7º ANO- ENSINO
FUNDAMENTAL
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA
ORIENTAÇÕES:
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Assistir os vídeos como material de
apoio.
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Copiar o texto em seu caderno.
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Resolver as atividades em seu caderno e
enviar foto das atividades realizadas até dia 20/06 para email: atividadesfeitas.oscartollens@gmail.com,
no assunto colocar seu nome, a disciplina e seu ano. 
Expressões Numéricas e
Potenciação com Números Inteiros (
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
              
 
 
    
 
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para assistir os vídeos: 
Expressões Numéricas com
Números Inteiros
Já aprendemos que, para resolver uma expressão
numérica, eliminamos os sinais de associação respeitando a seguinte ordem:
parênteses, colchetes e chaves. Devemos nos lembrar também de obedecer aos procedimentos
relativos aos sinais + ou - que precedem os parênteses, colchetes e chaves.
Como exemplo, vamos resolver algumas expressões.
a) 10 – [(-8 + (-18 + 6)] =                   Resolvemos o que está entre
parênteses: -18 + 6 = -12
= 10 – [(-8 + (-12)] =                          Eliminamos os
parênteses.
 = 10 – [-8 – 12] =                              Resolvemos o que
está entre colchetes: - 8 - 12 = -20.
= 10 – [-20] =                                     Eliminamos os
colchetes.
 = 10 + 20 = 
= 30 
b) -4 + {5 - [3 - (-7 + 9)]} =                Resolvemos o que está entre
parênteses: -7 + 9 = 2.
= -4 + {5 - [3 - (+2)]} =
 = -4 + {5 - [3 - 2]} =                          Resolvemos o que está
entre colchetes: 3 - 2 = 1.
 = - 4 + {5 - [+1]} =
= -4 + {5 -1} =                                    Resolvemos o
que está entre chaves: 5 - 1 = 4.
= -4 + {4} =
 = -4 + 4 = 
= 0
c) (-12) :(-3) - (-5).(+2) =                    Efetuamos a divisão e a
multiplicação.
= (+4) - (-10) =                                    Eliminamos
os parênteses.
= 4 + 10 =
 = 14
d) -12 + [(-7 - 3): (-2)] =                      Efetuamos a operação entre
parênteses.
= -12 + [(-10): (-2)] =                           Efetuamos a operação entre
colchetes.
= -12 + [+5] =                                       Eliminamos
os colchetes.
= -12 + 5 =
 = -7
Potenciação com Números
Inteiros
Quando
trabalhamos com números naturais, vimos que, ao efetuar um produto de fatores
iguais, realizamos uma operação chamada de potenciação. Também podemos efetuar
a potenciação com números inteiros. 
Vamos
ver alguns exemplos com expoente positivo:
a)
 
  = (+5) • (+5) = +25
 b) 
 
   =
(+7) • (+7) • (+7) = +343
c)
 
   =
(-3) • (-3) = +9 
d)
 
   =
(-4) • (-4) • (-4)= -64
 e) 
 
   =
(-2) • (-2) • (-2) • (-2) • (-2) = -32
Em potenciação com números inteiros, temos:
 • a potência de base positiva é um número positivo;
 • a potência de base negativa é positiva quando o expoente é
par e negativa quando o expoente é ímpar.
Potência
de expoente 1 ou zero
 De
modo geral, convencionamos que:
• Para toda
potência cuja base é um número inteiro e o expoente é 1, a potência é igual à
própria base. • Para toda potência cuja base é
um número inteiro não nulo e o expoente é 0, a potência é igual a 1. 
Observe alguns exemplos:
a)      
 
  
b)      
 
  
c)      
 
  
d)     
 
    
e)      
 
  
f)       
 
  
OBSERVAÇÃO
Sempre
colocamos as bases negativas entre parênteses. Veja.
Se
não colocarmos as bases negativas entre parênteses, o sinal negativo será do
resultado da potenciação. Observe.
Assim
 
   é
diferente de 
 
  .
Propriedades
da potenciação
A
seguir, vamos estudar algumas propriedades da potenciação, válidas para toda
potência cuja base é um número inteiro e o expoente é um número natural.
Produto de potências de mesma base.
Vamos
calcular 
 
  .
Observe
que o expoente 5 é a soma dos expoentes dos fatores, ou seja:
Para reduzir um produto de potências de mesma base a uma só
potência, conservamos a base e adicionamos os expoentes.
Quociente de potências de mesma
base.
Vamos
calcular 
 
  
Devemos
procurar uma potência que multiplicada por 
 
   resulte em 
 
  . Essa potência é 
 
  , pois 
 
   =
 
  . Então:
Observe
que o expoente 3 é a diferença entre os expoentes do dividendo e do divisor, ou
seja:
Para reduzir um quociente de potências de mesma base a uma só
potência, conservamos a base e subtraímos os expoentes.
Potência de uma potência
Vamos
calcular o cubo de 
 
  , ou seja, 
 
  . 
Observe
que o número que está elevado à terceira potência é 
 
  . Portanto:
Veja
que o resultado pode ser obtido conservando-se a base e multiplicando-se os
expoentes.
Para reduzir uma potência de potência a uma potência de um só
expoente, conservamos a base e multiplicamos os expoentes.
Potência de um produto
Vamos
calcular o quadrado do produto (-5) . (+2), ou seja, 
 
  .
Observe
que a base da potência é o produto (-5) . (+2), ou seja:
=
(-5).(-5).(+2).(+2) = 
 
   
Veja
que o resultado pode ser obtido elevando-se cada fator ao quadrado.
Para elevar um produto a um expoente, elevamos cada fator a esse
expoente.
Expressões numéricas com
potenciação 
Acompanhe,
a seguir, o cálculo do valor de algumas expressões.
a)
 
   =
                Efetuamos as operações
entre parênteses.
=
 
   =                                 Calculamos as
potências.
=
(+64) : (+4) =
 = 16
b)
 
  =
=
 
  =                                  Aplicamos as
propriedades da potenciação.
=
 
   =
 =
 
   =
 = 1.024
Agora é com você: Lista de
exercícios
1)     
Resolva as Expressões numéricas: 
a)       2 + 8 – 3 – 5 + 15 = 
b)       12 + [35 – (10 + 2) +2] = 
c)       [(18
+ 3 · 2) ÷ 8 + 5 · 3] ÷ 6 =
d)      37
+ [–25 – (–11 + 19 – 4)] =
e)      60
÷ {2 · [–7 + 18 ÷ (–3 + 12)]} – [7 · (–3) – 18 ÷ (–2) + 1] =
f)        –8 + {–5 + [(8 – 12) + (13 + 12)] – 10} =
g)      3
– {2 + (11 – 15) – [5 + (-3 + 1)] + 8} = 
h)      [–1
+ (22 – 5 · 6)] ÷ (–5 + 2) + 1 = 
i)       
[– (2 4 – 8) · 2 – 24] ÷ [22 – (–3 + 2)]
=
j)       
{[(8 · 4 + 3) ÷ 7 + (3 + 15 ÷ 5) · 3] ·
2 – (19 – 7) ÷ 6} · 2 + 12 =
k)       45
– { 4 . [( 9 . 12 – 14 . 7 ) : ( 15 – 5 . 2 )]}= 
l)       
  20 : 4 + 3 . 2 – 15 : 3=
m)     [
25 – ( 18 : 3 )]. { 5 – [ 18 – ( 4 . 5 – 4 )]}=
n)      {
38 + [( 143 : 11 + 7 ) – 5 . 2]}: 6  =
 
A atividade de matemática assim como as outras matérias do sétimo ano deveriam ser mais explicadas deveriam pelo menos ter um video do próprio professor fazendo a explicação pq do geito que está tá muito complicado de se entender
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