quarta-feira, 3 de junho de 2020

MATEMÁTICA-6º ANO-JUNHO



6º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL
ATIVIDADES: MATEMÁTICA/JUNHO

ORIENTAÇÕES:
·         Assistir o vídeo.
·         Copiar o texto.
·         Resolver os problemas.
·         INSTRUÇÕES:
·         Copiem (ou imprimam e colem) no caderno e resolvam as questões ao final!
·         Essas atividades avaliativas deverão ser entregues via e-mail atividadesfeitas.oscartollens@gmail.com até o dia 20, podendo ser em word ou foto do caderno.
·         O assunto do e-mail deverá ser: atividade realizada da disciplina MATEMÁTICA e sua turma ou série.

Você já ouviu falar dos Números Naturais? Eles são utilizados a todo o momento em nosso dia a dia e, muitas vezes, nem percebemos. Quer ver só? Pense nas respostas para as seguintes perguntas: Quantos anos você tem? Qual é o seu número de telefone? Quantos títulos o Brasil ganhou na Copa do Mundo? Para todas essas perguntas, precisamos dos números naturais para expressar a resposta!













 = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 











Os números naturais são utilizados em uma contagem, para estabelecer uma ordem, um código ou fazer uma medida. A sequência formada pelos números naturais e empregada em todas as situações é: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11... Nós podemos utilizar o símbolo   para representar esse conjunto numérico:
 = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8...}


Observe que o conjunto dos números naturais começa com o número zero, mas não tem um número final, por isso dizemos que os naturais são infinitos! A partir desse conjunto, podemos estabelecer diversos outros conjuntos infinitos, vejamos alguns:
Conjunto dos números naturais sem o zero:  * = {1, 2, 3, 4, 5, 6...}
Conjunto dos números naturais pares = {0, 2, 4, 6, 8, 10...}
Conjunto dos números naturais ímpares = {1, 3, 5, 7, 9, 11...}
Conjunto dos números naturais primos = {2, 3, 5, 7, 11, 13...}
Ao estabelecer uma relação entre dois ou mais números, acabamos ordenando-os. Os números que compõem o conjunto dos números naturais estão ordenados, e alguns termos podem ser utilizados para descrever essa ordem:
Antecessor:
Dizemos que o antecessor de um número é aquele que é imediatamente anterior a ele. Por exemplo, o número é antecessor de 4é antecessor de 31 é antecessor de 2é antecessor de 1 e o 0 não possui um antecessor natural.
Sucessor:
Se o antecessor é o que vem antes, o sucessor de um número é aquele que vem imediatamente depois. Temos que 1 é sucessor de 02 é sucessor de 13 é sucessor de 24 é sucessor de e assim por diante.
Consecutivos:
Dizemos que determinados números são consecutivos se não faltar nenhum número entre eles. Por exemplo: 1, 2 e 3 são consecutivos, são consecutivos e 11, 12, 13, 14, 15, 16 17 são consecutivos.
Podemos ainda fazer comparações entre os números naturais. Para isso, utilizaremos os seguintes símbolos:
= (igual)
> (maior que)
Vejamos algumas comparações entre alguns números naturais:
2 = 2 (dois igual a dois)
5 (cinco menor que sete)
1 > 0 (um maior que zero)
3 (três menor que oito)
10 > 5 (dez maior que cinco)
11 (onze menor que dezessete)
12 > 1 (doze maior que um)

Atividades
LISTA DE EXERCíCIOS I – MATEMÁTICA – 6º ANO
LISTA DE EXERCíCIOS I – MATEMÁTICA – 6º ANO

1. Classifique cada sentença em verdadeira ou falsa:
a) 8 é antecessor de 7.____________
b) 20 é o sucessor de 19.__________
c) 3 é o antecessor de 2.___________
d) 1 000 é o sucessor de 999._______
e) 1 000 000 é o sucessor par de 999 998._________
f) 2 é o sucessor do sucessor de 0._______________
g) 1 998 é o antecessor de 2 000.________________

2. Determine a sequência de números indicados em cada caso:
a) Números naturais menores que 4.___________________________________
b) Números naturais maiores que 1 e menores que 9.______________________
c) Números naturais maiores que 7.____________________________________
d) Números naturais menores ou iguais a 10._____________________________

3. Determine, em ordem decrescente, todos os números de três algarismos diferentes que podem ser formados com os números 1, 2 e 3.
________________________________________________________________

4. Descubra o “segredo” de cada sequência numérica e escreva os quatro números seguintes:
a) 2, 4, 6, 8, ...____________________________________________________
b) 2, 6, 10, 14, ...__________________________________________________
c) 15, 30, 45, 60, ...________________________________________________
d) 21, 24, 27, 30, ...________________________________________________
e) 141, 242, 343, 444, ...____________________________________________

5. Escreva em algarismos indoarábicos:
a) O menor número ímpar com quatro algarismos.
b) O menor número com cinco algarismos sem repetir nenhum deles.
c) O maior número com cinco algarismos, sem repetir nenhum deles.
d) O maior número par com dois algarismos.

6.Escreva com algarismos:
a) O antecessor  de seis mil e duzentos. ________________________________
b) O sucessor de nove mil, novecentos e noventa e nove.__________________
c) O consecutivo de mil e um._____________________________________
d) O consecutivo par de duzentos e setenta e quatro.___________________

7. Qual é o número natural que não possui sucessor?

9.Resolva os problemas:
1) Determine a soma do número 273 com o seu sucessor 
R:

2) Um objeto custa R$ 415.720,00. O comprador terá ainda R$ 28.912,00 de despesa de frete. Quanto o comprador vai pagar?  

R:

3) Ao receber o meu salário paguei R$ 437,12 de aluguel, R$ 68,14 de impostos. R$ 1.089,67 de gastos com alimentação e ainda me sobraram R$ 749,18. Quanto recebi de salário? 

R:

4) Um menino estuda 2 horas e 45 minutos pela manhã e 4 horas e 30 minutos à tarde. Quantos minutos estuda diariamente? 

R:

5) Um automóvel passou pelo quilômetro 435 de uma rodovia. Ele ainda deverá percorrer 298 quilômetros até chegar ao seu destino. Quantos quilômetros da estrada vai percorrer para chegar ao destino? 

R:

6) Em 1990 o Brasil vendeu para o exterior 283.356 veículos e, em 1991, essa venda foi de 345.760 veículos. Quantos veículos o Brasil vendeu para o exterior nesses dois anos?  

R:

7) Uma empresa tem sede em São Paulo e filiais em outros estados. Na sede trabalham 316 pessoas e nas filiais 1098 pessoas. Quantas pessoas trabalham nessa empresa?  

R:
8) Em um condomínio, há 675 lotes já vendidos e 1095 lotes para vender. Quantos lotes de terreno há nesse condomínio?  

R:
 

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