ESCOLA ESTADUAL DE ENSiNO MÉDIO
DR. OSCAR TOLLENS
RUA VIDAL DE NEGREIROS, Nº 432 –
PARTENON
TELEFONE – (51)3384-7067
SUBSTANTIVOS
SUBSTANTIVOS SÃO AS PALAVRAS QUE DÃO NOME AOS SERES,
SENTIMENTOS, LUGARES, QUALIDADES, ETC. OS SUBSTANTIVOS SÃO CLASSIFICADOS DA
SEGUINTE MANEIRA:
§ SUBSTANTIVO PRÓPRIO: DÁ NOME A UM SER
ESPECIFICO E É ESCRITO COM A PRIMEIRA LETRA MAIÚSCULA. EX.: CAMILA;
§ SUBSTANTIVO COMUM: DÁ NOME AOS SERES
DA MESMA ESPÉCIE. EX.: CACHORRO, MENINO, ARVORE;
§ SUBSTANTIVO SIMPLES: É FORMADO POR
APENAS UMA PALAVRA. EX.: CASA.
§ SUBSTANTIVO
COMPOSTO: É FORMADO POR MAIS DE UMA PALAVRA. EX.: GUARDA-ROUPA, GIRASSOL;
§ SUBSTANTIVO
PRIMITIVO: É FORMADO POR UMA PALAVRA QUE NÃO DERIVA DE OUTRA. EX.: CASA;
§ SUBSTANTIVO
DERIVADO: É FORMADO POR UMA PALAVRA QUE TEM ORIGEM EM OUTRA. EX.: CASARÃO.
·
CONCRETO: NOMEIA AS PESSOAS, LUGARES, OBJETOS,
REAIS OU IMAGINÁRIOS. EX: CARRO, PORTA, DUENDE, SACI.
·
ABSTRATO: NOMEIA QUALIDADES, DEFEITOS, AÇÕES,
SENTIMENTOS COMO, FELICIDADE, TRISTEZA, PENSAMENTO, FRIO, CALOR, SEDE.
·
COLETIVO: NOMEIA UM CONJUNTO DE SERES, OBJETOS,
COISAS DE UMA MESMA ESPÉCIE: BANDA, CORDILHEIRA, ARQUIPÉLAGO, QUADRILHA, CACHO,
PENCA, CARDUME, BOIADA (GRUPO DE BOIS), ALCATEIA (LOBOS), ATLAS(MAPAS), BIBLIOTECA
(LIVROS), MATILHA
(CÃES), VOCABULÁRIO (PALAVRAS)
.
UM SUBSTANTIVO PODE TER MAIS DE UMA CLASSIFICAÇÃO. EX.:
CASA – SUBSTANTIVO COMUM, SIMPLES E PRIMITIVO.
ATIVIDADES
1) SUBLINHE OS
SUBSTANTIVOS COMUNS NAS ORAÇÕES ABAIXO:
A) AS CRIANÇAS CORRIAM NA
PRAIA.
B) MEU CACHORRO É GULOSO.
C) O HOMEM BATIA OS PÉS.
D) O RAPAZ CANTA BEM.
E) FUI AO CINEMA NO
DOMINGO.
2) SUBLINHE OS
SUBSTANTIVOS SIMPLES E CIRCULE OS SUBSTANTIVOS COMPOSTOS:
RATO – GUARDA-ROUPA
– ÁRVORE – MACACO – AMOR-PERFEITO – GUARDA-CHUVA – AMOR – HOMEM – BEIJA-FLOR
3) CIRCULE OS
SUBSTANTIVOS PRIMITIVOS E SUBLINHE OS SUBSTANTIVOS DERIVADOS.
LIVRO – SAPATO –
FERRO – PEDRA – FERREIRO PADARIA – PEDREIRO – LIVREIRO – PÃO – PEDRADA
SAPATEIRO – LIVRARIA
4) ESCREVA UM
SUBSTANTIVOS DERIVADO PARA CADA SUBSTANTIVO PRIMITIVO ABAIXO:
A) CHUVA:
B) PEDRA:
C) SAPATO:
D) TINTA:
E) FRUTA:
F) MÁQUINA:
5) ASSINALE COM UM ”X” A COLUNA
CORRETA:
6)
SUBLINHE O SUBSTANTIVO COLETIVO CORRESPONDENTE A CADA UM DOS SUBSTANTIVOS
ABAIXO:
A) MÚSICOS: BANDA –
CACHO – TURMA
B) AVIÕES:
ESQUADRILHA – ÁLBUM – ESQUADRA
C) PORCOS: VARA –
JUNTA – FATO
D) PEIXES:
QUADRILHA – CARDUME – PENCA
E) CABRAS: CACHO –
FATO – TURMA
F) QUADROS:
ESQUADRA – PINACOTECA – ÁLBUM
G) LEIS: CÓDIGO –
FATO – JUNTA
H) CORDA: QUADRILHA
– PENCA – CORDAME
I) CEBOLAS: RÉSTIA
– ÁLBUM – NINHADA
J) ARTISTAS: DISCOTECA –
FAUNA – ELENCO
K) PÁSSAROS: BANDA –
BIBLIOTECA – BANDO
AVALIAÇÃO
Pais e alunos, as atividades deverão estar coladas ou
escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar
a avaliação de todo o material enviado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário