Atividade de matemática 7º
Ano
Revisão de conteúdos: Conjunto dos Números Naturais.
O conjunto dos números naturais é
um conjunto numérico formado por 0, 1, 2, 3, 4, 5, … Dizemos que esse conjunto
é infinito positivamente, pois não há números negativos, decimais e fracionários, ou seja, representam quantias
inteiras. Esse conjunto é representado pelo símbolo . Nesse conjunto possui as operações
de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
Utilizamos a seguinte notação para representar o conjunto
dos números naturais:
= {0,
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, …}
Podemos dizer que dentro do conjunto dos números naturais
há subconjuntos, como:
Conjunto dos números naturais não nulos:
* = {1, 2,
3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, …}
Conjunto dos números naturais pares:
P = {0 , 2, 4, 6, 8, 10, …}
Conjunto dos números naturais ímpares:
I = {1, 3, 5, 7, 9, 11, ...}
Divisores de um número natural:
Vamos relembrar o conceito de divisores observando a seguinte situação.
Situação problema:Taís
comprou um pacote com 48 balas e tentou repartir igualmente em saquinhos com 5
balas cada um, ou seja, ela conseguiu 9 saquinhos de com 5 balas e sobraram 3
balas. Então ela tentou repartir em saquinhos com 6 balas cada e conseguiu
montar 8 saquinhos, sem sobras.
Isso foi possível porque a divisão de 48 : 6 =8 é exata, ou seja 6 é
divisor de 48.
Já a divisão 48 : 5 = 9 não é
exata, pois tem resto 3.
Conclusão: um número natural
não nulo “a” é divisor de outro número natural “b” quando a divisão é exata, ou seja, o resto é zero.
Agora que vimos o conceito de divisores podemos estudar o Conjunto
dos números naturais primos:
OBS: Números primos são os números naturais
que têm apenas dois divisores diferentes: o 1 e ele mesmo.
Exemplo 1: 2 tem apenas os divisores 1 e 2, portanto 2 é um número primo.
Exemplo 2: 17 tem apenas os divisores 1 e 17, portanto 17 é um número primo.
Exemplo 3: 10 tem os divisores 1, 2, 5, 10, portanto 10 não é um número primo.
O conjunto dos números primos é representado: P =
{2,3,5,7,11, ...}
Múltiplos de um número natural:Vamos
relembrar o conceito de Múltiplos observando a seguinte situação.
Situação problema:Paulo e
Rogério colecionam figurinhas. Dessa vez eles estão formando um álbum de carros
esportivos. Cada envelope de figurinha que eles compram vem 3 figurinhas
diferentes. Esta semana Paulo comprou 5 envelopes de figurinhas e Rogério
comprou 3 envelopes.
Quantas figurinhas cada um deles comprou? Vamos montar um quadro com a
quantidade de figurinhas de acordo com o número de envelopes.
Nessas situações estão envolvidas multiplicações, veja:
Quantidade de envelopes
|
Quantidades de figurinhas
|
1
|
3
|
2
|
6
|
3
|
9
|
4
|
13
|
5
|
15
|
1x3 = 3
2x3 = 6
3x3 = 9
4x3 = 12
5x3 = 15
Os números 3, 6, 9, 12, 15 são exemplos de números múltiplos de 3.
Então Paulo comprou 15 figurinhas e Rogério 9.
Conclusão: um número natural
“a” será múltiplo de um número natural “b” diferente de zero, quando “a” for
divisível por “b” ou “b” for divisor de “a”.
Agora é com você: Realize as atividades em seu caderno e apresente os
cálculos.
1)
Escreva uma sequência dos 10 primeiros
múltiplos dos números abaixo:
a) 6 - ____________________________
b) 14 -
____________________________
2)
Escreva os divisores dos números abaixo:
a)
18_____________________________
b)
44_____________________________
3)
Quais dos números a seguir estão entre
os divisores de 148? Verifique os divisores em cada alternativa e marque a
correta.
a) 4, 7 e 8
b) 4, 8 e 37
c) 2, 4, 37 e 148
d) 2, 8 e 37
e) 2, 4, 7 e 37
4)
Qual a definição de número primo?
5)
Escreva a sequencia dos 15 primeiros
números primos:
6)
Messi comprou 4 jogos de vídeo game e gastou R$ 235,00. Se os
jogos custam todos os mesmo valor, quanto Messi pagou por cada jogo?
7)
Efetue e mostre os cálculos:
a) 2154 + 125 =
g) 184 x 5 =
b) 125487 + 698 = h) 540 x 14 =
c) 45800 + 12548 = i) 971 x 398
d) 458 + 65487 =
j) 125 : 3 =
e) 5487 – 25 =
k) 1500 : 12 =
f) 254 – 49 =
l) =
m)
AVALIAÇÃO:
Pais e Alunos,
As atividades deverão estar coladas ou
escritas no caderno para que no retorno às aulas os professores possam realizar
a avaliação de todo o material enviado.
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