ESCOLA ESTADUAL
ENSINO MÉDIO DR. OSCAR TOLLENS
8° ANO
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA
ORIENTAÇÕES:
Assistir
os vídeos,
Copiar o texto,
Resolver as
atividades.
CONJUNTO
DOS NÚMEROS REAIS
NÚMEROS RACIONAIS
Número racional é
todo número que pode ser escrito na forma a/b ( b diferente de zero) com a e b inteiros.
Exemplos:
a)
5 = 5/1
b) -2 = 2/1 c) 0,7 = 7/10 d/ 2,83 = 283/100 e) 0,444…=
4/9
f) 0,7272… = 72/99 g)√4
Observe que:
Todo número inteiro é um número racional. (exemplos a e b)
Toda decimal exata é um número racional. (exemplos c e d)
Toda decimal periódica é um número racional. (exemplos e f)
Números
Irracionais
Os números que não
podem ser escritos em forma de fração são chamados de números irracionais.
Os números
irracionais têm infinitas casas decimais e não são periódicos.
As raízes não exatas
são chamados números racionais.
Exemplos:
a)
0,4137128…
d)-2,8283541...
b)
7,1659314 e) ፒ(pi)
c)
-0,4837616… f)√2
ATIVIDADES
1) Associe os símbolos da coluna da esquerda com
seu respectivo conjunto, na coluna da
direita.
a)
Q
( )
b)
Z
( )
c)
R
( )
d)
N
( )
2) Complete as
colunas escrevendo racionais ou irracionais.
a)
Os números de representação decimal são ( )
b)
c)
Os números de representação decimal infinita e
periódica são ( )
d)
Os números de representação decimal infinita e não
periódica são (
)
e)
Os números naturais são ( )
f)
Os números inteiros são: ( )
g)
As raízes não exatas são números ( )
h)
As raízes exatas são números ( )
i)
Os números ( ) podem ser escritos em
forma de fração.
j)
Os números ( ) não podem ser escritos
na forma de fração.
3) Escreva ‘’Q’’
para racionais e ‘‘I’’ para os irracionais:
a)
2,5 ( )
b)
0,6666.... ( )
c)
3,2 ( )
d)
0,8 ( )
e)
2,2368817...( )
f)
7( )
g)
1,732168…( )
h)
5,343434.... (
)
i)
0 ( )
j)
√9
k)
√3
l)
ፒ(pi)
4) Qual a
afirmação verdadeira?
a)
Todo número racional é natural.
b) Todo número inteiro é real.
c) Existe número
irracional que é inteiro.
d)Existe número
natural que não é racional.
AVALIAÇÃO
Pais e alunos, as atividades deverão estar coladas ou
escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar
a avaliação de todo o material enviado.
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