ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DOUTOR
OSCAR TOLLENS
Área: Ciências da Natureza e
suas Tecnologias Componente Curricular: Química
Atividades domiciliares 3 Trimestre:
1º 1o ano
Aluno: ___________________________________________
Turma: ___ Data: _____
/_____ / 2020
INSTRUÇÕES
GERAIS: Faça o
trabalho à mão, utilizando CANETA AZUL
ou PRETA. Não é permitido o uso de corretivo, portanto não rasure!
Relembrando: Substâncias puras
e misturas
Substância
pura: é
aquela formada por um único tipo de espécie química, por exemplo: O2,
CO2, N2, NaCl...
Ela é dividida em:
Substância
simples:
Aquela formada por apenas 1 tipo de elemento químico, por exemplo: O2,
N2,...
Substância
Composta:
Aquela que formada por mais de 1 tipo de elemento químico, por exemplo: CO2,
NaCl, ...
Mistura: é aquela formada por 2 ou mais substâncias puras.
Exemplos:
·
Sistema
(mistura) formado por água líquida e óleo
·
Sistema
formado por água líquida e sal
·
Sistema
formado por água líquida, água sólida (gelo) e areia
·
Ouro
18 quilates (embora não se veja a olho nú, possui 25% de ouro e 75% de cobre)
Ela é dividida em:
Mistura
homogênea:
não se enxerga cada uma das substâncias.
Mistura
heterogênea:
se enxerga pelo menos 2 substâncias diferentes. Cada porção diferente chamamos
de ‘fase’. Portando, uma mistura formada por 1 fase (homogênea) chamamos de
monofásica, por 2 fases, bifásica, por 3 fases, trifásica e por 4 ou mais
fases, polifásica.
Agora
que relembramos, vamos responder algumas questões:
1.
Classifique
em substância simples, substância composta, mistura homogênea ou mistura
heterogênea:
a) Gás hidrogênio (H2)
b) Ácido sulfúrico
(H2SO4)
c) Salmoura
d) Gasolina vendida em
postos de combustível
e) Ozônio (O3)
f) Água líquida, vinagre
e óleo
2.
Classifique
as misturas abaixo em homogêneas ou heterogêneas, indicando o número de fases:
a) Sistema formado por
água líquida e açúcar em excesso
b) Sistema formado por
álcool e água líquida
c) Sistema formado por
água líquida, acetona e serragem
AVALIAÇÃO:
Pais e Alunos,
As atividades deverão estar coladas
ou escritas no caderno para que no retorno às aulas os professores possam
realizar a avaliação de todo o material enviado.