sexta-feira, 27 de março de 2020

Geografia - Semana 1 - 6º Ano Ensino Fundamental - Tarde


Geografia - semana 1 – 6° ano fundamental

Formas de orientação
A rosa dos ventos possibilita encontrar a direção de qualquer ponto da linha do horizonte (numa abrangência de 360°). O nome foi criado no século XV por navegadores do mar Mediterrâneo em associação aos ventos que impulsionavam suas embarcações.
.
Imagem: Geografia Geral do Brasil, Geografia – Ensino Médio, página 14

A bússola foi inventada pelos chineses provavelmente no século I, porém, só foi utilizada no século XIII em embarcações venezianas. A partir do século XV, foi fundamental para orientar os marinheiros nas Grandes Navegações.


Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bussola.htm


Sistema de coordenadas geográficas
Para que um ponto ou lugar na superfície terrestre – um objeto, uma cidade, uma ilha -  seja localizado com precisão, utilizamos as coordenadas geográficas. Elas compreendem um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre no qual existe a interseção de duas linhas: os paralelos e os meridianos.
Paralelos
As linhas imaginarias forma criadas para facilitar a divisão da esfera terrestre, orientar a direção e localizar com precisão qualquer ponto do planeta.
O principal paralelo é o Equador, que divide a Terra em duas partes iguais: hemisfério norte ou setentrional e hemisfério sul ou meridional. A partir da linha do Equador, 0º, podemos traçar 90 paralelos no hemisfério norte e 90 no hemisfério sul.  Paralelos são círculos imaginários traçados paralelamente ao Equador. Além do Equador, quatro paralelos recebem nomes especiais: dois trópicos e dois círculos polares. Observe a ilustração. 


Meridianos
Os meridianos são linhas imaginarias traçadas de norte a sul na superfície terrestre, de polo a polo.
O principal meridiano é o Meridiano de Greenwich, que divide a Terra em dois hemisférios, o Ocidental ou Oeste, e o Oriental, ou Leste. Ele representa o grau zero e delimita o que se convencionou ser o “ meio da Terra”.
O meridiano que passa pelo Observatório de Greenwich, nas proximidades de Londres, na Inglaterra, foi definido como o principal. Observe os meridianos da Terra na figura ao lado. 



Refletindo sobre o conteúdo: Cartografia

Com 40 mil quilômetros de extensão a Linha do Equador atravessa 14 países, entre eles o Brasil. Devido à sua localização e grande extensão norte-sul, o Brasil é o único país atravessado ao mesmo tempo pela Linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio.
Observe o mapa do Brasil abaixo, consulte as ilustrações acima e localize os paralelos que atravessam o território brasileiro para responder ás questões.

1. Em relação à Linha do Equador, em quais hemisférios o Brasil está localizado?
2. Em relação ao Meridiano de Greenwich, em qual hemisfério o Brasil se localiza?
3. Quais estados brasileiros são atravessados pela Linha do Equador?
4. Que outro paralelo principal atravessa o Brasil? Quais estados brasileiros são atravessados por essa linha imaginária?
5. No mapa está destacado um meridiano. Quantos graus da linha do Meridiano de Greenwich as localidades situadas nesse meridiano estão distantes?

AVALIAÇÃO:


Pais e Alunos,
As atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno às aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.