quinta-feira, 4 de junho de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - TURMAS 101,102,103,104,108 (manhã)


 ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DR.OSCAR TOLLENS

EDUCAÇÃO FÍSICA – Professora Lisiane – Turmas 101,102,103,104,108 (manhã)


ATIVIDADES:  

- Separe uma matéria, no seu caderno de aula, para Educação Física

- Realize a leitura do texto. 

- Copie (ou imprima e cole) o título no caderno e responda as questões. 

Essa atividade avaliativa deverá ser entregue até o dia 20/06, via e-mail atividadesfeitas.oscartollens@gmail.com, podendo ser em word ou foto do caderno.
O assunto do e-mail deverá ser: Atividade realizada da disciplina Ed.Física e sua turma. Em caso de dúvidas, entre em contato no e-mail: lisianeedufisica@gmail.com

IMAGEM CORPORAL
A imagem corporal pode ser compreendida como um fator único de cada ser humano, pois reflete a história de uma vida e a trajetória de uma identidade, com suas emoções, pensamentos e representações.




Embora a identidade de um indivíduo seja estruturada ao longo da vida, é durante a adolescência (entre 10 e 19 anos de idade, segundo a Organização Mundial de Saúde), que diversas características, como sexualidade, crenças, desejos e objetivos de vida, se exteriorizam mais intensamente. A maneira como o adolescente percebe seu corpo é condição fundamental na formação de sua identidade. Portanto, a imagem corporal é um fenômeno modificável, que reflete desejos, emoções e interações do indivíduo com outras pessoas. É a figuração do próprio corpo, formada e estruturada na mente do indivíduo, ou seja, a maneira pela qual o corpo se apresenta.

Dimensão cultural  
 A juventude é uma época de grandes transformações desde o aspecto biológico até o aspecto social. É uma etapa de muita insegurança e de constante indefinição, e por isso há uma procura da identidade e busca da aceitação social. 
Cultura é entendida como o conjunto de normas, costumes, valores e hábitos de uma determinada sociedade, e que são passados de geração a geração. Não existe um único conceito de cultura, assim como também não existe uma só cultura e sim “culturas”.  E dessa forma, o corpo é um meio de interação com a cultura, portanto afirmamos que o corpo é cultural, pois sofre influência e modificações constantes.  Os corpos, embora com base biológica semelhante, foram e continuam a ser construídos diferentemente em cada sociedade.

Influência da mídia
A questão da imagem corporal vem sendo cada vez mais discutida e pesquisada por todo o mundo, uma vez que é uma problemática cada vez mais presente entre os jovens. Os padrões de beleza cultuados pela sociedade, difundidos e disseminados pela mídia, conseguem exercer grande influência no público adolescente.
A mídia pode ser considerada um dos mais importantes fatores envolvidos na construção da identidade dos adolescentes, pois produz modelos de vida, de consumo e de comportamento, divulga conhecimentos e debate temas que certamente influenciam a vida de todos. A busca da imagem corporal é um dos fenômenos mais impressionantes na sociedade atual, que acarreta custos elevados, e riscos à saúde, visto que os modelos de referência, quase inatingíveis e distantes da realidade da maioria das pessoas, geram estresse, ansiedade e insatisfação com o corpo.
Além da exposição midiática, apontada por muitos como o principal fator para o descontentamento com a imagem corporal, sabe-se que a insatisfação é na verdade multifatorial, pois remete-se a como o indivíduo interage com o meio em que vive e como se percebe nesse meio. Logo, a cultura, a família e os amigos exercem grande influência e tem grande importância para o aparecimento ou não do sentimento de insatisfação corporal.
Na busca pelos ideais estéticos impostos, muitos adolescentes recorrem a dietas muito restritivas, ao exercício físico exagerado, ao uso de diuréticos e laxantes, de anabolizantes, assim como a procura por cirurgias plásticas estéticas desnecessárias. Tais comportamentos podem estar na gênese de transtornos alimentares como a anorexia nervosa, a bulimia e a compulsão alimentar, que podem comprometer, gravemente, a saúde dos jovens.

QUESTÕES:

1.      Defina o conceito de imagem corporal de acordo com a leitura e a sua interpretação.


2.      A dimensão cultural se refere à sociedade. Você consegue citar uma regra de aceitação social que pode ser imposta aos jovens em um determinado grupo?

3.      A influência da mídia na percepção corporal é cada vez maior e pode trazer consequências para os jovens e adolescentes. Explique essa afirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário