E.E.E.M. DR OSCAR
TOLLENS
PORTUGUÊS
1º ANO ENSINO MÉDIO – MANHÃ E
NOITE
AULAS DE 04 DE JUNHO ATÉ 12 DE
JUNHO DE 2020
PROFESSORAS LUCIANE TOMÉ, REJANE
PIEDADE, MARGARIDA KROEFF, BIANCA DAMACENA
QUERIDAS
ALUNAS E QUERIDOS ALUNOS, SEGUEM DUAS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS QUE CORRESPONDEM ÀS AULAS DE 04 DE JUNHO DE 2020 ATÉ 12
DE JUNHO DE 2020. ESSAS ATIVIDADES AVALIATIVAS DEVEM SER ENTREGUES VIA E-MAIL atividadesfeitas.oscartollens@gmail.com até o dia 20 de junho, podendo
ser em word ou foto do caderno. O
assunto do e-mail deve ser: atividade realizada da disciplina de Português e a
sua turma ou ano.
O
CONTEÚDO QUE VAMOS ESTUDAR NESSAS ATIVIDADES SE CHAMA MINICONTO
EXPLICAÇÃO DO CONTEÚDO
MINICONTO,
MICROCONTO OU NANOCONTO é
todo texto ficcional que procura ser mais conciso (curto) do que o conto.
Trata-se de uma história bem mais curta, com poucas personagens, um narrador,
um cenário ... Porém, não é uma história incompleta ou sem sentido. Um
miniconto trata do essencial para causar um determinado efeito no leitor, vai direto ao ponto principal da narrativa e, para
isso, requer habilidades específicas do escritor.
ATIVIDADE 1
MARQUE A
ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA. LEIA O MINICONTO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES 1,
2 e 3.
Ao
sair do banheiro, ele cruza com ela na cozinha.
Já
na porta, sem se virar: ---- Oi, ele diz.
Assim
ano após ano até que, um dia, ela se vai. Toda manhã ele entra na cozinha e diz
“Oi”. Mas você responde? Nem ela.
(Dalton
Trevisan)
1.
MARQUE
A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA. O miniconto possui uma característica chamada
ABERTURA, isto é, o leitor tem que preencher a história. Marque a alternativa
que melhor preenche essa história.
(A) O casal
mantinha um ótimo relacionamento, se amavam muito.
(B) O casal mal se
falava no dia a dia, já não se amavam. O homem se cansou disso e foi embora.
(C) O casal mal se
falava no dia a dia, porém permaneceram um dizendo “oi” para o outro.
(D) O casal mal se
falava no dia a dia, já não se amavam. A mulher se cansou disso e foi embora.
2. MARQUE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA. Qual é a
NARRATIVIDADE presente no texto, ou seja, que situação mudou entre as
personagens?
(A) Elas viviam
juntas e, depois de alguns anos, separaram-se.
(B) Elas viviam
separadas e, depois de alguns anos, reconciliaram-se.
(C) Elas viviam
discutindo muito e decidiram viajar juntos.
(D) Elas viviam há
muitos anos na mesma casa e decidiram mudar de cidade.
3. MARQUE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA. Qual tipo
de narrador e foco narrativo há no miniconto acima?
(A)
narrador-observador, foco narrativo em 3ª pessoa.
(B)
narrador-personagem, foco narrativo em 1ª pessoa.
(C)
narrador-observador, foco narrativo em 1ª pessoa.
(D)
narrador-personagem, foco narrativo em 3ª pessoa.
ATIVIDADE 2
Leia o
miniconto a seguir e responda à questão.
Sopa
Menino
de rua passava fome:
Um
di perdu a paciência e comcou a cmr as ltrs...
(Bruno
Scartozzoni)
MARQUE A ÚNICA
ALTERNATIVA CORRETA. Qual é o tema (assunto) abordado nesse miniconto e qual é
o RECURSO utilizado pelo autor para demonstrar o ato devorador da personagem?
(A) O miniconto
aborda a qualidade da culinária urbana e o autor utiliza os sinais de pontuação
como recurso para demonstrar o ato devorador da personagem.
(B) O tema
abordado no miniconto é o fato de crianças passarem fome atualmente e o autor
usa apenas letras maiúsculas para demonstrar o ato devorador da personagem.
(C) O miniconto
aborda os vários tipos de sopas consumidos pelos meninos de rua e o autor
utiliza os dois-pontos e as reticências para demonstrar o ato devorador da
personagem.
(D) O miniconto
aborda uma questão social: crianças que passam fome e o autor retira algumas
letras do texto para demonstrar o ato devorador da personagem. Nada resta para
a criança que passa fome: nem a palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário