quarta-feira, 3 de junho de 2020

MATEMÁTICA-2º ANO DO MÉDIO- JUNHO


2º ANO- ENSINO MÉDIO
ATIVIDADES: MATEMÁTICA/JUNHO

ORIENTAÇÕES:
·         Assistir os 2 vídeos.
·         Copiar o texto.
·         Resolver os problemas.
·         INSTRUÇÕES:
·         Copiem (ou imprimam e colem) no caderno e resolvam as questões ao final!
·         Essas atividades avaliativas deverão ser entregues via e-mail atividadesfeitas.oscartollens@gmail.com até o dia 20, podendo ser em word ou foto do caderno.
·         O assunto do e-mail deverá ser: atividade realizada da disciplina MATEMÁTICA e sua turma ou série.




PROGRESSÃO ARITMÉTICA
Progressão Aritmética (P.A.) é uma sequência de números onde a diferença entre dois termos consecutivos é sempre a mesma. Essa diferença constante é chamada de razão da P.A..
Sendo assim, a partir do segundo elemento da sequência, os números que surgem são resultantes da soma da constante com o valor do elemento anterior.
As progressões aritméticas podem apresentar um número determinado de termos (P.A. finita) ou um número infinito de termos (P.A. infinita).
Para indicar que uma sequência continua indefinidamente utilizamos reticências, por exemplo:
·     a sequência (4, 7, 10, 13, 16, ...) é uma P.A. infinita.
·     a sequência (70, 60, 50, 40, 30, 20, 10) é uma P.A. finita.
Cada termo de uma P.A. é identificado pela posição que ocupa na sequência e para representar cada termo utilizamos uma letra (normalmente a letra a) seguida de um número que indica sua posição na sequência.
(a1, a2, a3, a4, ....)
Por exemplo, o termo a4 na P.A (2, 4, 6, 8, 10) é o número 8, pois é o número que ocupa a 4ª posição na sequência.

Classificação de uma P.A.
De acordo com o valor da razão, as progressões aritméticas são classificadas em:
·         Constante: quando a razão for igual a zero. Por exemplo: (4, 4, 4, 4, 4...), sendo r = 0.
·         Crescente: quando a razão for maior que zero. Por exemplo: (2, 4, 6, 8,10...), sendo r = 2.
·         Decrescente: quando a razão for menor que zero (15, 10, 5, 0, - 5,...), sendo r = - 5

 

ATIVIDADES

 

1. Verifique se a sequencia dada é uma PA e, se for, dê o valor da razão r.

a) (2,5,8)

 

b) (15, 10, 5,0)

 

c) (2,3,5,7)

 

2. Escreva uma PA de 5 termos:

a) em que o primeiro termo é a1 =7 e a razão r=4

 

b)em que o primeiro termo é a1 =6 e a razão r=-2

 

c)em que o primeiro termo é a1 =2 e a razão r=0

 

 

 

3. Qual a razão da PA de sequência (-18,-11,-4, ...)?

 

4. A desvalorização de um carro que hoje custa R$30.000,00 é de R$ 1.300,00 a cada ano de uso. Desta maneira, qual será seu preço após4 anos de uso?

 

5. Obtenha o valor de x de modo que (x-2, x, x+2) seja uma P.A.

 

6.Encontre o valor de x para que a sequência (x-4, x, 2x-1) seja uma progressão aritmética.


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