HISTÓRIA
PLANEJAMENTO DE
ENSINO A DISTÂNCIA
7° Ano
ENSINO FUNDAMENTAL
Semana 3
Lembra que a gente fez uma
recapitulação sobre a ENGRENAGEM ROMANA
que tinha as etapas 1° dente: exército forte, 2° dente: guerras de
conquista, 3° dente: terras e escravos, 4° dente: riquezas e escravos, 5°
dente: impostos e o 6° dente: governo.
Agora vamos entender o porquê
desta recapitulação.
Após a quebra da engrenagem
e a queda do Império Romano surgiu o Império Bizantino localizado entre o Mar
Negro e o Mar Mediterrâneo e entre a Ásia e a Europa (figura 1). Esta sociedade
soube muito bem se aproveitar do fator geográfico para tornar-se rica, pois
cobrava pela passagem de quem ia de um continente para outro.
Esta região já possui vários
donos, vamos ver a quem pertenceu:
● Troianos
● Gregos
● Romanos
● Bizantinos
Atualmente a cidade de
Constantinopla chama-se Istambul e localiza-se na Turquia.
A Igreja Católica que surgiu
ainda na época do Império Romano se dividiu em duas, sendo elas:
■ Igreja Católica Apostólica
Romana com sede em Roma
■ Igreja Católica Ortoxa
Grega com sede em Constantinopla
Roma foi invadida pelos
bárbaros após a quebra de sua engrenagem, mas a Igreja Católica permaneceu
forte.
O Imperador Bizantino mais
famoso foi Justiniano, e você pode e deve ler tudo sobre ele na Internet.
O Império Bizantino durou
até o ano de 1453 d. C. quando Constantinopla foi invadida por um povo
denominado Turcos Otomanos.
Então o mais importante
desta aula é a localização de Constantinopla e a outra Igreja Católica
existente na região. Nas próximas aulas de história vamos nos remeter novamente
a estas informações.
De atividade hoje você pode
procurar num dicionário as palavras que você não entendeu e escrever seu
significado no caderno, não é para entregar.
Hoje vou deixar uma sugestão
de filme para você assistir que mostra vários elementos do Império Bizantino na
idade média e esse filme também vai ser importante para aulas futuras:
■ Filme: O Incrível Exército
de Brancaleone
é
Esse filme tem no YouTube
completo e dublado.
(Não tente fazer em casa o
que passa no filme)
Bom filme e...
FIQUE EM CASA
AVALIAÇÃO:
Pais e Alunos, as atividades deverão
estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno as aulas os
professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário