Componente curricular: Biologia
Profªs.: Adriana, Carolina e
Cíntia
Semana 2 e 3
1ºANO Médio
Olá
queridos alunos!
ESPERAMOS
QUE ESTEJAM TODOS BEM, EM SEUS LARES!
- Mantenham uma rotina de estudos,
isso é muito importante! Escolham um local iluminado e confortável.
- Fiquem em casa e tomem sol, pela
janela ou no jardim, se tiverem, é importante para mantermos nossa imunidade!
- Estamos nos cuidando, se cuidem
também, vai ficar tudo bem!!
Grande abraço profªs Carol e Cíntia
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
¨ Existem
características que são exclusivas dos seres vivos e que veremos nesta
atividade.
¨ Para iniciarmos este novo conteúdo,
sugerimos que assistam primeiro o vídeo deste youtuber:
¨
Agora leia os textos complementares abaixo e depois responda as questões ao
final do texto.
Composição química
Os
elementos químicos variam não só na constituição entre os seres vivos e os
componentes não vivos, quanto também, variam nas proporções que ocorrem entre
as espécies, o que origina toda a biodiversidade que temos em nosso planeta
Terra.
Nos componentes não vivos, os elementos
químicos mais abundantes são o oxigênio (O), silício (Si) e alumínio (Al); já
nos seres vivos, os que aparecem com maior frequência são: o carbono (C),
Hidrogênio, oxigênio (O), nitrogênio (N) e, em menor quantidade, fósforo (P) e
enxofre (S).
O carbono
é o elemento fundamental para a formação das substâncias orgânicas,
representadas pelas proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucleicos!!
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Os ácidos
nucleicos contêm as informações genéticas dos seres vivos e são de dois tipos:
o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico).
Nos seres
vivos, além das substâncias orgânicas, temos as inorgânicas, representadas
principalmente pelos sais minerais e a água.
Organização celular
Nos seres vivos, as substancias orgânicas encontram-se associadas e,
juntamente com as substâncias inorgânicas, formam uma estrutura muito complexa,
a célula.
Célula é a unidade morfológica e funcional de todos
os seres vivos!
Todos os seres vivos são formados por
células!
E o número
de células varia entre os diferentes organismos:
¨ Unicelulares – quando os organismos são
formados por uma única célula. Exemplo: Amebas
¨ Pluricelulares ou Multicelulares - quando os organismos são formados por mais de
duas células.
Exemplos: plantas e animais.
Observação:
os vírus não têm estrutura celular, sendo formados basicamente por uma cápsula
proteica
envolvendo uma ou
mais moléculas de ácidos nucleicos; por este motivo, são considerados
por muitos cientistas
como não vivos.
Reprodução
Os seres
vivos são capazes de se reproduzir, este é um processo essencial para a
manutenção da espécie, pois é responsável pela formação de novos indivíduos.
Existem
basicamente dois tipos de reprodução: assexuada
e sexuada.
Reprodução assexuada
- apenas
um indivíduo participa do processo;
- origina indivíduos idênticos a ele;
- a composição genética dos indivíduos
não muda ao longo das gerações, a não
ser que ocorra mutação, que é um processo de modificação do material
genético;
- Não havendo mutação, os seres
formados são geneticamente idênticos ao indivíduo inicial e entre si, sendo
chamados de clones.
Reprodução Sexuada
- Há a participação de células diferenciadas, os gametas masculino e feminino, que se
fundem, dando origem a um novo indivíduo;
- Os descendentes são semelhantes, mas não idênticos
aos indivíduos que lhe deram origem;
- Promove a variedade genética.
Metabolismo
É o conjunto de reações químicas que ocorre
no corpo dos seres vivos e que é responsável pela transformação e utilização da
matéria e energia.
O metabolismo pode ser dividido em: anabolismo e catabolismo.
Anabolismo
-
significa síntese (produção) de substâncias
utilizadas para o crescimento do organismo e reparo de suas perdas.
Catabolismo
-
significa degradação (quebra) de substâncias, com liberação de energia
necessária as funções orgânicas.
Um importante resultado do metabolismo é a
conversão da energia, essencial para a manutenção da vida. O sol é a fonte
primária de energia mais importante para a maioria dos seres vivos: sua energia
luminosa é convertida em energia química através da fotossíntese. Essa energia
química é fundamental para a manutenção da vida tanto dos seres
fotossintetizantes quanto dos não fotossintetizantes, que direta ou
indiretamente, alimentam-se de seres fotossintetizantes. Por meio de processos
catabólicos, essa energia é utilizada nas diversas funções orgânicas.
Crescimento
O crescimento decorre da incorporação e da
transformação de matéria e é consequência da nutrição e do metabolismo. Pode
ocorrer por:
-
aumento de volume, nos unicelulares;
-
aumento de volume e do número de células, nos multicelulares.
Os componentes não vivos também podem
crescer, como acontece com os cristais, que crescem por deposição de matéria em
sua superfície. Nesse caso, o crescimento não é por fruto do metabolismo e
acontece somente a partir da superfície.
Evolução
Ao longo das gerações, os seres vivos podem
apresentar modificações, que influenciam a capacidade do organismo de
sobreviver e se reproduzir. Esse processo é chamado de Evolução!!
A Teoria da evolução por seleção natural, proposta por Charles Darwin (1809 – 1882) e Alfred Wallace (1823 – 1913), foi
amplamente difundida através do livro A origem das espécies escrito por
Darwin em 1859.
Com base em um grande número de observações,
Darwin argumentava que as espécies atuais suregem a partir de espécies
ancestrais por meio de um processo que chamou de “descendência com
modificações” em função da seleção
natural.
A
teoria da seleção natural foi baseada em três observações principais:
- os
indivíduos de uma população não são idênticos entre si;
- nascem mais
organismos que o ambiente pode suportar; assim, nem todos sobrevivem;
- há disputa pelos recursos do
ambiente, e os indivíduos com características mais vantajosas para as condições
de um ambiente têm maiores chances de sobreviver e se reproduzir, passando
essas características vantajosas para seus descendentes.
A evolução é um processo lento e
gradual !!!
Reação
Todos os indivíduos têm a capacidade de
perceber estímulos do meio e reagir a eles. Vários são os estímulos físicos e
químicos que os seres vivos conseguem perceber e aos quais conseguem reagir.
Como por exemplo: os feromônios que são um
conjunto de substâncias químicas que levam a atração sexual dos machos pelas
fêmeas em diferentes espécies; as plantas que direcionam seu crescimento para o
lado de maior incidência de luz; a presa que foge do predador, etc.
Movimento
A percepção e a reação podem desencadear aos
seres vivos um movimento, isto é, a variação da posição do organismo ou parte
dele no decorrer do tempo em relação a um ponto de referência.
Como por exemplo: as plantas em direção da
luz (girassol) ou os animais que se locomovem em busca de alimento, refúgio,
fugindo de predador, etc.
Responda as questões propostas abaixo:
1)
Relacione as características dos seres vivos que
os diferenciam dos componentes não vivos.
2)
Compare a composição química dos seres vivos e
dos componentes não vivos.
3)
Conceitue Substância orgânica e inorgânica.
4)
Explique o que é reprodução.
5)
Diferencie o processo de crescimento verificado
nos seres vivos e nos componentes não vivos do ambiente.
6)
Conceitue metabolismo, anabolismo e catabolismo.
7)
Explique o que é evolução.
8)
Descreva com suas palavras a teoria da evolução
por seleção natural, proposta por Darwin e Wallace.
9)
Dê exemplos de reações a estímulos para as
plantas e para os animais.
10)
Conceitue movimento e locomoção.
AVALIAÇÃO:
Pais e Alunos, as
atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno as
aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.
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