1º ANO- ENSINO MÉDIO
ATIVIDADES: MATEMÁTICA/JUNHO
ORIENTAÇÕES:
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Assistir
os 2 vídeos.
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Copiar
o texto.
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Resolver
os problemas.
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INSTRUÇÕES:
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Copiem (ou imprimam e colem) no caderno e resolvam as questões ao final!
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Essas atividades avaliativas deverão ser entregues via e-mail atividadesfeitas.oscartollens@gmail.com até o dia 20,
podendo ser em word ou foto do caderno.
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O assunto do e-mail deverá ser: atividade realizada da disciplina MATEMÁTICA e sua turma ou série.
OPERAÇÕES
ENVOLVENDO CONJUNTOS
John
Venn criou,
através de análises lógicas, um método de diagramação que consiste
simploriamente em uma relação entre círculos capaz de demonstrar operações entre conjuntos numéricos.
O Diagrama de Venn é um método que, através
do desenho de figuras planas, os círculos, é utilizado para resolver questões de conjuntos numéricos.
Exemplo:
Numa pesquisa,
verificou-se que, das pessoas consultadas, 100 se informavam pelo site A; 150
por meio do site B; 20 buscavam se informar por meio dos dois sites, A e B; e
110 não se informavam por nenhum desses dois sites. Desse modo, é correto
afirmar que o número de pessoas consultadas nessa pesquisa foi de?
Resolução:
Sabemos que o
conjunto A possui 100 pessoas o B possui 150 e a intersecção entre A e B
equivale a 20 pessoas. Podemos retirar do enunciado, também, que 110 pessoas
fazem parte da pesquisa, mas não fazem parte do conjunto A ou B, mas mesmo
assim pertencem ao conjunto universo.
Sempre começamos pela
intersecção entre todos os conjuntos, veja abaixo
Se 100 pessoas
fazem parte do conjunto A e já temos 20 pessoas dentro do círculo
correspondente a A, nos restam 80 pessoas para completar o total. Agora, o conjunto
B possui 150 pessoas no total, entretanto devemos contabilizar as 20 pessoas
que pertence à intersecção entre A e B, ou seja, as que informaram A e B. Sendo
assim, 150 – 20 = 130. Desse modo obtemos o número de pessoas que informaram
apenas o site B.
Se a questão pede
o total de pessoas consultadas, precisamos apenas somar todos os elementos
presentes no diagrama.
80 + 20 + 130 +
110 = 340
Ou seja,
foram entrevistadas 340 pessoas.
Vamos resolver:
1. Em uma sala de aula, a professora de Matemática decidiu fazer um
levantamento dos lanches comprados pelos alunos. A professora verificou que, de
um total de 35 alunos, dezesseis
compraram salgado; destes, quatro
compraram pizza e salgado, e sete alunos
não compraram lanche nesse dia. Quantos alunos compraram
apenas pizza?
2. Uma avaliação contendo duas
questões foi aplicada a 200 alunos.
Sabe-se que:
Sabe-se que:
50 alunos acertaram as duas questões;
100 alunos acertaram a primeira questão;
90 alunos acertaram a segunda questão.
Quantos
alunos erraram as duas questões?
3. No mês passado, houve uma campanha
de doação de sangue em uma Universidade. Sabemos que o sangue das pessoas pode
ser classificado em quatro tipos quanto a antígenos. Uma pesquisa feita com um
grupo de 100 alunos da Universidade constatou que 42 deles têm o antígeno A, 36
têm o antígeno B e 12 o antígeno AB. Sendo assim, podemos afirmar que o número
de alunos cujo sangue tem o antígeno O é:
a) 20 alunos
b) 26 alunos
c) 34 alunos
d) 35 alunos
e) 36 alunos
4.. Numa pesquisa de mercado,
verificou-se que 15 pessoas utilizam pelo menos um dos produtos A ou B. Sabendo
que 10 dessas pessoas não usam o produto B e que 2 dessas pessoas não usam o
produto A, qual é o número de pessoas que utilizam os produtos A e B?
a) 0
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
5. Em um colégio, de 100 alunos, 80
gostam de sorvete de chocolate, 70 gostam de sorvete de creme e 60 gostam dos
dois sabores. Quantos alunos não gostam de nenhum dos dois sabores?
a) 0
b) 10
c) 20
d) 30
e) 40
6. Em uma escola foi
realizada uma pesquisa sobre o gosto musical dos alunos.
Após as entrevistas, os resultados foram os seguintes:
Após as entrevistas, os resultados foram os seguintes:
-416 alunos disseram que gostam de Rock.
-320 alunos optaram por Pop.
-116 alunos afirmaram que gostam de MPB.
-93 alunos gostam de Rock e Pop.
-52 alunos gostam de Pop e MPB.
-Nenhum
entrevistado gosta de “Rock e MPB”.
-Nenhum entrevistado gosta dos três
gêneros
Quantos
foram os alunos entrevistados?
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