2º
ANO- ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA
SEmanas 2 e 3
ORIENTAÇÕES:
·
Assistir os vídeos.
·
Copiar o texto.
·
Resolver as atividades.
Sequência numérica
Sequência numérica é
uma sucessão finita ou infinita de números obedecendo uma determinada ordem
definida antecipadamente.
Uma
sequência numérica na matemática deve ser representada entre parênteses e
ordenada. Veja como são representadas nos exemplos abaixo:
- (1, 2, 3, 4, 5, 6, …): sequência dos números naturais;
- (2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, …): sequência dos números primos positivos;
- (1, 3, 5, 7, 9, …): sequência dos números ímpares positivos.
Classificação das Sequências Numéricas
Podemos
classificar as sequências numéricas em infinitas e finitas:
- Sequência Infinita: uma sequência infinita é representada da seguinte forma: (a1, a2, a3, a4, … , an, …)
Exemplos:
- (2, 4, 6, 8, 10, …): sequência dos números pares positivos;
- (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, …): sequência dos números naturais;
As sequências infinitas são representadas com uma reticência no final.
Os elementos são indicados pela letra a. Então, o elemento a1,
equivale ao primeiro elemento, a2, ao segundo elemento e
assim por diante.
- Sequência Finita: uma sequência finita é representada da seguinte forma: (a1, a2, a3, a4, … , an)
Exemplo:
- (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9): sequência dos algarismos do sistema decimal de numeração;
Nas sequências finitas podemos indicar o elemento an da
sequência, pois se trata de uma sequência finita e sabemos exatamente a
quantidade de elementos da sequência. Na sequência acima, n = 10,
portanto, an é a10 = 9.
Então:
- a1 = 0;
- a2 = 1;
- a3 = 2;
- a4 = 3;
- a5 = 4;
- a6 = 5;
- a7 = 6;
- a8 = 7;
- a9 = 8;
- a10 = 9;
Igualdade de Sequências Numéricas
Duas
sequências são consideradas iguais se apresentarem os mesmos termos e na mesma
ordem.
Exemplo:
Considerem
as seguintes sequências:
- (a, b, c, d, e)
- (2, 7, 9, 10, 20)
As duas
sequências acima poderão ser consideras iguais se, e somente se, a = 2, b
= 7, c = 9, d = 10 e e = 20.
Considerem
as seguintes sequências:
- (1, 2, 3, 4, 5)
- (5, 4, 3, 2, 1)
As
sequências acima não são iguais, mesmo apresentando os mesmos números, elas possuem
ordens diferentes.
Fórmula do Termo Geral
Cada
sequência numérica possui sua lei de formação. A sequência (1, 7, 17,
31, …) possui a seguinte lei de formação:
an = 2n2 – 1, n ∈ N*
Essa
fórmula é usada para encontrar qualquer termo da sequência. Por exemplo, o
termo a4 = 2 . 42 – 1 = 31
Exemplo:
- a1 = 2 . 12 – 1 = 1;
- a2 = 2 . 22 – 1 = 7;
- a3 = 2 . 32 – 1 = 17;
- a4 = 2 . 42 – 1 = 31;
- E assim por diante.
Atividades
propostas
1. Determine os três próximos
números da sequência 0, 5, 10, 15, 20, …
2. Escreve 6 termos da sequência definida
pela fórmula n² + 1, n ∈
N.
3. Seguindo
o padrão da sequência numérica, qual o próximo número correspondente nas
sequências abaixo:
a) (1, 3,
5, 7, 9, 11,...)
b) (0, 2, 4, 6, 8, 10,...)
c) (3, 6, 9, 12,...)
d) (1, 4, 9, 16,...)
e) (37, 31, 29, 23, 19, 17,...)
b) (0, 2, 4, 6, 8, 10,...)
c) (3, 6, 9, 12,...)
d) (1, 4, 9, 16,...)
e) (37, 31, 29, 23, 19, 17,...)
4. Determine os cinco primeiros elementos de uma
sequência tal que an = 10n + 1, n N*
5. Determine os cinco
primeiros elementos de uma sequência tal que an = 3n - 5, n N
Lembrando: N= 0, 1,2,3,4.....
N*= 1,2,3,4.....
AVALIAÇÃO
Pais e alunos, as atividades deverão estar coladas ou
escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar
a avaliação de todo o material enviado.
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