sexta-feira, 27 de março de 2020

MATEMÁTICA-SEMANA 1- 8º ANO


Atividade de matemática 8º Ano
Revisão de conteúdos: Conjunto dos Números Inteiros.

conjunto dos números inteiros é formado por todos os números que não são decimais. Em outras palavras, o conjunto dos números inteiros é formado pelo conjunto dos números naturais e seus opostos aditivos. Por exemplo: o número 1 pertence ao conjunto dos números naturais e dos números inteiros. Já o número – 1 pertence apenas ao conjunto dos números inteiros, pois é o oposto aditivo do natural 1.

Elementos do conjunto dos números inteiros
Os elementos do conjunto dos números inteiros são os números naturais, seus opostos aditivos e o zero. Destacamos o zero, pois alguns autores não o consideram como número natural. Portanto, os elementos do conjunto dos números inteiros são:
Z = {…, – 3, – 2, – 1, 0, 1, 2, 3, …}
A letra Z é usada para representar os números inteiros porque essa representação vem do alemão Zahl, que significa “número”.Esse conjunto possui as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

Podemos dizer que dentro do conjunto dos números inteiros há subconjuntos, como:
Z*: formado por todos os números inteiros, exceto pelo zero;

Z+: formado por todos os números inteiros não negativos, ou seja, pelo próprio conjunto dos números naturais. Assim, Z+ = N;

Z+*: formado por todos os números inteiros positivos. Assim, o número zero não está nesse conjunto. Seus elementos são: 1, 2, 3, 4, …;

Z–: formado por todos os números inteiros não positivos, ou seja, pelos opostos aditivos dos números naturais e pelo zero;

Z–*: formado por todos os números inteiros negativos. Assim, o número zero não pertence a esse conjunto.

Reta numérica dos números inteiros: Os números inteiros podem ser colocados sobre uma reta. Para isso, basta marcar o ponto onde será disposto o número zero, chamado origem, escolher uma unidade de medida e usá-la para marcar os números inteiros. A única regra para a construção dessa reta é que os números sejam colocados em sequência crescente, da direita para a esquerda. Por exemplo: suponha que a unidade de medida escolhida seja o centímetro, a reta numérica será parecida com a imagem abaixo:



Módulo ou valor absoluto:módulo, ou valor absoluto, de um número inteiro é a distância desse número até a origem da reta numérica. Em outras palavras, o módulo é a distância entre zero e o número observado na unidade de medida em que a reta foi construída. Como não existem distâncias negativas, o módulo sempre será um número positivo. Além disso, o módulo de um número é representado por esse número entre duas barras, como em: | – 2|.
Então, o módulo de – 2 é a distância desse número até zero, portanto, | – 2| = 2. Observe isso na reta numérica:



Regra de sinais na adição e subtração.
Ø  Sinais iguais,soma e conserva o sinal.
Exemplos:
+3 +5 = +8           7 + 4 = 11            –4 – 5 = –9           –12 – 15 = –27

Ø  Sinais diferentes, subtrai e conserva o sinal do maior.
Exemplos:
+5 – 3 = +2          +3 – 5 = –2         15 – 22 = –7          – 12 + 15 = 3         


Regra de sinais na multiplicação e divisão.

OBS: o ponto ( . ) será usado para a multiplicação e  dois pontos ( : ) será usado para a divisão.

Ø  Sinais iguais, o resultado é positivo.
Exemplos:
+2 . (+5) = + 10, lembrando que o sinal + não é obrigatório aparecer.

  2 . 5 = 10 tem o mesmo resultado.

–3 . (–4) = 12         8 : 2 = 4                     –10 : (–2) = 5

Ø  Sinais diferentes, o resultado é negativo.
Exemplos:
2 x (–5) = – 10               –3 x 4 = –12         +8 : (–2) = –4                     –10 : 2 = –5


Agora é com você: Realize as atividades em seu caderno e apresente os cálculos.

1)      Calcule:
a)      (+7) + (3) =
b)      (+5) – (–2) =
c)      (–8 ) + (+8) =
d)     (–7) – (–8) =
e)      7 – (2) =
f)       (–4) – (–5) + (–8) =
g)      (+7) – (–6) – (–8) =
h)      (–5) + (+2)  – (–1) + (–7) =
i)        (+2) – (–3) + (+5) – (–9) =
j)        10 – 2 –5 – (+2) – (–3) =
k)      (+8) . (+5) =
l)        (–5) . ( +7) =
m)    (–8) . (–7) =
n)      (+9) . (+5) =
o)      (+2) . (–7) =
p)      (–12) . (–15) =
q)      (+42) . (–37) =
r)       (–6) . 0 =
s)       (–34) . (+14) =
t)       13 . 20 =
u)      (–3) . (+2) . (–4) . (–3) =
v)      (+15) : (+3) =
w)    (40) : (–5) =
x)      (–42) : (+7) =
y)      (–75) : (–15) =
z)      (+60) : (–12) =
aa)    (–64) : (+16) =
bb)   (–28) : (–14) =
cc)    42 : 7 =
dd)  265 : (–5) =

2)      Escreva os números inteiros:
a) compreendidos entre 1 e 7
b) compreendidos entre -3 e 3
c) compreendidos entre -4 e 2 

3)      Responda:
a) Qual é o sucessor de +8?
b) Qual é o sucessor de -6?
c) Qual é o sucessor de 0 ?
d) Qual é o antecessor de +8?
e) Qual é o antecessor de -6?
f) Qual é o antecessor de 0 ?

4)       Qual é o número maior?
a) +1 ou -10
b) +30 ou 0
c) -20 ou 0
d) +10 ou -10
e) -20 ou -10
f) +20 ou -30
g) -50 ou +50
h) -30 ou -15 




AVALIAÇÃO:

Pais e Alunos,
As atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno às aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.

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