terça-feira, 28 de abril de 2020

PROJETO DE VIDA - 6º ANO



Disciplina: Projeto de Vida
Ano: 6°
Professora: Adriana Luísa

Atividade: Nº 5 e 6


Identidade e Autonomia

      Identidade remete à ideia de distinção “É uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal”.
      Construir a identidade implica conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem se convive. Esse autoconhecimento começa no início da vida e segue até o seu fim, mas é fundamental que alguns sejam adquiridos ainda na creche.
      Assim que nasce, o bebê permanece um bom tempo em fusão com a mãe. Isso significa que ele ainda não é capaz de reconhecer os próprios limites e os limites do outro. Por isso, o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida está intimamente ligado a experiências e frustração pelas quais terá de passar para compreender-se como um ser único em meio a outros seres igualmente singulares, ou seja, um ser com identidade própria.
      A construção da identidade está nas pessoas com as quais a criança estabelece vínculos. A família é o primeiro canal de socialização. Em seguida, e tão importante quanto, está a escola.

      Autonomia é a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio,levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro. “Mais do que autocuidado, saber vestir-se, alimentar-se, escovar os dentes  ou calçar os sapatos. Ter autonomia significa ter vontade própria e ser competente para atuar no mundo em que vive.
      É na creche que a criança conquista suas primeiras aprendizagens- adquire a linguagem, aprende a andar, forma o pensamento simbólico e se torna um ser social.

      Autonomia é ser autor, responsável pelo que pensa e faz. Sendo assim, não é um processo exclusivo da adolescência e nem adquirida automaticamente com a maioridade, mas sim, um processo que ocorre o tempo todo em nossas vidas, devendo, portanto, ser incentivada desde sempre.

Exemplos de oportunidades para que a autonomia seja desenvolvida:

*lavar as próprias roupas
*ter contato com dinheiro
*busca por cursos e empregos
*criar sua rotina

Importância de desenvolver a autonomia

*Constrói a autoestima
*Colabora no desenvolvimento do corpo e da mente
*Capacidade de resolver problemas

Fonte: (Texto: Domingos Pucciariello, Blog: Escola da inteligência-educação socioemocional, Blog: Instituto fazendo história/2014).


Questões:

Após a leitura e análise do texto acima, responda as perguntas             abaixo.
Obs.: Todas as atividades devem ser realizadas no caderno.

  1. Assinale V se for verdadeiro, f se for falso:

( ) a construção da identidade pelo indivíduo é feita sempre pela família

( ) a identidade é uma marca que diferencia as pessoas, que as torna única

( ) autonomia é mandar em si, não recebendo ordens de ninguém

( ) a autonomia é construída ao longo da nossa vida

( ) ter autonomia é ter responsabilidades


2. Que atividades você desenvolve no seu dia a dia, que estão relacionadas a
    autonomia.


3. A autonomia desenvolve segurança e independência ao indivíduo. Isso é positivo ou negativo? Explique.


4. Na escola em que você estuda, você tem autonomia? Explique.


 




AVALIAÇÃO

Pais e alunos, as atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno as aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário