Disciplina:
Projeto de Vida
Ano:
6°
Professora:
Adriana Luísa
Atividade: Nº 5 e 6
Identidade e Autonomia
Identidade
remete à ideia de distinção “É uma marca de diferença entre as pessoas, a
começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de
agir, de pensar e da história pessoal”.
Construir a identidade implica conhecer
os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e limites, sempre
levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem se
convive. Esse autoconhecimento começa no início da vida e segue até o seu fim,
mas é fundamental que alguns sejam adquiridos ainda na creche.
Assim que nasce, o bebê permanece um bom
tempo em fusão com a mãe. Isso significa que ele ainda não é capaz de
reconhecer os próprios limites e os limites do outro. Por isso, o
desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida está intimamente ligado a
experiências e frustração pelas quais terá de passar para compreender-se como
um ser único em meio a outros seres igualmente singulares, ou seja, um ser com
identidade própria.
A construção da identidade está nas
pessoas com as quais a criança estabelece vínculos. A família é o primeiro
canal de socialização. Em seguida, e tão importante quanto, está a escola.
Autonomia
é a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio,levando em
conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro.
“Mais do que autocuidado, saber vestir-se, alimentar-se, escovar os dentes ou calçar os sapatos. Ter autonomia significa
ter vontade própria e ser competente para atuar no mundo em que vive.
É na creche que a criança conquista suas
primeiras aprendizagens- adquire a linguagem, aprende a andar, forma o
pensamento simbólico e se torna um ser social.
Autonomia é ser autor, responsável pelo que pensa
e faz. Sendo assim, não é um processo exclusivo da adolescência e nem adquirida
automaticamente com a maioridade, mas sim, um processo que ocorre o tempo todo
em nossas vidas, devendo, portanto, ser incentivada desde sempre.
Exemplos
de oportunidades para que a autonomia seja desenvolvida:
*lavar as
próprias roupas
*ter contato
com dinheiro
*busca por
cursos e empregos
*criar sua
rotina
Importância de
desenvolver a autonomia
*Constrói a
autoestima
*Colabora no
desenvolvimento do corpo e da mente
*Capacidade de
resolver problemas
Fonte: (Texto:
Domingos Pucciariello, Blog: Escola da inteligência-educação socioemocional,
Blog: Instituto fazendo história/2014).
Questões:
Após
a leitura e análise do texto acima, responda as perguntas abaixo.
Obs.: Todas as atividades devem ser
realizadas no caderno.
- Assinale V se for verdadeiro, f se for falso:
( ) a
construção da identidade pelo indivíduo é feita sempre pela família
( ) a
identidade é uma marca que diferencia as pessoas, que as torna única
( ) autonomia
é mandar em si, não recebendo ordens de ninguém
( ) a
autonomia é construída ao longo da nossa vida
( ) ter
autonomia é ter responsabilidades
2.
Que atividades você desenvolve no seu dia a dia, que estão relacionadas a
autonomia.
3.
A autonomia desenvolve segurança e independência ao indivíduo. Isso é positivo ou
negativo? Explique.
4.
Na escola em que você estuda, você tem autonomia? Explique.
AVALIAÇÃO
Pais e alunos, as atividades deverão estar coladas ou
escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar
a avaliação de todo o material enviado.
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