ESCOLA
ESTADUAL DE ENS. MÉDIO DR. OSCAR TOLLENS
RUA VIDAL DE
NEGREIROS, Nº 432 – PARTENON
TELEFONE
– (51)3384-7067
Componente curricular:
Cíntia Profªs.:Cíntia Semana 2 e 3 9ºANO
Olá queridos alunos!
ESPERAMOS QUE ESTEJAM TODOS
BEM, EM SEUS LARES!
- Mantenham uma rotina de estudos, isso é muito
importante! Escolham um local iluminado e confortável.
- Fiquem em casa e tomem sol, pela janela ou no jardim, se
tiverem, é importante para mantermos nossa imunidade!
- Estamos nos cuidando, se cuidem também, vai ficar tudo
bem!!
Grande abraço
ESTA ATIVIDADE ESTÁ DIVIDIDA EM 2 ETAPAS, 1 POR SEMANA. Desta forma, na
primeira semana assista aos vídeos e copie o conteúdo no caderno, para na
segunda semana fazer a revisão e responder aos exercícios. Bons estudos!
Afinal,
por que estudar química??
Sugestão de vídeo: https://youtu.be/2RWwc3amMc8
A
química está nosso dia a dia, sem que a gente perceba, manipulação dos produtos
de higiene, conservação e produção dos alimentos, medicamentos, além de
possibilitar a melhoria de assistência médica, a conservação de recursos
naturais, a proteção ao meio ambiente e o fornecimento de energia necessária
para manter a sociedade funcionando. Estes são apenas alguns exemplos da
química na nossa vida.
Trecho
do texto
PROPRIEDADES
GERAIS DA MATÉRIA
Para ajuda-los a compreender
melhor o conteúdo assistam o vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=DtO_UvPHQpI
·
VOLUME: é o espaço ocupado por um corpo.
·
MASSA: é a quantidade de matéria que o corpo
possui.
≠
PESO:
é a interação da gravidade com a massa do objeto.
·
IMPENETRABILIDADE: 2 corpos não ocupam o mesmo
lugar ao mesmo tempo.
·
DIVISIBILIDADE: é a capacidade de divisão, ate
certo limite, sem alterar a sua propriedade.
·
COMPRESSIBILIDADE: sob ação da força, a matéria
pode reduzir seu volume até certo ponto.
·
ELASTICIDADE: capacidade de retornar ao volume
original.
·
INÉRCIA: se um corpo estiver em repouso, ele
permanecerá em repouso até que uma força haja sobre ele.
ESTADOS
FÍSICOS DA MATÉRIA e suas mudanças:
·
Vaporização: é a passagem do estado líquido para
o estado gasoso. Pode ser de 2 formas: Lenta = EVAPORAÇÃO, pense em uma roupa
secando no varal, este processo leva um certo tempo para acontecer. RÁPIDA =
EBULIÇÃO, pense na água aquecendo até o ponto de fervura, este processo leva
apenas alguns minutos.
CALOR é a
quantidade de energia que é transmitida de um corpo para o outro, devido a
diferença de temperatura, que vai sempre do corpo mais quente para o mais frio,
até atingirem o equilíbrio. É o calor que atua nas mudanças de estados físicos
da matéria. CALOR é externo ao corpo, quando transferido, provoca o aumento da
TEMPERATURA, que é interna ao objeto e avalia o grau de agitação das moléculas.
Exercícios:
1) associe as frases aos termos correspondentes:
a) corpos
não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo.
b) possibilidade de divisão em menores partes.
c) quantidade de matéria em um corpo.
d) diminuição do volume sob a ação da força.
e) retorno ao volume e forma original.
f)
a matéria ocupa lugar no espaço.
( )
massa
( ) compressibilidade
( ) volume
( ) elasticidade
( ) impenetrabilidade ( ) divisibilidade
2) Relacione
as características descritas aos estados físicos da matéria (sólido, líquido ou
gasoso):
a) muito compressível -
b) volume
definido e forma variável -
c) forma
e volume definidos -
d) partículas
com muita energia e distantes umas das outras -
e) partículas
próximas vibrando em posições fixas –
3) Qual
a diferença entre evaporação e ebulição?
4) Dê
1 exemplo de:
a) Solidificação
–
b) Condensação
–
c) Fusão
–
d) Ebulição
–
e) Evaporação
–
f)
Sublimação –
AVALIAÇÃO:
Pais e
Alunos, as atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno
as aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.
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