sexta-feira, 3 de abril de 2020

BIOLOGIA-SEMANA 2 e 3, 1º ANO DO MÉDIO- MANHÃ E NOITE


Componente curricular: Biologia        Profªs.: Adriana, Carolina e Cíntia     
Semana 2 e 3        1ºANO Médio

Olá queridos alunos!
ESPERAMOS QUE ESTEJAM TODOS BEM, EM SEUS LARES!
- Mantenham uma rotina de estudos, isso é muito importante! Escolham um local iluminado e confortável.
- Fiquem em casa e tomem sol, pela janela ou no jardim, se tiverem, é importante para mantermos nossa imunidade!
- Estamos nos cuidando, se cuidem também, vai ficar tudo bem!!
Grande abraço profªs Carol e Cíntia

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
           
¨ Existem características que são exclusivas dos seres vivos e que veremos nesta atividade.
 ¨ Para iniciarmos este novo conteúdo, sugerimos que assistam primeiro o vídeo deste youtuber: 



  
¨ Agora leia os textos complementares abaixo e depois responda as questões ao final do texto.

Composição química

   Os elementos químicos variam não só na constituição entre os seres vivos e os componentes não vivos, quanto também, variam nas proporções que ocorrem entre as espécies, o que origina toda a biodiversidade que temos em nosso planeta Terra.
   Nos componentes não vivos, os elementos químicos mais abundantes são o oxigênio (O), silício (Si) e alumínio (Al); já nos seres vivos, os que aparecem com maior frequência são: o carbono (C), Hidrogênio, oxigênio (O), nitrogênio (N) e, em menor quantidade, fósforo (P) e enxofre (S).

O carbono é o elemento fundamental para a formação das substâncias orgânicas, representadas pelas proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucleicos!!

   Os ácidos nucleicos contêm as informações genéticas dos seres vivos e são de dois tipos: o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico).
    Nos seres vivos, além das substâncias orgânicas, temos as inorgânicas, representadas principalmente pelos sais minerais e a água.

Organização celular
   Nos seres vivos, as substancias orgânicas encontram-se associadas e, juntamente com as substâncias inorgânicas, formam uma estrutura muito complexa, a célula.
                     Célula é a unidade morfológica e funcional de todos os seres vivos!
 
   Todos os seres vivos são formados por células!
   E o número de células varia entre os diferentes organismos:
   ¨ Unicelulares – quando os organismos são formados por uma única célula. Exemplo: Amebas
   ¨ Pluricelulares ou Multicelulares - quando os organismos são formados por mais de duas células. 
       Exemplos: plantas e animais.

   Observação: os vírus não têm estrutura celular, sendo formados basicamente por uma cápsula proteica
                          envolvendo uma ou mais moléculas de ácidos nucleicos; por este motivo, são considerados 
                          por muitos cientistas como não vivos.

Reprodução
   Os seres vivos são capazes de se reproduzir, este é um processo essencial para a manutenção da espécie, pois é responsável pela formação de novos indivíduos.
   Existem basicamente dois tipos de reprodução: assexuada e sexuada.

   Reprodução assexuada
- apenas um indivíduo participa do processo;
- origina indivíduos idênticos a ele;
- a composição genética dos indivíduos não muda ao longo das gerações, a não                                                  ser que ocorra mutação, que é um processo de modificação do material genético;
- Não havendo mutação, os seres formados são geneticamente idênticos ao indivíduo inicial e entre si, sendo chamados de clones.

   Reprodução Sexuada
- Há a participação de células diferenciadas, os gametas masculino e feminino, que se fundem, dando origem a um novo indivíduo;
- Os descendentes são semelhantes, mas não idênticos aos indivíduos que lhe deram origem;
- Promove a variedade genética.

Metabolismo
   É o conjunto de reações químicas que ocorre no corpo dos seres vivos e que é responsável pela transformação e utilização da matéria e energia.
   O metabolismo pode ser dividido em: anabolismo e catabolismo.
  

Anabolismo
- significa síntese (produção) de substâncias  utilizadas para o crescimento do organismo e reparo de suas perdas.
   Catabolismo
- significa degradação (quebra) de substâncias, com liberação de energia necessária as funções orgânicas.

   Um importante resultado do metabolismo é a conversão da energia, essencial para a manutenção da vida. O sol é a fonte primária de energia mais importante para a maioria dos seres vivos: sua energia luminosa é convertida em energia química através da fotossíntese. Essa energia química é fundamental para a manutenção da vida tanto dos seres fotossintetizantes quanto dos não fotossintetizantes, que direta ou indiretamente, alimentam-se de seres fotossintetizantes. Por meio de processos catabólicos, essa energia é utilizada nas diversas funções orgânicas.

Crescimento
   O crescimento decorre da incorporação e da transformação de matéria e é consequência da nutrição e do metabolismo. Pode ocorrer por:
- aumento de volume, nos unicelulares;
- aumento de volume e do número de células, nos multicelulares.
   Os componentes não vivos também podem crescer, como acontece com os cristais, que crescem por deposição de matéria em sua superfície. Nesse caso, o crescimento não é por fruto do metabolismo e acontece somente a partir da superfície.
Evolução
   Ao longo das gerações, os seres vivos podem apresentar modificações, que influenciam a capacidade do organismo de sobreviver e se reproduzir. Esse processo é chamado de Evolução!!

  






A Teoria da evolução por seleção natural, proposta por Charles Darwin (1809 – 1882) e Alfred Wallace (1823 – 1913), foi amplamente difundida através do livro A origem das espécies escrito por Darwin em 1859.
                    




  









Com base em um grande número de observações, Darwin argumentava que as espécies atuais suregem a partir de espécies ancestrais por meio de um processo que chamou de “descendência com modificações” em função da seleção natural.
  
A teoria da seleção natural foi baseada em três observações principais:
- os indivíduos de uma população não são idênticos entre si;
- nascem mais organismos que o ambiente pode suportar; assim, nem todos sobrevivem;
- há disputa pelos recursos do ambiente, e os indivíduos com características mais vantajosas para as condições de um ambiente têm maiores chances de sobreviver e se reproduzir, passando essas características vantajosas para seus descendentes.
                                                   A evolução é um processo lento e gradual !!!

Reação
   Todos os indivíduos têm a capacidade de perceber estímulos do meio e reagir a eles. Vários são os estímulos físicos e químicos que os seres vivos conseguem perceber e aos quais conseguem reagir.
   Como por exemplo: os feromônios que são um conjunto de substâncias químicas que levam a atração sexual dos machos pelas fêmeas em diferentes espécies; as plantas que direcionam seu crescimento para o lado de maior incidência de luz; a presa que foge do predador, etc.

Movimento
   A percepção e a reação podem desencadear aos seres vivos um movimento, isto é, a variação da posição do organismo ou parte dele no decorrer do tempo em relação a um ponto de referência.
   Como por exemplo: as plantas em direção da luz (girassol) ou os animais que se locomovem em busca de alimento, refúgio, fugindo de predador, etc.

Responda as questões propostas abaixo:
1)      Relacione as características dos seres vivos que os diferenciam dos componentes não vivos.
2)      Compare a composição química dos seres vivos e dos componentes não vivos.
3)      Conceitue Substância orgânica e inorgânica.
4)      Explique o que é reprodução.
5)      Diferencie o processo de crescimento verificado nos seres vivos e nos componentes não vivos do ambiente.
6)      Conceitue metabolismo, anabolismo e catabolismo.
7)      Explique o que é evolução.
8)      Descreva com suas palavras a teoria da evolução por seleção natural, proposta por Darwin e Wallace.
9)      Dê exemplos de reações a estímulos para as plantas  e para os animais.
10)   Conceitue movimento e locomoção. 


AVALIAÇÃO:

Pais e Alunos, as atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.


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