Componente curricular:
Biologia Profªs.: Carolina e Cíntia Atividade 4 e 5 3ºANO Médio
Oi alunos queridos!
ESPERO QUE TODOS ESTEJAM
TODOS BEM, EM SEUS LARES COM SEUS FAMILIARES!
- Fiquem bem!
- Nos enviem fotos das suas atividades, queremos ajudá-los!
Grande abraço
ECOLOGIA
(estudo
do ambiente)
É o
estudo das relações dos seres vivos entre si e com todo o ambiente. Estuda também
os impactos ambientais causados pelos seres humanos, trazendo a compreensão de
atitudes conscientes e sustentáveis.
Termos
utilizados:
Espécie: Conjunto de indivíduos semelhantes, que
na natureza são capazes de cruzar entre si gerando filhos férteis.
Exceção:
égua + jumento = mula/burro
São espécies
diferentes que cruzam e geram descendentes geralmente não férteis, mas há
relatos nos estados de Espirito Santo e Minas Gerais de mulas que cruzaram com
cavalos, naturalmente, gerando filhotes.
* outros
exemplos, frutos do desequilíbrio ecológico, mudanças climáticas, aparecimento
de novos predadores ou da engenharia genética, da inseminação artificial ou a
indução humana:
Javaporco:
javali + porco
Urso
grolar: urso polar + urso marrom
Ligre: tigresa
+ leão. É o maior felino do mundo, com 4 m de comprimento, pesando
aproximadamente 1 tonelada.
Habitat: ambiente/lugar onde mora uma espécie.
Nicho
ecológico: é o modo de
vida daquela espécie (alimentação, reprodução, defesa, horário de atividade),
ou seja, são as relações que esta espécie mantém com as demais e com o local
onde habita.
População: Indivíduos da mesma espécie, que vivem
em determinado local região.
Comunidade: todos os seres que mantêm relações em
determinado local.
Ecossistema: é o ambiente + os seres vivos + as
relações estabelecidas entre eles.
Biosfera: é a soma das regiões onde há vida no
planeta, são todos os ECOSSISTEMAS.
Sugestão
de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-cjA-fzbWvE
EVOLUÇÃO
Evolução: São as transformações na espécie ao
longo das gerações.
Ambiente: Atua em conjunto com genes moldando a
personalidade e as características externas no indivíduo.
Adaptação: Características que contribuem para a
sobrevivência e reprodução da espécie.
Mutação
genética: São mudanças
acidentais que ocorrem nos genes, podendo trazer benefícios ou prejuízos para o
organismo.
Seleção
natural: Dinâmica do
ambiente “selecionando” os seres com características favoráveis, aumentando as
chances de sobrevivência e consequentemente, de reprodução, deixando
descendentes mais adaptados.
Limites
de tolerância: Limite
de variações ambientais, além de fatores químicos ou físicos (por exemplo, luz,
alimento, água, espaço, PH, salinidade, temperatura, radiação, poluição,
presença de outros organismos) em que os organismos estão adaptados.
Convergência
adaptativa: Através da
evolução, características adaptativas semelhantes foram selecionadas quando os
organismos foram submetidos a condições ambientais parecidas, independente de
terem grau de parentesco.
Sugestões
de vídeo:
Analogia: Quando as semelhanças nos organismos
não decorrem de um mesmo ancestral comum. A analogia pode envolver semelhanças
anatômicas, bioquímica, funcionais ou comportamentais, independente da história
evolutiva dos grupos de organismos. São estruturas que desempenham a mesma
função em certas espécies, mas de origem evolutiva diferente, ou seja,
anatomicamente distintas.
Homologia: São os órgãos que podem ou não realizar a mesma função, porém
apresentam uma estrutura básica igual e mesmo desenvolvimento embrionário.
QUESTÕES
1) Sabemos que a seleção natural é um importante
mecanismo da evolução. De acordo com essa teoria, podemos afirmar que:
a) somente os organismos mais fortes de um ambiente
sobrevivem.
b) os organismos vivem em uma luta constante pela
sobrevivência, assim, somente o melhor predador sobrevive.
c) os organismos mais adaptados sobrevivem e se
reproduzem.
d) os organismos mais adaptados morrem, e os mais
fortes sobrevivem.
e) os organismos que apresentam melhores técnicas
de luta sobrevivem.
2) Alguns organismos
de espécies diferentes possuem órgãos que exercem a mesma função, mas que
possuem origem embrionária diferenciada. A asa de uma borboleta e a de uma ave,
por exemplo, obedecem a esse princípio.
Analise as alternativas a seguir e marque aquela
que indica corretamente o nome dado a esses órgãos.
a) homólogos.
b) análogos. c)
vestigiais. d) mutação genética. e) convergente
3) Qual das alternativas
apresenta um par de estruturas homólogas?
a) Asa de morcego e asa de borboleta.
b) Carapaça de tatu e concha de caramujo.
c) Nadadeira de peixe e asa de borboleta.
d) Asa de ave e asa de morcego.
e) Concha de caramujo e escama de peixe.
4) Relacione os
respectivos processos à sua descrição:
A –
Seleção Natural
B –
Evolução
C –
Adaptação
|
( ) É a transformação da espécie, ao longo
das gerações.
( ) São as características que contribuem
para a sobrevivência e reprodução da espécie.
( ) É o mecanismo em que o ambiente atua,
selecionando os indivíduos com características mais favoráveis à
sobrevivência e reprodução.
|
5) As asas de um morcego e as asas de um inseto
apresentam a mesma função, entretanto, não possuem a mesma origem embrionária.
Sendo assim, essas estruturas podem ser consideradas:
a) homólogas. .b) análogas c) vestigiais. d) fósseis.
6) "Órgãos que
exercem as mesmas funções em espécies diferentes, mas que possuem origem
embrionária distinta; e órgãos ou estruturas atrofiadas, sem função
evidente", são chamados, respectivamente, de:
a) órgãos análogos e órgãos homólogos.
b) órgãos vestigiais e órgãos homólogos.
c) órgãos homólogos e órgãos vestigiais.
d) órgãos análogos e órgãos vestigiais.
e) órgãos homólogos e órgãos análogos.
b) órgãos vestigiais e órgãos homólogos.
c) órgãos homólogos e órgãos vestigiais.
d) órgãos análogos e órgãos vestigiais.
e) órgãos homólogos e órgãos análogos.
7) Leia atentamente as afirmações abaixo e coloque verdadeiro
(V) ou falso (F). Caso ache que a afirmativa é falsa, corrija-a.
( )
|
Tempo se refere a um estado permanente ou
referente ao um período longo de tempo.
Já clima diz respeito a uma
condição climática momentânea ou temporária.
|
( )
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Mudanças no clima podem ser observadas pelo aumento de
tempestades, pela alteração no padrão de chuvas, pelo aumento no nível do mar
e na temperatura, etc.
|
( )
|
Aumentar
as emissões de gás carbônico para a atmosfera, evita as mudanças climáticas.
|
( )
|
Retirar
a vegetação nativa das margens dos rios melhora as condições solo e torna
mais produtiva as propriedades para os agricultores.
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( )
|
Cuidar
e investir na biodiversidade dos ecossistemas é muito melhor do que remediar
os impactos nas mudanças no clima que sofremos e custa menos dinheiro.
|
8) Associe corretamente os termos da coluna
da esquerda a sua definição na coluna da direita em relação as evidências evolutivas:
a. Paleontologia
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( )
|
Estuda moléculas de DNA e
proteínas
|
b. Embriologia comparada
|
( )
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Estudo do início do
desenvolvimento dos seres
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c. Bioquímica comparada
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( )
|
Estuda homologias e
analogias
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c. Anatomia comparada
|
( )
|
Estudo dos fósseis
|
Olá profs já passei tudo para o meu caderno até porque adoro escrever más ainda nao consegui fazer as questões porque eu estou passando as outras matérias dos outros professores para o caderno também más fique tranqüila eu vou fazer promessa de quarentena kkkkbjs
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