quinta-feira, 4 de junho de 2020

Portguês - 1 º ano Ensino Médio


E.E.E.M. DR OSCAR TOLLENS

PORTUGUÊS

1º ANO ENSINO MÉDIO – MANHÃ E NOITE

AULAS DE 04 DE JUNHO ATÉ 12 DE JUNHO DE 2020

PROFESSORAS LUCIANE TOMÉ, REJANE PIEDADE, MARGARIDA KROEFF, BIANCA DAMACENA

QUERIDAS ALUNAS E QUERIDOS ALUNOS, SEGUEM DUAS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS QUE CORRESPONDEM ÀS AULAS DE 04 DE JUNHO DE 2020 ATÉ 12 DE JUNHO DE 2020. ESSAS ATIVIDADES AVALIATIVAS DEVEM SER ENTREGUES VIA E-MAIL atividadesfeitas.oscartollens@gmail.com até o dia 20 de junho, podendo ser em word ou foto do caderno. O assunto do e-mail deve ser: atividade realizada da disciplina de Português e a sua turma ou ano.
O CONTEÚDO QUE VAMOS ESTUDAR NESSAS ATIVIDADES SE CHAMA MINICONTO
EXPLICAÇÃO DO CONTEÚDO
MINICONTO, MICROCONTO OU NANOCONTO é todo texto ficcional que procura ser mais conciso (curto) do que o conto. Trata-se de uma história bem mais curta, com poucas personagens, um narrador, um cenário ... Porém, não é uma história incompleta ou sem sentido. Um miniconto trata do essencial para causar um determinado efeito no leitor, vai direto ao ponto principal da narrativa e, para isso, requer habilidades específicas do escritor.

ATIVIDADE 1
MARQUE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA. LEIA O MINICONTO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES 1, 2 e 3.

Ao sair do banheiro, ele cruza com ela na cozinha.
----- Oi, ela diz.
Já na porta, sem se virar: ---- Oi, ele diz.
Assim ano após ano até que, um dia, ela se vai. Toda manhã ele entra na cozinha e diz “Oi”. Mas você responde? Nem ela.
(Dalton Trevisan)


1.      MARQUE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA. O miniconto possui uma característica chamada ABERTURA, isto é, o leitor tem que preencher a história. Marque a alternativa que melhor preenche essa história.
(A) O casal mantinha um ótimo relacionamento, se amavam muito.
(B) O casal mal se falava no dia a dia, já não se amavam. O homem se cansou disso e foi embora.
(C) O casal mal se falava no dia a dia, porém permaneceram um dizendo “oi” para o outro.
(D) O casal mal se falava no dia a dia, já não se amavam. A mulher se cansou disso e foi embora.
2.       MARQUE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA. Qual é a NARRATIVIDADE presente no texto, ou seja, que situação mudou entre as personagens?
(A) Elas viviam juntas e, depois de alguns anos, separaram-se.
(B) Elas viviam separadas e, depois de alguns anos, reconciliaram-se.
(C) Elas viviam discutindo muito e decidiram viajar juntos.
(D) Elas viviam há muitos anos na mesma casa e decidiram mudar de cidade.

3.       MARQUE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA. Qual tipo de narrador e foco narrativo há no miniconto acima?
(A) narrador-observador, foco narrativo em 3ª pessoa.
(B) narrador-personagem, foco narrativo em 1ª pessoa.
(C) narrador-observador, foco narrativo em 1ª pessoa.
(D) narrador-personagem, foco narrativo em 3ª pessoa.


ATIVIDADE 2
Leia o miniconto a seguir e responda à questão.


Sopa  
Menino de rua passava fome:
Um di perdu a paciência e comcou a cmr as ltrs...

(Bruno Scartozzoni)

MARQUE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA. Qual é o tema (assunto) abordado nesse miniconto e qual é o RECURSO utilizado pelo autor para demonstrar o ato devorador da personagem?

(A) O miniconto aborda a qualidade da culinária urbana e o autor utiliza os sinais de pontuação como recurso para demonstrar o ato devorador da personagem.

(B) O tema abordado no miniconto é o fato de crianças passarem fome atualmente e o autor usa apenas letras maiúsculas para demonstrar o ato devorador da personagem.

(C) O miniconto aborda os vários tipos de sopas consumidos pelos meninos de rua e o autor utiliza os dois-pontos e as reticências para demonstrar o ato devorador da personagem.

(D) O miniconto aborda uma questão social: crianças que passam fome e o autor retira algumas letras do texto para demonstrar o ato devorador da personagem. Nada resta para a criança que passa fome: nem a palavra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário