7º ANO- ENSINO
FUNDAMENTAL
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA
ORIENTAÇÕES:
·
Assistir os cinco vídeos como material de
apoio.
·
Copiar o texto em seu caderno.
·
Resolver as atividades em seu caderno.
Conjunto dos números inteiros (
)
Link
para assistir os vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=fmiw3ksXOmk
(Conhecendo o conjunto dos números inteiros)
https://www.youtube.com/watch?v=XVKlC7v0ifU
(Características do conjunto dos números inteiros)
https://www.youtube.com/watch?v=-gwzPUcceoY
(Situações de nosso dia a dia em que os números inteiros estão presentes)
https://www.youtube.com/watch?v=P3YIiKk0d-M
(Adição e subtração de inteiros)
https://www.youtube.com/watch?v=aynOH4uO1_Y
(Multiplicação e divisão de inteiros)
O conjunto dos números inteiros é formado por
todos os números que não são decimais. Em outras palavras, o conjunto dos números inteiros é
formado pelo conjunto dos números naturais e
seus opostos aditivos. Por exemplo: o número 1 pertence
ao conjunto dos números naturais e dos números inteiros. Já o número – 1
pertence apenas ao conjunto dos números inteiros, pois é o oposto aditivo do
natural 1.
Elementos do conjunto dos
números inteiros
Os elementos do conjunto dos números inteiros são
os números naturais, seus opostos aditivos e o zero. Destacamos o zero, pois
alguns autores não o consideram como número natural. Portanto,
os elementos do conjunto dos números inteiros são:
Z
= {…, – 3, – 2, – 1, 0, 1, 2, 3, …}
A letra Z é usada para representar os números inteiros porque
essa representação vem do alemão Zahl, que significa “número”. Esse
conjunto possui as operações de adição, subtração,
multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
Podemos dizer que dentro do conjunto dos números inteiros
há subconjuntos, como:
Z*: formado por todos os números inteiros, exceto
pelo zero;
Z+: formado por todos os números inteiros não
negativos, ou seja, pelo próprio conjunto dos números naturais. Assim,
Z+ = N;
Z+*: formado por todos os números inteiros positivos.
Assim, o número zero não está nesse conjunto. Seus elementos são: 1, 2, 3, 4,
…;
Z–: formado por todos os números inteiros não
positivos, ou seja, pelos opostos aditivos dos números naturais e pelo zero;
Z–*: formado por todos os números inteiros negativos.
Assim, o número zero não pertence a esse conjunto.
Reta numérica dos
números inteiros: Os números inteiros podem ser colocados
sobre uma reta.
Para isso, basta marcar o ponto onde será disposto o número zero, chamado
origem, escolher uma unidade de medida e usá-la para marcar os números
inteiros. A única regra para a construção dessa reta é que os números sejam
colocados em sequência crescente, da direita para a esquerda. Por exemplo:
suponha que a unidade de medida escolhida seja o centímetro, a reta numérica será
parecida com a imagem abaixo:
Módulo ou valor absoluto: O módulo, ou valor absoluto, de um número inteiro é a
distância desse número até a origem da reta numérica.
Em outras palavras, o módulo é a distância entre zero e o número observado na
unidade de medida em que a reta foi construída. Como não existem distâncias
negativas, o módulo sempre será um número positivo. Além disso, o módulo de
um número é representado por esse número entre duas barras, como em: | – 2|.
Então, o módulo de – 2 é a distância desse
número até zero, portanto, | – 2| = 2. Observe isso na reta numérica:
Regra de sinais na adição e subtração.
Ø Sinais iguais, soma e conserva o sinal.
Exemplos:
+3 +5 = +8
7 + 4 = 11 –4 – 5 = –9 –12 – 15 = –27
Ø Sinais diferentes, subtrai e conserva o sinal do maior.
Exemplos:
+5 – 3 = +2
+3 – 5 = –2 15 – 22 = –7 – 12 + 15 = 3
Regra de sinais na multiplicação e
divisão.
OBS: o ponto ( . ) será usado para a multiplicação e dois pontos ( : ) será usado para a divisão.
Ø Sinais iguais, o resultado é positivo.
Exemplos:
+2 . (+5) = + 10, lembrando que o sinal + não é obrigatório
aparecer.
2 . 5 = 10 tem o
mesmo resultado.
–3 . (–4) = 12
8 : 2 = 4 –10
: (–2) = 5
Ø Sinais diferentes, o resultado é negativo.
Exemplos:
2 x (–5) = – 10 –3 x 4 = –12 +8 : (–2) = –4 –10 : 2 = –5
Agora é com você: Realize as atividades em seu caderno e apresente os
cálculos.
1)
Calcule:
a)
(+7) + (3) =
b)
(+5) – (–2) =
c)
(–8 ) + (+8) =
d)
(–7) – (–8) =
e)
7 – (2) =
f)
(–4) – (–5) + (–8) =
g)
(+7) – (–6) – (–8) =
h)
(–5) + (+2) – (–1) + (–7) =
i)
(+2) – (–3) + (+5) – (–9)
=
j)
10 – 2 –5 – (+2) – (–3)
=
k)
(+8) . (+5) =
l)
(–5) . ( +7) =
m)
(–8) . (–7) =
n)
(+9) . (+5) =
o)
(+2) . (–7) =
p)
(–12) . (–15) =
q)
(+42) . (–37) =
r)
(–6) . 0 =
s)
(–34) . (+14) =
t)
13 . 20 =
u)
(–3) . (+2) . (–4) . (–3)
=
v)
(+15) : (+3) =
w)
(40) : (–5) =
x)
(–42) : (+7) =
y)
(–75) : (–15) =
z)
(+60) : (–12) =
aa) (–64) : (+16) =
bb) (–28) : (–14) =
cc) 42 : 7 =
dd) 265 : (–5) =
2)
Escreva os números inteiros:
a) compreendidos entre 1 e 7
b) compreendidos entre -3 e 3
c) compreendidos entre -4 e 2
a) compreendidos entre 1 e 7
b) compreendidos entre -3 e 3
c) compreendidos entre -4 e 2
3)
Responda:
a) Qual é o sucessor de +8?
b) Qual é o sucessor de -6?
c) Qual é o sucessor de 0 ?
d) Qual é o antecessor de +8?
e) Qual é o antecessor de -6?
f) Qual é o antecessor de 0 ?
a) Qual é o sucessor de +8?
b) Qual é o sucessor de -6?
c) Qual é o sucessor de 0 ?
d) Qual é o antecessor de +8?
e) Qual é o antecessor de -6?
f) Qual é o antecessor de 0 ?
4)
Qual é o número maior?
a) +1 ou -10
b) +30 ou 0
c) -20 ou 0
d) +10 ou -10
e) -20 ou -10
f) +20 ou -30
g) -50 ou +50
h) -30 ou -15
a) +1 ou -10
b) +30 ou 0
c) -20 ou 0
d) +10 ou -10
e) -20 ou -10
f) +20 ou -30
g) -50 ou +50
h) -30 ou -15
Desafio:
Uma prova dada pelo
professor Renato tinha 25 questões e também a seguinte regra:
(i)
Questão respondida corretamente vale +4
(ii)
Questão respondida erradamente vale
1
(iii)
Questão não respondida vale 0
Se um aluno
responder a todas questões, quantas questões no mínimo ele precisa acertar para
ter uma nota positiva na prova?
AVALIAÇÃO
Pais e alunos, as atividades deverão estar coladas ou
escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar
a avaliação de todo o material enviado.
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