E.E.E.M.
OSCAR TOLLENS – ENSINO MÉDIO / MANHÃ
1º
ANO / MANHÃ
PORTUGUÊS
E LITERATURA
SEMANA
1
ESTUDO
DO TEXTO: POEMA
LEIA COM ATENÇÃO:
Ø
O poema é
um tipo de texto organizado em versos que utiliza recursos sonoros (ritmo,
rimas e sons) e a linguagem poética, isto é, aquela que, por meio da criação de
imagens e de associações inusitadas, possibilita mais de uma leitura.
Ø
Verso é
cada linha escrita do poema.
Ø
Estrofe é
cada conjunto de versos de um poema.
Ø
Rima é
repetição de sons finais das palavras. Exemplo: dente rima com pente ou amigo
rima com filho.
Ø
Eu lírico
ou eu poético é a voz que fala no poema, é o ser (personagem, pessoa) que se
expressa no poema.
Ø
Sentido
denotativo é o sentido real de uma palavra. Exemplo: Peguei uma flor do jardim.
Ø
Sentido
conotativo é o sentido figurado de uma palavra. Exemplo: Minha filha é uma flor.
1. Leia o poema de Mário Quintana e responda.
Da vez primeira em que me assassinaram,
Perdi um jeito de sorrir que eu tinha.
Depois, a cada vez que me mataram,
Foram levando qualquer coisa minha.
a. Quantos versos há no poema?
_____________________________________________________________________________
b. Quais são as palavras que rimam no poema? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c. No poema, as palavras ASSASSINARAM e MATARAM são usadas no sentido
CONOTATIVO ou DENOTATIVO? Explique.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d. Qual sentimento o EU POÉTICO está expressando no poema? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. LEIA O POEMA VOZES-MULHERES DA POETA CONCEIÇÃO EVARISTO E MARQUE (V)
PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E (F) PARA AS FALSAS.
A voz de minha bisavó
ecoou criança
nos porões do navio.
ecoou lamentos
de uma infância perdida.
A voz de minha avó
ecoou obediência
aos brancos-donos de tudo.
A voz de minha mãe
ecoou baixinho revolta
no fundo das cozinhas alheias
debaixo das trouxas
roupagens sujas dos brancos
pelo caminho empoeirado
rumo à favela
A minha voz ainda
ecoa versos perplexos
com rimas de sangue
e
fome.
A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas.
A voz de minha filha
recolhe em si
a fala e o ato.
O ontem – o hoje – o agora.
Na voz de minha filha
se fará ouvir a ressonância
O eco da vida-liberdade.
A)( ) A primeira estrofe do
poema faz referência às vozes, aos lamentos, aos sofrimentos das crianças
africanas que foram tiradas de suas famílias e levadas em porões de navios
negreiros à lugares desconhecidos, em condições sub-humanas para serem
escravizadas, perdendo sua identidade humana e cultural.
B)( ) O eu lírico masculino
fala apenas por si, sua voz é unicamente individual.
C)( ) O eu lírico feminino
elogia o passado e revela a falta de consciência das mulheres negras.
D)( ) O poema expressa somente
a voz de uma mulher negra que vive o momento histórico atual brasileiro
E)( ) No poema não há
elaboração dos recursos sonoros, pois não há rimas nem repetição de palavras e expressões.
F)( ) O poema expressa as
múltiplas vozes de mulheres negras que viveram momentos históricos e
cronológicos diferentes.
G)( ) O eu lírico feminino
fala por si e por todas as mulheres
negras. Sua voz é, ao mesmo tempo, individual e coletiva.
H)( ) O eu lírico feminino
denuncia o passado e revela a crescente
tomada de consciência das mulheres negras.
I)( ) No poema, a memória é
defendida como forma de resistência e de construção da identidade
afro-brasileira, afrodescendente.
J)( ) Os versos da última
estrofe referem-se à voz da mulher negra livre, à sua emancipação e às suas
conquistas sociais, que são o resultado da união e da luta de suas ancestrais.
3. De acordo com o sentido do poema, explique o uso dos TEMPOS VERBAIS
dos verbos sublinhados. Isto é, por que ECOOU está no tempo passado, ECOA está
no tempo presente e FARÁ OUVIR está no tempo futuro? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
AVALIAÇÃO
PAIS E ALUNOS, AS ATIVIDADES DEVERÃO ESTAR COLADAS OU
COPIADAS NO CADERNO, PARA QUE, NO RETORNO ÀS AULAS, A PROFESSORA POSSA REALIZAR
A CORREÇÃO E AVALIAÇÃO DE TODO MATERIAL ENVIADO.