Atividade
de matemática 9º Ano
Revisão de conteúdos: Expressões algébricas, valor numérico
de uma expressão algébrica e equação do 1º grau.
EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
As expressões algébricas são
expressões que envolvem variáveis e números com operações da aritmética. As
variáveis podem assumir qualquer valor numérico.
Diferentemente das expressões
numéricas, que são expressões envolvendo
números e operações da aritmética, as expressões algébricas vai um pouco além,
representam também os valores desconhecidos.
As letras são chamadas de
incógnitas, que são números que não conhecemos. A representação dessas
incógnitas é de responsabilidade da álgebra, por isso as expressões envolvendo
incógnitas são chamadas de expressões algébricas.
Assim sendo, são exemplos de
expressões algébricas:
1) 4x + 2y
2) 16z
3) 22xa + y – 164x2y2
Assim como na escrita da língua
portuguesa temos um código de escrita, também de forma semelhante temos na
matemática um código que facilita a escrita.
Veja os exemplos:
Exemplo 1: Y+10
Y é a minha incógnita, número qualquer (valor desconhecido).
A soma de um número qualquer mais 10.
10 unidades a mais do que um número representado por Y.
Exemplo 2: 5 . K
K é a minha incógnita, número qualquer (valor desconhecido).
O produto de 5 por um número qualquer.
O quíntuplo de um número qualquer.
Y é a minha incógnita, número qualquer (valor desconhecido).
A soma de um número qualquer mais 10.
10 unidades a mais do que um número representado por Y.
Exemplo 2: 5 . K
K é a minha incógnita, número qualquer (valor desconhecido).
O produto de 5 por um número qualquer.
O quíntuplo de um número qualquer.
Exemplo 3: O triplo de um número
qualquer somado a sua metade. R: 3y +
Exemplo 4: a diferença do quadrado
de um número qualquer com o oposto de –5.
R:
VALOR NÚMERICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA
Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica,
você deve proceder do seguinte modo:
1º Substituir as letras por números reais dados.
2º Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem:
a) Potenciação
b) Divisão e multiplicação
c) Adição e subtração
IMPORTANTE!
Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos
Exemplo 1:
Calcular o valor numérica de 2x + 3a
para x = 5 e a = –4
2.x+ 3.a
2 . 5 + 3 . (–4)
10 + (–12)
–2
Exemplo 2:
Calcular o valor numérico de x² – 7x +y
para x = 5 e y = –1
x² – 7x + y
5² – 7 . 5 + (–1)
25 – 35 –1
–10 – 1
–11
Exemplo 3:
Calcular o valor numérico de :
2 a +
+ m ( para a = –1 e m = 3)
2. (–1) +
+ 3
–2
+3
1º Substituir as letras por números reais dados.
2º Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem:
a) Potenciação
b) Divisão e multiplicação
c) Adição e subtração
IMPORTANTE!
Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos
Exemplo 1:
Calcular o valor numérica de 2x + 3a
para x = 5 e a = –4
2.x+ 3.a
2 . 5 + 3 . (–4)
10 + (–12)
–2
Exemplo 2:
Calcular o valor numérico de x² – 7x +y
para x = 5 e y = –1
x² – 7x + y
5² – 7 . 5 + (–1)
25 – 35 –1
–10 – 1
–11
Exemplo 3:
Calcular o valor numérico de :
2 a +
2. (–1) +
–2
–2 – 3 + 3
–2
Exemplo 4:
Exemplo 4:
As variáveis b, que
representa a base, e h, que representa a altura, devem ser
substituídas por valores numéricos dados no problema.
Por exemplo, se um retângulo
mede 10 cm de base e 5 cm de altura,
substituindo os valores nas variáveis da fórmula, temos:
A = b . h = 10 . 5 = 50 cm²
EQUAÇÃO DO 1º GRAU
A equação do
primeiro grau com uma incógnita é uma
ferramenta que resolve grandes problemas na matemática e até mesmo no nosso cotidiano. Essas equações são
provenientes de polinômios de grau 1, e sua
solução é um valor que zera tal polinômio, ou
seja, encontrado o valor da incógnita e substituindo-o na expressão, vamos
encontrar uma identidade matemática que consiste em uma igualdade verdadeira,
por exemplo, 4 = 22.
O
QUE É UMA EQUAÇÃO DO 1º GRAU?
Uma equação do primeiro grau é uma expressão em que o grau da
incógnita é 1, isto é, o expoente da incógnita é igual a 1. Podemos representar uma equação do primeiro grau, de
maneira geral, da seguinte forma:
ax + b = 0
No caso acima, x é
a incógnita, ou seja, o valor que devemos
encontrar, e a e b são
chamados de coeficientes da
equação. O valor do coeficiente a deve
ser sempre diferente de 0.
EXEMPLOS DE
RESOLUÇÃO NAS EQUAÇÕES DE 1º GRAU.
AGORA É COM VOCE:
1)
Escreva na forma de
uma expressão algébrica sendo N um número natural qualquer:
a)
o triplo de um número:
b)
a metade do triplo de um número:
c)
a quarta parte do quadrado de um número:
d) o quíntuplo de um terço de um número:
2)
Sabendo que x = 4, determine
o perímetro do polígono:
a)81
b) 79
c) 78
d) 86
3)
Calcule o valor
numérico das expressões:
a) x – y (para x =5 e y = -4)
a) x – y (para x =5 e y = -4)
b) 3x + a (para x =2 e a=6)
c) 2x + m ( para x = -1 e m = -3)
d) m – 2 a ( para m =3 e a = -5)
e) a³ - 5 a (para a = -2)
f) x² - 2y ( para x = -3 e y =5)
g) 3a² - b² (para a = -2 e b = -7)
h) 5a² + 3ab (para a = -3 e b = 4)
c) 2x + m ( para x = -1 e m = -3)
d) m – 2 a ( para m =3 e a = -5)
e) a³ - 5 a (para a = -2)
f) x² - 2y ( para x = -3 e y =5)
g) 3a² - b² (para a = -2 e b = -7)
h) 5a² + 3ab (para a = -3 e b = 4)
4)
Considere a fórmula e
determine o valor de F em cada questão:
a) F = 2x + b; para
x = 5 e b =- 6
b) F= - 4x + b;para
x = -8 e b = 10
c) F = x + 3b, para x= 10 e b = -9
5)
Determine a raiz de
cada equação a seguir (resolva descobrindo o valor do termo x
desconhecido), considerando U = Q:
a) x - 17 = -9
b) 2x = -7
c) 3x + 2 = 2x - 11
d) 2x = 16
e) x = -5
f) 2x + 14 = 5x - 1
a) x - 17 = -9
b) 2x = -7
c) 3x + 2 = 2x - 11
d) 2x = 16
e) x = -5
f) 2x + 14 = 5x - 1
g) X + 1 = 10
h) 2X – 4 = 3 – 6X
i) 2X + 10 = 20
j) 2(X + 1)= X + 10
6)
Um avião percorre 2 700 km em quatro horas. Em
uma hora e 20 minutos de voo, quanto percorrerá?
7)
O triplo da altura de Joana e mais 15cm dá
441cm. Qual a altura de Joana?
8)
Somando-se 489 à
metade de um número, obtemos o dobro dele. Qual é esse número?
9)
Um número mais a sua
metade é igual a 150. Qual é esse número?
AVALIAÇÃO:
Pais e Alunos,
As atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno às aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.
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