ESCOLA
ESTADUAL DE ENS. MÉDIO DR. OSCAR TOLLENS
RUA VIDAL DE
NEGREIROS, Nº 432 – PARTENON
TELEFONE –
(51)3384-7067
Componente curricular: Biologia
Profªs.: Carolina e Cíntia
Atividade 1 3ºANO Médio
Olá queridos alunos!
FRASE DO DIA: SUA PRESENÇA NOS DEIXA FELIZ, MAS O
IMPORTANTE AGORA É A PREVENÇÃO.
- Lave as mãos
com frequência, não esquecendo nenhum cantinho.
- Fique em casa!
- Além das
atividades da escola, que vocês receberão por aqui, faça outras coisas que você
gosta: jogar, ler, assistir filmes e séries com seus familiares, conversar com
os amigos e família pelas redes sociais.
- Estamos nos
cuidando, se cuidem também, vai ficar tudo bem!!
Grande abraço
profªs Carol e Cíntia
3ano – mapa conceitual ecologia + sugestão de vídeo https://www.youtube.com/watch? v=TsclSi3nNsI&t=168s + atividade no arquivo 3 ano.
1)
(CESGRANRIO) - Um ecossistema tanto terrestre como aquático se define:
a) pela
interação dos fatores abióticos e bióticos.
b) pelos
fatores ambientais, especialmente climáticos.
c) pela
interação de todos os seres vivos.
d) pela
interação dos fatores físicos e químicos.
e)
exclusivamente por todas as associações de seres vivos.
2)
Diferencie Hábitat de Nicho Ecológico.
3) “O
mico-leão-dourado e a onça-pintada são animais encontrados em um bioma muito
ameaçado: a Mata Atlântica. O mico-leão-dourado é um animal onívoro que se
alimenta de frutos e pequenos animais, enquanto a onça é um carnívoro feroz que
apresenta dentes fortes capazes até mesmo de quebrar cascos de jabutis”.
A respeito dos conceitos ecológicos
tratados acima, marque a alternativa correta:
a) O mico-leão-dourado e a onça-pintada
apresentam o mesmo nicho ecológico.
b) O mico-leão-dourado e a onça-pintada
apresentam o mesmo habitat e diferentes nichos ecológicos.
c) O mico-leão-dourado e a onça-pintada
apresentam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat.
d) O mico-leão-dourado e a onça-pintada
apresentam mesmo nicho ecológico e vivem em diferentes habitats.
e) O mico-leão-dourado e a onça-pintada não
apresentam nem o mesmo nicho ecológico nem o mesmo habitat.
4) Construa uma
cadeia alimentar indicando produtor, dois consumidores e decompositores; se são
autotróficos ou heterotróficos e a qual nível trófico pertencem.
5)
Marque
a alternativa que corresponde ao conceito de Ecologia:
a) É o conjunto de todas as regiões do
planeta;
b) É o estudo das relações entre os seres
vivos e o meio ambiente;
c) É o modo de vida dos animais.
6)
Marque
a Alternativa que corresponde ao conceito de espécie:
a) É o conjunto de indivíduos
semelhantes, que são capazes de cruzar entre si e gerar descendentes férteis;
b) São os seres que vivem em determinada
região;
c) É o lugar onde vivem os animais.
7) Ao dizer onde uma espécie é encontrada e o que faz
no lugar onde vive, estamos informando respectivamente,
a) Nicho ecológico e habitat. b) Habitat e biótopo. c) Habitat e ecossistema.
d) Habitat e nicho ecológico. d) Nicho ecológico e ecossistema.
8) (ENCCEJA) A cadeia alimentar é uma
sequência de relações alimentares entre os seres vivos, em que um serve de
alimento para o outro dentro de um ecossistema. Essa cadeia é formada por seres
produtores (que fabricam seus próprios alimentos), os consumidores (que se
alimentam de outros seres vivos) e os decompositores (organismos que atuam na
transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica). Os consumidores,
dependendo dos seres de que se alimentem, podem ser classificados em primários,
secundários, terciários e assim sucessivamente. Em um ecossistema de água
salgada (mar), podemos encontrar, por ordem alfabética, os seguintes seres
marinhos que compõem uma cadeia alimentar:
1 –
Algas 2 – Bactérias 3 – Focas 4 – Peixes
Com base nas
informações acima, a sequência correta dessa cadeia alimentar é:
a) 1→
4→3→2. b) 3→1→2→4. c) 4→2→1→3. d) 2→3→4→1.
AVALIAÇÃO:
Pais e Alunos,
As atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno às aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.
As atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno às aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.