terça-feira, 14 de abril de 2020

MATEMÁTICA - 9º ano do Ensino Fundamental

9º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: MATEMÁTICA

ORIENTAÇÕES:
·         Assistir os vídeos como material de apoio.
·         Copiar o texto em seu caderno.
·         Resolver as atividades em seu caderno.

Propriedades da Potenciação
Link para assistir os vídeos:


As quatro operações matemáticas básicas são adição, subtração, multiplicação e divisão, entretanto, não são as únicas operações existentes. Quando o produto envolve fatores que são todos iguais, é possível definir uma nova operação matemática: a potenciação.
Potenciação ou exponenciação é a forma de abreviar a multiplicação de uma sequência de fatores iguais. Dessa forma, quando multiplicamos um número sucessivas vezes, podemos abreviar elevando-o a quantidade de vezes que o número é multiplicado.
Definição de potenciação: Seja um número real a e um número natural n, com n > 1, chamamos de potência de base a e expoente n o número  , isto é, o produto de n fatores iguais a a.

= a . a . a . a …
= base
= expoente
a . a . a . a … = produto de n fatores iguais que gera como resultado a potência.

Para compreender melhor, acompanhe os exemplos abaixo:

Exemplo 1:  = 2 . 2 . 2 = 8
= base
= expoente
2 . 2 . 2 = produto de fatores
= potência
Como o expoente é 3, tivemos que repetir a base, que é 2 três vezes, em um produto.

Exemplo 2:  = 5 . 5 . 5 . 5 = 625
= base
= expoente
5 . 5 . 5 . 5 = produto de fatores
625 = potência
Como o expoente é 4, tivemos que repetir a base, que é 5 quatro vezes, em um produto.

Exemplo 3:    = 10 . 10 = 100
10 = base
= expoente
10 . 10 = produto de fatores
100 = potência
Como o expoente é 2, tivemos que repetir a base, que é 10 duas vezes, em um produto.

Exemplo 4:
 = base
= expoente
= potência

Exemplo 5: ) = 0,0625
0,25 =  base
2 = expoente
0,0625 = potência

OBSERVAÇÂO: quando a base for negativa temos duas situações:
Situação 1: se o expoente for par,  a resposta é sempre positiva independentemente do valor da base.
Exemplos:
, lembrando que o sinal de +não é necessário aparecer.
Repare que a resposta é sempre positiva.

Situação 2: se o expoente for ímpar vai depender do sinal da base. Base positiva e expoente ímpar a resposta é positiva e se base for negativa e expoente ímpar o resultado é negativo. Acompanhe os exemplos.
Exemplos:







Ø  Potência com expoente negativo:

k




AVALIAÇÃO

Pais e alunos, as atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.
 



      

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