sexta-feira, 3 de abril de 2020

Química - Semana 2 - 3º ano ensino médio - Manhã e Noite


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DOUTOR OSCAR TOLLENS
Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias   Componente Curricular: Química                   
      Atividades domiciliares 2         Trimestre: 1º              3o ano                  
Aluno: ___________________________________________ Turma: ____  Data: _____ /_____ / 2020
INSTRUÇÕES GERAIS: Faça o trabalho à mão, utilizando CANETA AZUL ou PRETA. Não é permitido o uso de corretivo, portanto não rasure!

Conhecendo biocombustíveis

1.1 O QUE SÃO BIOCOMBUSTÍVEIS?
Biocombustível é todo combustível derivado de fonte orgânica e não fóssil, como por exemplo, o álcool etanol, a biomassa ou o biodiesel. Sua aplicação é bastante antiga e extensa, ao contrário do que possa parecer devido à supervalorização do biodiesel atualmente. Como exemplo temos a lenha (biomassa), que é utilizada como combustível desde que o homem descobriu o fogo.
                                               Fonte: https://www.infoescola.com/geografia/biocombustiveis/

1.2 PESQUISANDO
O aluno deverá elaborar pesquisas em fontes seguras, em meios digitais e/ou impressos e elaborar um texto, lembrando que deve-se sempre ‘parafrasear’ e nunca ‘copiar’ (a não ser em casos de citações, onde deverá ser mencionado o autor e ano da publicação).

1.3 ESCREVENDO SOBRE O TEMA PESQUISADO
Os alunos pesquisarão sobre vários subtemas relacionados aos biocombustíveis. Em seguida, cada aluno deverá elaborar um texto, com no mínimo 10 linhas, baseado nas fontes pesquisadas e ainda nos conhecimentos prévios sobre o assunto. Todo site/revista/livro (fonte em geral) pesquisado deve estar especificado ao final em ‘bibliografia’.

Seguem abaixo a divisão dos temas a serem pesquisados para elaborar o texto:
1. Vantagens e desvantagens do biocombustível
2. Biocombustível: O Biodiesel
3. Biocombustível: O Etanol
4. Biocombustível: O Biogás


AVALIAÇÃO:

Pais e Alunos,
As atividades deverão estar coladas ou escritas no caderno para que no retorno às aulas os professores possam realizar a avaliação de todo o material enviado.