terça-feira, 16 de junho de 2020

MATEMÁTICA-7ºANO-JUNHO



7º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: MATEMÁTICA

ORIENTAÇÕES:
·         Assistir os vídeos como material de apoio.
·         Copiar o texto em seu caderno.
·         Resolver as atividades em seu caderno e enviar foto das atividades realizadas até dia 20/06 para email: atividadesfeitas.oscartollens@gmail.com, no assunto colocar seu nome, a disciplina e seu ano.

Expressões Numéricas e Potenciação com Números Inteiros ( )

Link para assistir os vídeos:

·         https://www.youtube.com/watch?v=NjrPyGPol1A (Expressões Numéricas com inteiros)
·         https://www.youtube.com/watch?v=QC5OTp1sVP0 (Potenciação com Números Inteiros)

Expressões Numéricas com Números Inteiros
Já aprendemos que, para resolver uma expressão numérica, eliminamos os sinais de associação respeitando a seguinte ordem: parênteses, colchetes e chaves. Devemos nos lembrar também de obedecer aos procedimentos relativos aos sinais + ou - que precedem os parênteses, colchetes e chaves. Como exemplo, vamos resolver algumas expressões.

a) 10 – [(-8 + (-18 + 6)] =                   Resolvemos o que está entre parênteses: -18 + 6 = -12
= 10 – [(-8 + (-12)] =                          Eliminamos os parênteses.
 = 10 – [-8 – 12] =                              Resolvemos o que está entre colchetes: - 8 - 12 = -20.
= 10 – [-20] =                                     Eliminamos os colchetes.
 = 10 + 20 =
= 30


b) -4 + {5 - [3 - (-7 + 9)]} =                Resolvemos o que está entre parênteses: -7 + 9 = 2.
= -4 + {5 - [3 - (+2)]} =
 = -4 + {5 - [3 - 2]} =                          Resolvemos o que está entre colchetes: 3 - 2 = 1.
 = - 4 + {5 - [+1]} =
= -4 + {5 -1} =                                    Resolvemos o que está entre chaves: 5 - 1 = 4.
= -4 + {4} =
 = -4 + 4 =
= 0

c) (-12) :(-3) - (-5).(+2) =                    Efetuamos a divisão e a multiplicação.
= (+4) - (-10) =                                    Eliminamos os parênteses.
= 4 + 10 =
 = 14

d) -12 + [(-7 - 3): (-2)] =                      Efetuamos a operação entre parênteses.
= -12 + [(-10): (-2)] =                           Efetuamos a operação entre colchetes.
= -12 + [+5] =                                       Eliminamos os colchetes.
= -12 + 5 =
 = -7

Potenciação com Números Inteiros

Quando trabalhamos com números naturais, vimos que, ao efetuar um produto de fatores iguais, realizamos uma operação chamada de potenciação. Também podemos efetuar a potenciação com números inteiros.
Vamos ver alguns exemplos com expoente positivo:
a) = (+5) • (+5) = +25
 b)  = (+7) • (+7) • (+7) = +343
c)  = (-3) • (-3) = +9
d)  = (-4) • (-4) • (-4)= -64
 e)  = (-2) • (-2) • (-2) • (-2) • (-2) = -32




Em potenciação com números inteiros, temos:
  a potência de base positiva é um número positivo;
  a potência de base negativa é positiva quando o expoente é par e negativa quando o expoente é ímpar.

Potência de expoente 1 ou zero
 De modo geral, convencionamos que:
Para toda potência cuja base é um número inteiro e o expoente é 1, a potência é igual à própria base. Para toda potência cuja base é um número inteiro não nulo e o expoente é 0, a potência é igual a 1.

Observe alguns exemplos:
a)     
b)     
c)     
d)      
e)     
f)      

OBSERVAÇÃO
Sempre colocamos as bases negativas entre parênteses. Veja.
 = +25 = 25
Se não colocarmos as bases negativas entre parênteses, o sinal negativo será do resultado da potenciação. Observe.
 
Assim  é diferente de .


Propriedades da potenciação
A seguir, vamos estudar algumas propriedades da potenciação, válidas para toda potência cuja base é um número inteiro e o expoente é um número natural.

Produto de potências de mesma base.
Vamos calcular .
 = (-4).(-4).(-4).(-4).(-4)=
Observe que o expoente 5 é a soma dos expoentes dos fatores, ou seja:
 =  =
Para reduzir um produto de potências de mesma base a uma só potência, conservamos a base e adicionamos os expoentes.

Quociente de potências de mesma base.
Vamos calcular
Devemos procurar uma potência que multiplicada por  resulte em . Essa potência é , pois  = . Então:
 
Observe que o expoente 3 é a diferença entre os expoentes do dividendo e do divisor, ou seja:
 
Para reduzir um quociente de potências de mesma base a uma só potência, conservamos a base e subtraímos os expoentes.

Potência de uma potência
Vamos calcular o cubo de , ou seja, .
Observe que o número que está elevado à terceira potência é . Portanto:
 =  = =  =
Veja que o resultado pode ser obtido conservando-se a base e multiplicando-se os expoentes.
Para reduzir uma potência de potência a uma potência de um só expoente, conservamos a base e multiplicamos os expoentes.

Potência de um produto
Vamos calcular o quadrado do produto (-5) . (+2), ou seja, .
Observe que a base da potência é o produto (-5) . (+2), ou seja:
 = [(-5).(+2)] . [(-5).(+2)] = (-5).(+2).(-5).(+2) =
= (-5).(-5).(+2).(+2) =  
Veja que o resultado pode ser obtido elevando-se cada fator ao quadrado.
Para elevar um produto a um expoente, elevamos cada fator a esse expoente.

Expressões numéricas com potenciação
Acompanhe, a seguir, o cálculo do valor de algumas expressões.
a)  =                 Efetuamos as operações entre parênteses.
=  =                                 Calculamos as potências.
= (+64) : (+4) =
 = 16

b) =
= =                                  Aplicamos as propriedades da potenciação.
=  =
 =  =
 = 1.024

Agora é com você: Lista de exercícios
1)      Resolva as Expressões numéricas:
a)       2 + 8 – 3 – 5 + 15 =
b)       12 + [35 – (10 + 2) +2] =
c)       [(18 + 3 · 2) ÷ 8 + 5 · 3] ÷ 6 =
d)      37 + [–25 – (–11 + 19 – 4)] =
e)      60 ÷ {2 · [–7 + 18 ÷ (–3 + 12)]} – [7 · (–3) – 18 ÷ (–2) + 1] =
f)        –8 + {–5 + [(8 – 12) + (13 + 12)] – 10} =
g)      3 – {2 + (11 – 15) – [5 + (-3 + 1)] + 8} =
h)      [–1 + (22 – 5 · 6)] ÷ (–5 + 2) + 1 =
i)        [– (2 4 – 8) · 2 – 24] ÷ [22 – (–3 + 2)] =
j)        {[(8 · 4 + 3) ÷ 7 + (3 + 15 ÷ 5) · 3] · 2 – (19 – 7) ÷ 6} · 2 + 12 =
k)       45 – { 4 . [( 9 . 12 – 14 . 7 ) : ( 15 – 5 . 2 )]}= 
l)          20 : 4 + 3 . 2 – 15 : 3=
m)     [ 25 – ( 18 : 3 )]. { 5 – [ 18 – ( 4 . 5 – 4 )]}=
n)      { 38 + [( 143 : 11 + 7 ) – 5 . 2]}: 6  =
Observação: usar ÷ (Divisão) e .(multiplicação)


Um comentário:

  1. A atividade de matemática assim como as outras matérias do sétimo ano deveriam ser mais explicadas deveriam pelo menos ter um video do próprio professor fazendo a explicação pq do geito que está tá muito complicado de se entender

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