas, os ritmos, a melodia, a harmonia, produzidos por diferentes instrumentos, vozes, sons etc.
Cada uma das diferentes formas de interação humana que faz uso de um sistema organizado de representações constituiu uma linguagem.


ATIVIDADE 2


Na atividade 2, você deve responder às duas questões a seguir, consultando o texto lido na atividade 1.

a) De acordo com o texto da atividade 1, por que a interação é uma marca da nossa condição humana?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



b)  Segundo o texto da atividade 1, o que constitui uma linguagem?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ATIVIDADE 3


Na atividade 3, você precisa ler com muita atenção as explicações do que é LINGUAGEM VERBAL, LINGUAGEM NÃO VERBAL, LINGUAGEM VERBAL e NÃO VERBAL AO MESMO TEMPO.

LINGUAGEM é qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de símbolos (representações) gráficos (escritos), sonoros (de sons), gestuais (com gestos) ... ou seja, linguagem é qualquer modo de comunicação ou de interação entre as pessoas.
A linguagem pode ser de 3 tipos:
·         Verbal
·         Não verbal
·         Verbal e não verbal ao mesmo tempo
LINGUAGEM VERBAL é aquela que usa apenas PALAVRAS escritas ou faladas para comunicar uma ideia ou sentimento. Exemplos: um poema, um texto, a fala de alguém ...
LINGUAGEM NÃO VERBAL é aquela que NÃO usa palavras na comunicação. Isto é, a linguagem não verbal usa sons, gestos, figuras, desenhos, imagens, sinais, cores, movimentos ou qualquer outro recurso que NÃO seja uma palavra.  Alguns exemplos:
Ø  a sinaleira de trânsito – usa as cores verde, amarela e vermelha
Ø  as placas de trânsito – usa letras, desenhos, figuras
Ø  uma pintura em uma tela -  usa desenhos, imagens, figuras, cores, texturas
Ø  a dança -  usa movimentos corporais
Ø  a música – usa os sons dos instrumentos musicais

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL AO MESMO TEMPO é aquela que usa PALAVRAS e outros recursos sonoros, visuais ou gestuais para fazer a comunicação ou interação entre as pessoas. Exemplo:
Ø  uma história em quadrinhos (gibi) que tem o desenho das personagens (linguagem não verbal) e tem também a fala (palavras) dessas personagens nos balõezinhos (linguagem verbal).



ATIVIDADE 4



Na atividade 4, você deve indicar o tipo de linguagem de cada situação comunicativa descrita. Preencha os parênteses de acordo com o tipo de linguagem, conforme a legenda a seguir:
V = VERBAL
NV = NÃO VERBAL
V NV = VERBAL E NÃO VERBAL

a) (      ) um aceno com a mão.
b) (      ) a buzina de um carro
c) (       ) a fala de alguém por WhatsApp
d) (      ) uma fotografia
e) (       ) uma fotografia com legenda
f) (       ) uma pessoa falando e fazendo gestos com as mãos
g) (      ) uma canção com letra e música
h) (      ) uma música instrumental
i) (       ) um cartaz com desenhos e palavras
j) (       ) uma história em quadrinhos só com desenhos
k) (      ) um filme
l) (     ) um espetáculo de dança
m) (      ) uma peça de teatro
n ) (      ) um texto só com palavras


Nenhum comentário:

Postar um comentário