domingo, 29 de março de 2020

Português/Literatura - Semana 1 - 1º Ano Ensino Médio - Manhã e Noite


E.E.E.M. OSCAR TOLLENS – ENSINO MÉDIO / MANHÃ

1º ANO / MANHÃ
PORTUGUÊS E LITERATURA

SEMANA 1


ESTUDO DO TEXTO: POEMA
LEIA COM ATENÇÃO:

Ø  O poema é um tipo de texto organizado em versos que utiliza recursos sonoros (ritmo, rimas e sons) e a linguagem poética, isto é, aquela que, por meio da criação de imagens e de associações inusitadas, possibilita mais de uma leitura.
Ø  Verso é cada linha escrita do poema.
Ø  Estrofe é cada conjunto de versos de um poema.
Ø  Rima é repetição de sons finais das palavras. Exemplo: dente rima com pente ou amigo rima com filho.
Ø  Eu lírico ou eu poético é a voz que fala no poema, é o ser (personagem, pessoa) que se expressa no poema.
Ø  Sentido denotativo é o sentido real de uma palavra. Exemplo: Peguei uma flor do jardim.
Ø  Sentido conotativo é o sentido figurado de uma palavra. Exemplo: Minha filha é uma flor.


1. Leia o poema de Mário Quintana e responda.

Da vez primeira em que me assassinaram,
Perdi um jeito de sorrir que eu tinha.
Depois, a cada vez que me mataram,
Foram levando qualquer coisa minha.

a. Quantos versos há no poema? _____________________________________________________________________________
b. Quais são as palavras que rimam no poema? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c. No poema, as palavras ASSASSINARAM e MATARAM são usadas no sentido CONOTATIVO ou DENOTATIVO? Explique. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d. Qual sentimento o EU POÉTICO está expressando no poema? Explique. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. LEIA O POEMA VOZES-MULHERES DA POETA CONCEIÇÃO EVARISTO E MARQUE (V) PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E (F) PARA AS FALSAS.

A voz de minha bisavó
ecoou criança
nos porões do navio.
ecoou lamentos
de uma infância perdida.

A voz de minha avó
ecoou obediência
aos brancos-donos de tudo.

A voz de minha mãe
ecoou baixinho revolta
no fundo das cozinhas alheias
debaixo das trouxas
roupagens sujas dos brancos
pelo caminho empoeirado
rumo à favela

A minha voz ainda
ecoa versos perplexos
com rimas de sangue
        e
        fome.

A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas.

A voz de minha filha
recolhe em si
a fala e o ato.
O ontem – o hoje – o agora.
Na voz de minha filha
se fará ouvir a ressonância
O eco da vida-liberdade.

A)(    ) A primeira estrofe do poema faz referência às vozes, aos lamentos, aos sofrimentos das crianças africanas que foram tiradas de suas famílias e levadas em porões de navios negreiros à lugares desconhecidos, em condições sub-humanas para serem escravizadas, perdendo sua identidade humana e cultural.
B)(    ) O eu lírico masculino fala apenas por si, sua voz é unicamente individual.
C)(    ) O eu lírico feminino elogia o passado e revela a falta de consciência das mulheres negras.
D)(    ) O poema expressa somente a voz de uma mulher negra que vive o momento histórico atual brasileiro
E)(    ) No poema não há elaboração dos recursos sonoros, pois não há rimas  nem repetição de palavras e expressões.
F)(    ) O poema expressa as múltiplas vozes de mulheres negras que viveram momentos históricos e cronológicos diferentes.
G)(    ) O eu lírico feminino fala por si  e por todas as mulheres negras. Sua voz é, ao mesmo tempo, individual e coletiva.
H)(    ) O eu lírico feminino denuncia o passado e  revela a crescente tomada de consciência das mulheres negras.
I)(    ) No poema, a memória é defendida como forma de resistência e de construção da identidade afro-brasileira, afrodescendente.
J)(    ) Os versos da última estrofe referem-se à voz da mulher negra livre, à sua emancipação e às suas conquistas sociais, que são o resultado da união e da luta de suas ancestrais.

3. De acordo com o sentido do poema, explique o uso dos TEMPOS VERBAIS dos verbos sublinhados. Isto é, por que ECOOU está no tempo passado, ECOA está no tempo presente e FARÁ OUVIR está no tempo futuro? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

AVALIAÇÃO
PAIS E ALUNOS, AS ATIVIDADES DEVERÃO ESTAR COLADAS OU COPIADAS NO CADERNO, PARA QUE, NO RETORNO ÀS AULAS, A PROFESSORA POSSA REALIZAR A CORREÇÃO E AVALIAÇÃO DE TODO MATERIAL ENVIADO.