terça-feira, 14 de abril de 2020

MATEMÁTICA - 2º ano do Ensino Médio

2º ANO- ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
SEmanas 2 e 3
ORIENTAÇÕES:
·         Assistir os vídeos.
·         Copiar o texto.
·         Resolver as atividades.

Sequência numérica
Sequência numérica é uma sucessão finita ou infinita de números obedecendo uma determinada ordem definida antecipadamente.
Uma sequência numérica na matemática deve ser representada entre parênteses e ordenada. Veja como são representadas nos exemplos abaixo:
  • (1, 2, 3, 4, 5, 6, …): sequência dos números naturais;
  • (2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, …): sequência dos números primos positivos;
  • (1, 3, 5, 7, 9, …): sequência dos números ímpares positivos.
Classificação das Sequências Numéricas
Podemos classificar as sequências numéricas em infinitas e finitas:
  • Sequência Infinita: uma sequência infinita é representada da seguinte forma: (a1, a2, a3, a4, … , an, …)
Exemplos:
    • (2, 4, 6, 8, 10, …): sequência dos números pares positivos;
    • (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, …): sequência dos números naturais;
As sequências infinitas são representadas com uma reticência no final. Os elementos são indicados pela letra a. Então, o elemento a1, equivale ao primeiro elemento, a2, ao segundo elemento e assim por diante.
  • Sequência Finita: uma sequência finita é representada da seguinte forma: (a1, a2, a3, a4, … , an)
Exemplo:
    • (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9): sequência dos algarismos do sistema decimal de numeração;
Nas sequências finitas podemos indicar o elemento an da sequência, pois se trata de uma sequência finita e sabemos exatamente a quantidade de elementos da sequência. Na sequência acima, n = 10, portanto, an é a10 = 9.
Então:
    • a1 = 0;
    • a2 = 1;
    • a3 = 2;
    • a4 = 3;
    • a5 = 4;
    • a6 = 5;
    • a7 = 6;
    • a8 = 7;
    • a9 = 8;
    • a10 = 9;
Igualdade de Sequências Numéricas
Duas sequências são consideradas iguais se apresentarem os mesmos termos e na mesma ordem.
Exemplo:
Considerem as seguintes sequências:
  • (a, b, c, d, e)
  • (2, 7, 9, 10, 20)
As duas sequências acima poderão ser consideras iguais se, e somente se, a = 2b = 7c = 9d = 10 e e = 20.
Considerem as seguintes sequências:
  • (1, 2, 3, 4, 5)
  • (5, 4, 3, 2, 1)
As sequências acima não são iguais, mesmo apresentando os mesmos números, elas possuem ordens diferentes.
Fórmula do Termo Geral
Cada sequência numérica possui sua lei de formação. A sequência (1, 7, 17, 31, …) possui a seguinte lei de formação:
an = 2n2 – 1, n N*
Essa fórmula é usada para encontrar qualquer termo da sequência. Por exemplo, o termo a4 = 2 . 42 – 1 = 31
Exemplo:
  1. a1 = 2 . 12 – 1 = 1;
  2. a2 = 2 . 22 – 1 = 7;
  3. a3 = 2 . 32 – 1 = 17;
  4. a4 = 2 . 42 – 1 = 31;
  5. E assim por diante.
Atividades propostas
1. Determine os três próximos números da sequência 0, 5, 10, 15, 20, …
2. Escreve 6 termos da sequência definida pela fórmula n² + 1, n N.
3.  Seguindo o padrão da sequência numérica, qual o próximo número correspondente nas sequências abaixo:
a) (1, 3, 5, 7, 9, 11,...)
b) (0, 2, 4, 6, 8, 10,...)
c) (3, 6, 9, 12,...)
d) (1, 4, 9, 16,...)
e) (37, 31, 29, 23, 19, 17,...)

4. Determine os cinco primeiros elementos de uma sequência tal que an = 10n + 1, n N*

5. Determine os cinco primeiros elementos de uma sequência tal que an = 3n - 5, n N

Lembrando: N= 0, 1,2,3,4.....
                    N*= 1,2,3,4.....




AVALIAÇÃO

Pais e alunos, as atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.





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