quinta-feira, 26 de março de 2020

Biologia - Semana 1 - 3º Ano do Ensino Médio - Manhã e Noite


ESCOLA ESTADUAL DE ENS. MÉDIO DR. OSCAR TOLLENS
RUA VIDAL DE NEGREIROS, Nº 432 – PARTENON
TELEFONE – (51)3384-7067
Componente curricular: Biologia        Profªs.: Carolina e Cíntia      Atividade 1        3ºANO Médio
Olá queridos alunos!
FRASE DO DIA: SUA PRESENÇA NOS DEIXA FELIZ, MAS O IMPORTANTE AGORA É A PREVENÇÃO.
- Lave as mãos com frequência, não esquecendo nenhum cantinho.
- Fique em casa!
- Além das atividades da escola, que vocês receberão por aqui, faça outras coisas que você gosta: jogar, ler, assistir filmes e séries com seus familiares, conversar com os amigos e família pelas redes sociais.
- Estamos nos cuidando, se cuidem também, vai ficar tudo bem!!
Grande abraço profªs Carol e Cíntia

3ano – mapa conceitual ecologia + sugestão de vídeo https://www.youtube.com/watch?v=TsclSi3nNsI&t=168s + atividade no arquivo 3 ano.



1) (CESGRANRIO) - Um ecossistema tanto terrestre como aquático se define:
a) pela interação dos fatores abióticos e bióticos.
b) pelos fatores ambientais, especialmente climáticos.
c) pela interação de todos os seres vivos.
d) pela interação dos fatores físicos e químicos.
e) exclusivamente por todas as associações de seres vivos.

2) Diferencie Hábitat de Nicho Ecológico.

3) “O mico-leão-dourado e a onça-pintada são animais encontrados em um bioma muito ameaçado: a Mata Atlântica. O mico-leão-dourado é um animal onívoro que se alimenta de frutos e pequenos animais, enquanto a onça é um carnívoro feroz que apresenta dentes fortes capazes até mesmo de quebrar cascos de jabutis”.
    A respeito dos conceitos ecológicos tratados acima, marque a alternativa correta:
    a) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo nicho ecológico.
    b) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo habitat e diferentes nichos ecológicos.
    c) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat.
    d) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam mesmo nicho ecológico e vivem em diferentes habitats.
    e) O mico-leão-dourado e a onça-pintada não apresentam nem o mesmo nicho ecológico nem o mesmo habitat.

4) Construa uma cadeia alimentar indicando produtor, dois consumidores e decompositores; se são autotróficos ou heterotróficos e a qual nível trófico pertencem.

5)  Marque a alternativa que corresponde ao conceito de Ecologia:
a)  É o conjunto de todas as regiões do planeta;
b)  É o estudo das relações entre os seres vivos e o meio ambiente;
c)  É o modo de vida dos animais.

6)  Marque a Alternativa que corresponde ao conceito de espécie:
a)  É o conjunto de indivíduos semelhantes, que são capazes de cruzar entre si e gerar descendentes férteis;
b)  São os seres que vivem em determinada região;
c)  É o lugar onde vivem os animais.

7)  Ao dizer onde uma espécie é encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando respectivamente,
a) Nicho ecológico e habitat.         b) Habitat e biótopo.    c) Habitat e ecossistema.
d) Habitat e nicho ecológico.         d) Nicho ecológico e ecossistema.

8)  (ENCCEJA) A cadeia alimentar é uma sequência de relações alimentares entre os seres vivos, em que um serve de alimento para o outro dentro de um ecossistema. Essa cadeia é formada por seres produtores (que fabricam seus próprios alimentos), os consumidores (que se alimentam de outros seres vivos) e os decompositores (organismos que atuam na transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica). Os consumidores, dependendo dos seres de que se alimentem, podem ser classificados em primários, secundários, terciários e assim sucessivamente. Em um ecossistema de água salgada (mar), podemos encontrar, por ordem alfabética, os seguintes seres marinhos que compõem uma cadeia alimentar:
1 – Algas     2 – Bactérias     3 – Focas      4 – Peixes
Com base nas informações acima, a sequência correta dessa cadeia alimentar é:
a) 1→ 4→3→2.     b) 3→1→2→4.      c) 4→2→1→3.       d) 2→3→4→1.


AVALIAÇÃO:
Pais e Alunos,
As atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno às aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.