quinta-feira, 4 de junho de 2020

Literatura - 1º Ensino Médio


E.E.E.M. DR OSCAR TOLLENS
LITERATURA
1º ANO ENSINO MÉDIO – MANHÃ E NOITE
AULAS DE 04 DE JUNHO ATÉ 12 DE JUNHO DE 2020
PROFESSORAS LUCIANE TOMÉ, REJANE PIEDADE, MARGARIDA KROEFF, BIANCA DAMACENA

QUERIDAS ALUNAS E QUERIDOS ALUNOS, SEGUEM DUAS ATIVIDADES DE LITERATURA QUE CORRESPONDEM ÀS AULAS DE 04 DE JUNHO DE 2020 ATÉ 12 DE JUNHO DE 2020. ESSAS ATIVIDADES AVALIATIVAS DEVEM SER ENTREGUES VIA E-MAIL atividadesfeitas.oscartollens@gmail.com até o dia 20 de junho, podendo ser em word ou foto do caderno. O assunto do e-mail deve ser: atividade realizada da disciplina de Literatura e a sua turma ou ano.
O CONTEÚDO QUE VAMOS ESTUDAR NESSAS ATIVIDADES SE CHAMA GÊNERO ÉPICO (EPOPEIA)
EXPLICAÇÃO DO CONTEÚDO
O gênero épico é um texto narrativo em versos (forma de poema) que conta um episódio heroico de um povo. A palavra ÉPICO vem da palavra grega “épos” que significa “versos”, então o gênero épico é a história de heróis de um povo contada em forma de poema (em versos). Neste gênero literário, geralmente, há a presença de figuras fantasiosas que ajudam ou atrapalham no curso dos acontecimentos. Quando as ações da história são narradas por versos, temos o poema ÉPICO ou EPOPEIA.
Exemplos de textos que são do gênero épico, ou seja, são poemas épicos ou epopeias:
·         ILÍADA (século VIII a.C.) é uma obra atribuída ao poeta grego Homero, que viveu por volta do século VIII a.C. e narra a história do último ano da Guerra de Troia entre gregos e troianos. Fica a dica do filme Tróia de 2004.
·         ODISSEIA (século VIII a.C.) é uma obra também atribuída ao poeta grego Homero e narra o retorno dos gregos, que estavam em Troia, de volta à Grécia. A história é focada em Ulisses (Odisseu), personagem principal deste poema. Durante a viagem de volta para casa, Ulisses passa por diversas aventuras e enfrenta personagens mitológicos, como o Ciclope.
Dessas duas obras é que saem todas as histórias de heróis, deuses e mitos gregos e romanos.
·         OS LUSÍADAS (os portugueses) (1572) é uma obra do português Luís Vaz de Camões (1524-1580) e recria a viagem de Vasco da Gama rumo ao Oriente e, junto com a história da navegação, nos revela o passado glorioso de Portugal. Retomando elementos da mitologia grega e romana, o autor reforça o valor dos conquistadores lusitanos (portugueses), capazes de enfrentar e vencer os deuses que tentam interromper sua missão. Porém, Camões não deixa de ser crítico também com a pátria lusitana (portuguesa) ao reconhecer que o sonho de grandeza que a move pode levá-la ao declínio irreversível.
·         MENSAGEM (1934) é uma obra do poeta português Fernando Pessoa (1888 -1935) que narra o passado de Portugal, com ênfase no período glorioso das navegações e dos descobrimentos (invasões de territórios como o Brasil, Angola, Moçambique ...). De grande valor simbólico, os poemas apresentam alegorias, mitos e figuras históricas portuguesas, além do resgate de Os Lusíadas, de Camões, influência marcante e indissociável nos versos que compõem a obra.

ATIVIDADE 1
Leia o poema Mar português do livro Mensagem, de Fernando Pessoa e relacione os versos ao seu respectivo significado.
Mar português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó Mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

(A) Ó mar salgado, quanto do teu sal
      São lágrimas de Portugal!

(B) Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
      Quantos filhos em vão rezaram!
      Quantas noivas ficaram por casar
      Para que fosses nosso, ó Mar!

(C) Valeu a pena? Tudo vale a pena
       Se a alma não é pequena.

(D) Quem quer passar além do Bojador
      Tem que passar além da dor.


(    ) Mães, filhos e noivas são lembrados no poema como os que sofrem com as ausências dos seus entes próximos que partiram nas navegações dos portugueses para conquistar territórios distantes (como o Brasil). Mostra as desgraças causadas pelo mar, como mortes e ausências.

(     ) Representa a ligação do povo português com o mar, que é a desgraça e a glória de todos. São as lágrimas de tristeza pela perda dos navegadores que morreram nas expedições marítimas, que formam o mar português.

(      ) Mostra a ideia de que todos os sacrifícios (mortes, ausências, sofrimentos) do povo português valem a glória das conquistas territoriais feitas pelos navegadores.

(      ) A partir da dor de muitos (navegadores e seus familiares) é que os portugueses conseguiram a glória de sua pátria, conquistando terras através das navegações marítimas.


ATIVIDADE 2
Compare a ideia presente no texto a seguir com a visão apresentada no poema Mar português e marque (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas.

Nós brasileiros
Nós brasileiros nascemos do genocídio. Dos quatro milhões de índios que existiam em 1500, restam hoje cerca de 900 mil, parte deles vivendo em condições miseráveis em assentamentos de beira de estrada ou até mesmo em favelas nas grandes cidades. Avoca-se sempre, como signo da tolerância nacional, a chamada democracia racial brasileira, mito corrente de que não teria havido dizimação, mas assimilação dos autóctones. Esse eufemismo, no entanto, serve apenas para acobertar um fato indiscutível: se nossa população é mestiça, deve-se ao cruzamento de homens europeus com mulheres indígenas ou africanas – ou seja, a assimilação se deu através do estupro das nativas e negras pelos colonizadores brancos portugueses. (Luiz Ruffato).
(     ) Os dois textos falam sobre as glórias e maravilhas realizadas pelos portugueses através das conquistas territoriais no Brasil, Angola, Moçambique ...

(    ) O poema Mar português apresenta as vitórias os sofrimentos do povo português advindos das navegações e “descobrimentos” territoriais.

(    ) No texto Nós brasileiros é apresentado o resultado de uma das conquistas dos portugueses: a violência na colonização do Brasil.

(    ) O poema Mar português mostra as navegações como um grande feito português, enquanto o texto Nós brasileiros faz o contrário, pois mostra que essas navegações resultaram em uma colonização violenta.


Vocabulário:
Genocídio: destruição total ou parcial de grupo nacional, étnico, racial ou religioso.
Avoca-se: atribui-se, dá-se.
Dizimação: extermínio, destruição.
Assimilação: quando um grupo social menor perde suas características culturais distintas, sendo absorvido pelo grupo maior.
Autóctones: nativos (no texto: indígenas).
Eufemismo: suavizar, amenizar uma ideia.

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