sexta-feira, 3 de abril de 2020

CIÊNCIAS - 9º Ano Ensino Fundamental - Turno Manhã


ESCOLA ESTADUAL DE ENS. MÉDIO DR. OSCAR TOLLENS
RUA VIDAL DE NEGREIROS, Nº 432 – PARTENON
                                                            TELEFONE – (51)3384-7067

 
                 Componente curricular: Cíntia        Profªs.:Cíntia      Semana 2 e 3        9ºANO
 



Olá queridos alunos!

ESPERAMOS QUE ESTEJAM TODOS BEM, EM SEUS LARES!
- Mantenham uma rotina de estudos, isso é muito importante! Escolham um local iluminado e confortável.
- Fiquem em casa e tomem sol, pela janela ou no jardim, se tiverem, é importante para mantermos nossa imunidade!
- Estamos nos cuidando, se cuidem também, vai ficar tudo bem!!
Grande abraço

ESTA ATIVIDADE ESTÁ DIVIDIDA EM 2 ETAPAS, 1 POR SEMANA. Desta forma, na primeira semana assista aos vídeos e copie o conteúdo no caderno, para na segunda semana fazer a revisão e responder aos exercícios. Bons estudos!

Afinal, por que estudar química??
Sugestão de vídeo: https://youtu.be/2RWwc3amMc8
A química está nosso dia a dia, sem que a gente perceba, manipulação dos produtos de higiene, conservação e produção dos alimentos, medicamentos, além de possibilitar a melhoria de assistência médica, a conservação de recursos naturais, a proteção ao meio ambiente e o fornecimento de energia necessária para manter a sociedade funcionando. Estes são apenas alguns exemplos da química na nossa vida.
Trecho do texto
PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA
Para ajuda-los a compreender melhor o conteúdo assistam o vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=DtO_UvPHQpI
·         VOLUME: é o espaço ocupado por um corpo.
·         MASSA: é a quantidade de matéria que o corpo possui.
PESO: é a interação da gravidade com a massa do objeto.
·         IMPENETRABILIDADE: 2 corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo.
·         DIVISIBILIDADE: é a capacidade de divisão, ate certo limite, sem alterar a sua propriedade.
·         COMPRESSIBILIDADE: sob ação da força, a matéria pode reduzir seu volume até certo ponto.
·         ELASTICIDADE: capacidade de retornar ao volume original.
·         INÉRCIA: se um corpo estiver em repouso, ele permanecerá em repouso até que uma força haja sobre ele.





ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA e suas mudanças:




·         Vaporização: é a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Pode ser de 2 formas: Lenta = EVAPORAÇÃO, pense em uma roupa secando no varal, este processo leva um certo tempo para acontecer. RÁPIDA = EBULIÇÃO, pense na água aquecendo até o ponto de fervura, este processo leva apenas alguns minutos.

CALOR é a quantidade de energia que é transmitida de um corpo para o outro, devido a diferença de temperatura, que vai sempre do corpo mais quente para o mais frio, até atingirem o equilíbrio. É o calor que atua nas mudanças de estados físicos da matéria. CALOR é externo ao corpo, quando transferido, provoca o aumento da TEMPERATURA, que é interna ao objeto e avalia o grau de agitação das moléculas.

Exercícios:
1)       associe as frases aos termos correspondentes:
a)       corpos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo.
b)       possibilidade de divisão em menores partes.
c)        quantidade de matéria em um corpo.
d)       diminuição do volume sob a ação da força.
e)       retorno ao volume e forma original.
f)        a matéria ocupa lugar no espaço.
(    ) massa                                            (    ) compressibilidade
(    ) volume                                          (    ) elasticidade
(    ) impenetrabilidade                      (    ) divisibilidade

2)      Relacione as características descritas aos estados físicos da matéria (sólido, líquido ou gasoso):
a)        muito compressível  - 
b)      volume definido e forma variável -
c)       forma e volume definidos -
d)      partículas com muita energia e distantes umas das outras -
e)      partículas próximas vibrando em posições fixas –

3)      Qual a diferença entre evaporação e ebulição?

4)      Dê 1 exemplo de:
a)       Solidificação –
b)      Condensação –
c)       Fusão –
d)      Ebulição –
e)      Evaporação –
f)        Sublimação – 





AVALIAÇÃO:
Pais e Alunos, as atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário