sexta-feira, 27 de março de 2020

MATEMÁTICA-SEMANA 1- 7º ANO - Tarde



Atividade de matemática 7º Ano
Revisão de conteúdos: Conjunto dos Números Naturais.

conjunto dos números naturais é um conjunto numérico formado por 0, 1, 2, 3, 4, 5, … Dizemos que esse conjunto é infinito positivamente, pois não há números negativos, decimais  e fracionários, ou seja, representam quantias inteiras. Esse conjunto é representado pelo símbolo . Nesse conjunto possui as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
Utilizamos a seguinte notação para representar o conjunto dos números naturais:
 = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, …}
Podemos dizer que dentro do conjunto dos números naturais há subconjuntos, como:
Conjunto dos números naturais não nulos:
* = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, …}
Conjunto dos números naturais pares:
P = {0 , 2, 4, 6, 8, 10, …}
Conjunto dos números naturais ímpares:
I = {1, 3, 5, 7, 9, 11, ...}

Divisores de um número natural: Vamos relembrar o conceito de divisores observando a seguinte situação.
Situação problema:Taís comprou um pacote com 48 balas e tentou repartir igualmente em saquinhos com 5 balas cada um, ou seja, ela conseguiu 9 saquinhos de com 5 balas e sobraram 3 balas. Então ela tentou repartir em saquinhos com 6 balas cada e conseguiu montar 8 saquinhos, sem sobras.
Isso foi possível porque a divisão de 48 : 6 =8 é exata, ou seja 6 é divisor de 48.
  a divisão 48 : 5 = 9 não é exata, pois tem resto 3.
Conclusão: um número natural não nulo “a” é divisor de outro número natural “b” quando a divisão é exata, ou seja, o resto é zero.

Agora que vimos o conceito de divisores podemos estudar o Conjunto dos números naturais primos:
OBS: Números primos são os números naturais que têm apenas dois divisores diferentes: o 1 e ele mesmo.
Exemplo 1: 2 tem apenas os divisores 1 e 2, portanto 2 é um número primo.
Exemplo 2: 17 tem apenas os divisores 1 e 17, portanto 17 é um número primo.
Exemplo 3: 10 tem os divisores 1, 2, 5, 10, portanto 10 não é um número primo.
O conjunto dos números primos é representado: P = {2,3,5,7,11, ...}
Múltiplos de um número natural:Vamos relembrar o conceito de Múltiplos observando a seguinte situação.
Situação problema:Paulo e Rogério colecionam figurinhas. Dessa vez eles estão formando um álbum de carros esportivos. Cada envelope de figurinha que eles compram vem 3 figurinhas diferentes. Esta semana Paulo comprou 5 envelopes de figurinhas e Rogério comprou 3 envelopes.
Quantas figurinhas cada um deles comprou? Vamos montar um quadro com a quantidade de figurinhas de acordo com o número de envelopes.
Nessas situações estão envolvidas multiplicações, veja:
Quantidade de envelopes
Quantidades de figurinhas
1
3
2
6
3
9
4
13
5
15

1x3 = 3
2x3 = 6
3x3 = 9
4x3 = 12
5x3 = 15


Os números 3, 6, 9, 12, 15 são exemplos de números múltiplos de 3.
Então Paulo comprou 15 figurinhas e Rogério 9.
Conclusão: um número natural “a” será múltiplo de um número natural “b” diferente de zero, quando “a” for divisível por “b” ou “b” for divisor de “a”.

Agora é com você: Realize as atividades em seu caderno e apresente os cálculos.

1)      Escreva uma sequência dos 10 primeiros múltiplos dos números abaixo:
a)  6 - ____________________________
b) 14 - ____________________________
2)      Escreva os divisores dos números abaixo:
a) 18_____________________________   
b) 44_____________________________
3)      Quais dos números a seguir estão entre os divisores de 148? Verifique os divisores em cada alternativa e marque a correta.
a) 4, 7 e 8
b) 4, 8 e 37
c) 2, 4, 37 e 148
d) 2, 8 e 37
e) 2, 4, 7 e 37
4)      Qual a definição de número primo?

5)      Escreva a sequencia dos 15 primeiros números primos:

6)      Messi comprou 4  jogos de vídeo game e gastou R$ 235,00. Se os jogos custam todos os mesmo valor, quanto Messi pagou por cada jogo?
7)      Efetue e mostre os cálculos: 
a) 2154 + 125 =                                                    g) 184 x 5 =
b) 125487 + 698 =                                               h) 540 x 14 =
c) 45800 + 12548 =                                             i) 971 x 398
d) 458 + 65487 =                                                j) 125 :  3 =
e) 5487 – 25 =                                                     k) 1500 : 12 =
f) 254 – 49 =                                                       l)  =
  m)

AVALIAÇÃO:

Pais e Alunos,
As atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno às aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.



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