9º ANO- ENSINO
FUNDAMENTAL
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA
ORIENTAÇÕES:
·
Assistir os vídeos como material de apoio.
·
Copiar o texto em seu caderno.
·
Resolver as atividades em seu caderno.
Propriedades da Potenciação
Link
para assistir os vídeos:
As quatro operações matemáticas básicas são adição, subtração, multiplicação e divisão, entretanto, não são as únicas operações existentes. Quando o produto envolve fatores que
são todos iguais, é possível definir uma nova operação matemática: a potenciação.
Potenciação ou
exponenciação é a forma de abreviar a multiplicação de uma sequência de fatores
iguais. Dessa forma, quando multiplicamos um número sucessivas vezes, podemos
abreviar elevando-o a quantidade de vezes que o número é multiplicado.
Definição de potenciação: Seja um número
real a e um número natural n, com n > 1, chamamos de
potência de base a e expoente n o
número
, isto é, o produto de n fatores
iguais a a.
= a . a . a . a …
a = base
n = expoente
a . a . a . a … = produto de n fatores iguais que gera como resultado a potência.
Para compreender melhor,
acompanhe os exemplos abaixo:
Exemplo 1:
= 2 . 2 . 2 = 8
2 = base
3 = expoente
2 . 2 . 2 = produto de fatores
8 = potência
Como o expoente é 3, tivemos
que repetir a base, que é 2 três vezes, em um produto.
Exemplo 2:
= 5 . 5 . 5 . 5 = 625
5 = base
4 = expoente
5 . 5 . 5 . 5 = produto de fatores
625 = potência
Como o expoente é 4, tivemos
que repetir a base, que é 5 quatro vezes, em um produto.
Exemplo 3:
= 10 . 10 = 100
10 = base
2 = expoente
10 . 10 = produto de fatores
100 = potência
Como o expoente é 2, tivemos
que repetir a base, que é 10 duas vezes, em um produto.
Exemplo 4:
= base
=
expoente
=
potência
Exemplo 5:
) = 0,0625
0,25 =
base
2 = expoente
0,0625 = potência
OBSERVAÇÂO:
quando a base for negativa temos duas situações:
Situação 1: se o expoente for par, a resposta é sempre positiva independentemente do valor da base.
Exemplos:
, lembrando que o sinal de
+não é necessário aparecer.
Repare que a resposta é sempre positiva.
Situação
2: se o expoente for ímpar vai depender do sinal da base. Base positiva e expoente ímpar
a resposta é positiva e se base for negativa e expoente ímpar o resultado é
negativo. Acompanhe os exemplos.
Exemplos:
Ø Potência
com expoente negativo:
k
AVALIAÇÃO
Pais e alunos, as atividades deverão estar coladas ou
escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar
a avaliação de todo o material enviado.
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