segunda-feira, 27 de abril de 2020

BIOLOGIA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO




Componente curricular: Cíntia        Profªs.:Carolina e Cíntia      Semana 6, 7 e 8    3ºANO

Olá queridos alunos!
Vamos para mais uma atividade?
Esperamos que estejam se cuidando, mantendo o distanciamento social e as recomendações de higiene (pessoal e dos ambientes/alimentos).
Logo estaremos todos juntos! Fiquem bem!

Sugestão de vídeo:

Fluxo de energia
As inter-relações ocorrem de maneira dinâmica e equilibrada, mantendo o fluxo de energia. Alguns organismos detêm recursos do ambiente (luz, gases, água, sais minerais), enquanto outros se alimentam de seres vivos e geram resíduos, como fezes e urina. Estes resíduos podem ser recursos para outros organismos. A maior parte da energia que entra em um ecossistema é proveniente da radiação solar.
Os organismos produtores que realizam fotossíntese absorvem energia solar e fixam-na em energia química. Quando os consumidores alimentam-se dos produtores, parte dessa energia segue para esses organismos, que, ao servirem de alimento para outros seres vivos, também lhes passam parte da energia. portanto, flui, em um sentido unidirecional, passando de um nível inferior para um superior.
... Relembrando...
Esquema da Fotossíntese:
Luz solar + CO2 + água e sais minerais  = glicose (para utilização do próprio vegetal) + Oxigênio (liberado no ambiente)
 


Níveis tróficos:
·         PRODUTORES:  é o primeiro nível trófico, onde encontram-se os organismo AUTRÓTOFOS, ou seja, aqueles capazes nutrir-se a partir da fotossíntese.
Exemplos: as algas e os vegetais.
·         CONSUMIDORES:  são seres vivos que se alimentam de outros seres vivos para conseguirem a energia e os nutrientes necessários para sua sobrevivência. Organismos consumidores são, portanto, HETEROTRÓFICOS.
Os organismos consumidores podem ser ainda classificados em primários, secundários, terciários, quaternários e assim sucessivamente. 
detritívoros são os animais que se alimentam de matéria orgânica degradada ou organismos mortos, por exemplo, urubus e hienas.

·         DECOMPOSITORES: são organismos heterotróficos que participam da cadeia alimentar realizando a decomposição, desmanchando a matéria orgânica e devolvendo os nutrientes para o ambiente. Exemplos: fungos e bactérias.

Cadeia alimentar:
Os ecossistemas caracterizam-se por sequências de transferências de energia e de matéria a partir de produtores. É uma sequência linear, em que os organismos servem de alimento uns para os outros, incluindo os produtores, consumidores e decompositores.

·         As setas sempre indicam a direção para onde a energia está sendo transferida. 






Teia alimentar:
Nos ecossistemas, as cadeias alimentares são inter-relacionadas, formando uma teia alimentar
A teia não apresenta um fluxo unidirecional, como a cadeia alimentar, pois mostra que um mesmo organismo pode apresentar diferentes hábitos alimentares e, consequentemente, ocupar diferentes níveis tróficos. As teias representam as relações que ocorrem na natureza.
 


Atividades

1) Há espécies de insetos, como por exemplo, o Aedes aegypti em que machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, porém na hora de se alimentar, a fêmea busca o sangue de outros animais, enquanto que o macho se alimenta de frutas ou outros vegetais adocicados. Assim, podemos afirmar que o macho e a fêmea:
A) ocupam nicho ecológico diferentes, no mesmo habitat.
B) ocupam o mesmo nicho ecológico, porém com habitats diferentes.
C) São consumidores detritívoros.
D) são consumidores primários.
E) são consumidores secundários .

2) Animais carnívoros que se alimentam somente de herbívoros são classificadas como:
a) Consumidores primários                       b) Consumidores secundários
c)  Consumidores terciários                      d) Decompositores

3) Assinale a alternativa que contém as palavras que completam a seguinte frase:
Em uma cadeia alimentar, os __________se alimentam dos _________, pois eles são seres _______ capazes de produzirem o próprio alimento e sempre ocupam o ________ nível trófico de qualquer cadeia alimentar.
a) Consumidores primários, produtores, autótrofos, primeiro.
b) Consumidores secundários, Consumidores primários, heterótrofos, primeiro.
c)  Consumidores primários, decompositores, autótrofos, segundo.
d)  Consumidores terciários, saprófagos, heterótrofos, último.

4) As cadeias alimentares mostram as relações de alimentação observadas em um ecossistema. Sobre as cadeias alimentares, marque a alternativa correta.
a) Nas cadeias alimentares, um mesmo organismo pode ocupar diferentes níveis tróficos.
b) As cadeias alimentares sempre se iniciam com os decompositores.
c) Consumidores secundários são sempre herbívoros.
d) Nas cadeias alimentares, observa-se o fluxo unidirecional dos nutrientes e da energia.
e) Na cadeia alimentar, os organismos heterotróficos são chamados de produtores.

5) Sobre os diferentes níveis tróficos observados em cadeias e teias alimentares, marque a alternativa incorreta.
a) Organismos fotossintetizantes fazem parte dos produtores.
b) No nível de decompositores, encontramos, por exemplo, os fungos, organismos autotróficos.
c) Consumidores são organismos incapazes de sintetizar seu próprio alimento.
d) Os consumidores que se alimentam dos produtores são chamados de consumidores primários.
e) A cada nível trófico parte da energia é perdida.

6) No Pantanal existe um grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios, lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente nesses ambientes. Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de:
a) Consumidores primários.          b) Consumidores secundários.        c) Consumidores terciários.
d) Produtores primários.                e) Decompositores.

7) Em uma cadeia alimentar, o homem poderá ser classificado como consumidor primário e secundário quando se alimentar, respectivamente, de:
a) Leite e queijo.                              b) Salada e arroz.                           c) Arroz e feijão.
d) Batata-doce e carne bovina.     e) Frango grelhado e leite.

8) Em um ecossistema, um sapo alimenta-se de um grilo, que, por sua vez, alimenta-se de vegetais. O sapo, posteriormente, serve de alimento para uma cobra, que se torna presa de um gavião. Além da cobra, o gavião também se alimenta, nesse ecossistema, de pássaros herbívoros. Baseando-se nessa descrição, marque a alternativa que indica os dois níveis tróficos ocupados pelo gavião nesse ecossistema.
a) Consumidor primário e secundário.
b) Consumidor secundário e terciário.
c) Consumidor terciário e quaternário.
d) Consumidor secundário e quaternário.
e) Consumidor primário e terciário.

9) "No Pantanal, plantas aquáticas servem de alimento para lambaris, pacus e capivaras. Nesse ambiente, piranhas alimentam-se de lambaris e pacus. Já as ariranhas sobrevivem, alimentando-se de pacus e piranhas."
Na teia alimentar descrita no trecho acima, os organismos que ocupam dois níveis tróficos são:
a) lambaris.                                      b) pacus.                                       c) capivaras.
d) piranhas.                                     e) ariranhas.

10) A cadeia alimentar é uma sequência de relações alimentares entre os seres vivos, em que um serve de alimento para o outro dentro de um ecossistema. Essa cadeia é formada por seres produtores (que fabricam seus próprios alimentos), os consumidores (que se alimentam de outros seres vivos) e os decompositores (organismos que atuam na transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica). Os consumidores, dependendo dos seres de que se alimentem, podem ser classificados em primários, secundários, terciários e assim sucessivamente. Em um ecossistema de água salgada (mar), podemos encontrar, por ordem alfabética, os seguintes seres marinhos que compõem uma cadeia alimentar:
1 – Algas     2 – Bactérias     3 – Focas      4 – Peixes
Com base nas informações acima, a sequência correta dessa cadeia alimentar é:
a) 1→ 4→3→2.     b) 3→1→2→4.      c) 4→2→1→3.       d) 2→3→4→1.

11) (Fund. Bradesco) A lã natural, utilizada na confecção de malhas, depende da fotossíntese. Esta afirmação está correta pela seguinte razão:
a) O carneiro realiza a fotossíntese para produzir lã.
b) O carneiro se alimenta de plantas, e as plantas dependem diretamente da fotossíntese.
c) O carneiro produz seu próprio alimento através da fotossíntese.
d) O processo da fotossíntese age diretamente na pele do carneiro, estimulando a produção de lã.
e) A fotossíntese é responsável pela tonalidade da lã.

12) (Enem 2013) 





QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
A posição ocupada pela vaca, na interação apresentada na tirinha, a caracteriza como:
a)Produtora   b) consumidora primária  c) consumidora secundária    d)decompositora

 







AVALIAÇÃO

Pais e alunos, as atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário