E.E.E.M. DR OSCAR TOLLENS
LITERATURA
1º
ANO ENSINO MÉDIO – MANHÃ E NOITE
AULAS
DE 04 DE JUNHO ATÉ 12 DE JUNHO DE 2020
PROFESSORAS
LUCIANE TOMÉ, REJANE PIEDADE, MARGARIDA KROEFF, BIANCA DAMACENA
QUERIDAS ALUNAS E QUERIDOS
ALUNOS, SEGUEM DUAS ATIVIDADES DE LITERATURA QUE CORRESPONDEM ÀS AULAS DE 04 DE
JUNHO DE 2020 ATÉ 12 DE JUNHO DE 2020. ESSAS ATIVIDADES AVALIATIVAS DEVEM SER
ENTREGUES VIA E-MAIL atividadesfeitas.oscartollens@gmail.com
até o dia 20 de junho, podendo ser em word
ou foto do caderno. O assunto do e-mail deve ser: atividade realizada da
disciplina de Literatura e a sua turma ou ano.
O CONTEÚDO QUE VAMOS ESTUDAR
NESSAS ATIVIDADES SE CHAMA GÊNERO ÉPICO (EPOPEIA)
EXPLICAÇÃO DO
CONTEÚDO
O gênero épico é um texto narrativo em versos
(forma de poema) que conta um episódio heroico de um povo. A palavra ÉPICO vem
da palavra grega “épos” que significa “versos”, então o gênero épico é a
história de heróis de um povo contada em forma de poema (em versos). Neste
gênero literário, geralmente, há a presença de figuras fantasiosas que ajudam
ou atrapalham no curso dos acontecimentos. Quando as ações da história são
narradas por versos, temos o poema ÉPICO ou EPOPEIA.
Exemplos de textos que são do gênero épico, ou
seja, são poemas épicos ou epopeias:
·
ILÍADA
(século VIII a.C.) é uma obra atribuída ao poeta grego Homero, que viveu
por volta do século VIII a.C. e narra a história do último ano da Guerra de
Troia entre gregos e troianos. Fica a dica do filme Tróia de 2004.
·
ODISSEIA
(século VIII a.C.) é uma obra também atribuída ao poeta grego Homero e
narra o retorno dos gregos, que estavam em Troia, de volta à Grécia. A história
é focada em Ulisses (Odisseu), personagem principal deste poema. Durante a
viagem de volta para casa, Ulisses passa por diversas aventuras e enfrenta
personagens mitológicos, como o Ciclope.
Dessas duas
obras é que saem todas as histórias de heróis, deuses e mitos gregos e romanos.
·
OS
LUSÍADAS (os portugueses) (1572) é uma obra do português Luís Vaz de Camões
(1524-1580) e recria a viagem de Vasco da Gama rumo ao Oriente e, junto com a
história da navegação, nos revela o passado glorioso de Portugal. Retomando
elementos da mitologia grega e romana, o autor reforça o valor dos
conquistadores lusitanos (portugueses), capazes de enfrentar e vencer os deuses
que tentam interromper sua missão. Porém, Camões não deixa de ser crítico
também com a pátria lusitana (portuguesa) ao reconhecer que o sonho de grandeza
que a move pode levá-la ao declínio irreversível.
·
MENSAGEM
(1934) é uma obra do poeta português Fernando Pessoa (1888 -1935) que narra
o passado de Portugal, com ênfase no período glorioso das navegações e dos
descobrimentos (invasões de territórios como o Brasil, Angola, Moçambique ...).
De grande valor simbólico, os poemas apresentam alegorias, mitos e figuras
históricas portuguesas, além do resgate de Os Lusíadas, de Camões, influência
marcante e indissociável nos versos que compõem a obra.
ATIVIDADE 1
Leia o poema Mar português do
livro Mensagem, de Fernando Pessoa e
relacione os versos ao seu respectivo significado.
Mar português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó Mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
(A) Ó mar salgado, quanto do teu sal
São
lágrimas de Portugal!
(B) Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos
filhos em vão rezaram!
Quantas
noivas ficaram por casar
Para
que fosses nosso, ó Mar!
(C) Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a
alma não é pequena.
(D) Quem quer passar além do Bojador
Tem que
passar além da dor.
( ) Mães,
filhos e noivas são lembrados no poema como os que sofrem com as ausências dos
seus entes próximos que partiram nas navegações dos portugueses para conquistar
territórios distantes (como o Brasil). Mostra as desgraças causadas pelo mar,
como mortes e ausências.
( ) Representa a ligação do povo português com
o mar, que é a desgraça e a glória de todos. São as lágrimas de tristeza pela
perda dos navegadores que morreram nas expedições marítimas, que formam o mar português.
( )
Mostra a ideia de que todos os sacrifícios (mortes, ausências, sofrimentos) do
povo português valem a glória das conquistas territoriais feitas pelos
navegadores.
( ) A
partir da dor de muitos (navegadores e seus familiares) é que os portugueses
conseguiram a glória de sua pátria, conquistando terras através das navegações
marítimas.
ATIVIDADE
2
Compare a ideia presente no texto a
seguir com a visão apresentada no poema Mar
português e marque (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas.
Nós brasileiros
Nós brasileiros nascemos do genocídio.
Dos quatro milhões de índios que existiam em 1500, restam hoje cerca de 900
mil, parte deles vivendo em condições miseráveis em assentamentos de beira de
estrada ou até mesmo em favelas nas grandes cidades. Avoca-se sempre,
como signo da tolerância nacional, a chamada democracia racial brasileira, mito
corrente de que não teria havido dizimação, mas assimilação dos autóctones.
Esse eufemismo, no entanto, serve apenas para acobertar um fato
indiscutível: se nossa população é mestiça, deve-se ao cruzamento de homens
europeus com mulheres indígenas ou africanas – ou seja, a assimilação se deu
através do estupro das nativas e negras pelos colonizadores brancos
portugueses. (Luiz Ruffato).
( ) Os
dois textos falam sobre as glórias e maravilhas realizadas pelos portugueses
através das conquistas territoriais no Brasil, Angola, Moçambique ...
( ) O poema
Mar português apresenta as vitórias
os sofrimentos do povo português advindos das navegações e “descobrimentos”
territoriais.
( ) No
texto Nós brasileiros é apresentado o resultado de uma das conquistas dos
portugueses: a violência na colonização do Brasil.
( ) O
poema Mar português mostra as
navegações como um grande feito português, enquanto o texto Nós brasileiros faz o contrário, pois
mostra que essas navegações resultaram em uma colonização violenta.
Vocabulário:
Genocídio: destruição total ou parcial de grupo
nacional, étnico, racial ou religioso.
Avoca-se: atribui-se, dá-se.
Dizimação: extermínio, destruição.
Assimilação: quando um grupo social menor perde
suas características culturais distintas, sendo absorvido pelo grupo maior.
Autóctones: nativos (no texto: indígenas).
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